RE: ARLA/CLUSTER : Simplesmente fabuloso... que noite tão bem passada !

Miguel Andrade ct1etl clix.pt
Segunda-Feira, 3 de Julho de 2006 - 23:48:19 WEST

Olá a todos,

Esta proposta tem o meu voto a 100%.
Aliás, esta situação já estava prevista a seguir ao SSTV.
Quem tiver sugestões de programas para PC por favor adicione mais informação
ao tópico.
Tem-se ouvido ( e lido ) que o alcance deste meio de transmissão é
simplesmente fantástico e que deixa qualquer dos métodos tradicionais a
quilómetros de distância.
A ver vamos.

73's de CT1ETL - Miguel

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net]Em nome de João Gonçalves Costa
Enviada: segunda-feira, 3 de Julho de 2006 18:30
Para: Cluster-ARLA (E-mail)
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER : Simplesmente fabuloso... que noite tão bem
passada !

Prezados.

Fico muito feliz que tenha sido "Simplesmente fabuloso... que noite tão bem
passada ! " e que se repita por muitas e muitas noites.

Penso que temos um grupo interessante para começar a trabalhar a sério nas
comunicações digitais.

Gostaria que começassem a planear uma actividade num modo mais evoluído e em
franca expansão, como o JT65 para VHF e UHF, que é uma pequena parte do WSJT
um programa dedicado ao EME e ao Meteoscatter.

Quando tiverem já familiarizados, tentaremos marcar uma actividade com os
colegas espanhóis, que á muito trabalham neste modo e que sentem falta de
contactos com Portugal, como várias vezes mencionaram.

Alias, ao que parece, os colegas alemães planeia fazer uma expedição a,
imaginem, IM58 pois é uma quadrícula sem muita actividade neste
campo.(infelizmente temos de reconheçer que é verdade)

Sinceramente IM58, é a quadrícula de uma cidade europeia, Lisboa, não
qualquer ponto do Norte de África como por vezes se pensa nessas paragens, e
a prova está em vós. Será que temos que esperar que uns radioamadores
estrangeiros venham-nos ensinar a trabalhar a sério em comunicações
digitais...?

Existe já traduzido o manual para castelhano que poderá ser uma ajuda.

Um Forte Abraço ao Grupo e prossigam, pois sinceramento cada dia que passa
acredito que somos poucos mas muito bons, é só querer.

                                   _\\|//_
                                   ( o o )
       ------------------ooO-(_)-Ooo------------
                               73 de:
  ************************************
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa
  *  QRA-Locator : IM58kq
  *  CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37
  *  E-mail : See in www.qrz.com
  *  In get Callsign " CT1FBF "
  *  QSL Via: Bureau of PORTUGAL
  *  or Eqsl: www.eqsl.cc
  **************************************
Nota: Não pensem que são necessários KW`s pois uma direccional de 12
Elementos e 150W  em VHF é mais que suficiente para contactar os BIG Gun`s
em EME e  mais que suficiente para contactos excelentes via tropo.

-------

Caríssimos colegas,

Graças à excelente ideia do João Costa ( CT1FBF ), venho por este meio
testemunhar-vos um serão tão agradável que há muito tempo não me dava tanto
prazer fazer rádio.
Em primeiro lugar não poderia deixar de agradecer as presenças dos
intrépidos aventureiros que comigo partilharam algumas excelentes
experiências...

CT2IRJ - Salomão
CT1ILO - Vítor
CT2JIB - Jorge
CT1AZN - João
CT2HZU - Pedro
CT2HMN - Sérgio
CT1DZ - Fernando

Neste quadro de honra, se não me escapou ninguém, apenas ficaram registados
aqueles que se manifestaram ou que estiveram em emissão, contudo aos
anónimos escutas também deixo uma palavra de apreço.
Estas experiências em PSK-31 ( BPSK, QPSK, FSK ) na faixa dos 2 metros (
144,135 MHz ) revelaram-se extremamente produtivas no meu caso.
Para além do grato prazer, ( o qual penso ter sido unânime ), tenho a
partilhar convosco o seguinte :

1) Tal como previra, estações que não recebo em FM, como a do amigo Salomão,
tornam-se acessíveis através destas modalidades.
Á priori e sem grandes constatações científicas acredito que os alcances
aumentam consideravelmente, ( resta saber quanto em rigor ).
Essa será uma experiência a tentar noutras edições destes ensaios,
nomeadamente com as estações a Sul do Rio Sado ( Grândola, Sines, Santiago
do Cacém e Santo André ), uma vez que por barreiras geográficas a maioria
está fora do meu alcance em FM.

2) Inesperadamente tive dificuldades imprevistas de descodificação de certas
fases do QSO, tendo sido mais dramático conseguir resultados no modo QPSK.
Durante os testes foi de facto em QPSK mais o que perdi do que o que
consegui receber.
Esta questão não será pacífica e leva-me a desejar outras oportunidades
também para testar, ( entre outras soluções ) os restantes programas que
tenho instalados.

3) A faixa utilizada foi infelizmente um forte impedimento para várias das
estações empenhadas em participarem.
Seja pela falta de transmissão/recepção em SSB, seja por dificuldades com os
cabos para os equipamentos de VHF ou outras contrariedades, alguns colegas
infelizmente não puderam transmitir e outros nem mesmo receber as nossas
transmissões desta vez.
Acresce ainda o facto de que este tipo de comunicação digital está a cair em
desuso acima dos 30 MHz, pese embora o facto de ainda recentemente a
actividade em VHF e mesmo UHF ter sido fantástica a nível local em certos
países da Europa.
Com os novos métodos mais eficazes a florescerem em VHF e faixas superiores,
o PSK está cada vez mais confinado às transmissões em HF.
Ontem, em grande parte por eu só possuir de momento a faixa dos 20 metros,
não foram ainda efectuados testes em HF, afastando só por isso pelo menos 3
estações da emissão.
Caso se continue a verificar esta situação, poderemos no futuro organizar os
ensaios em HF, utilizando para isso as frequências recomendadas pela IARU
para as faixas dos 10 aos 15 metros. Desta forma evitam-se nos nossos testes
as consequências de congestionamento das comunicações internacionais sob o
efeito da propagação que tem ocorrido nas frequências inferiores a estas.
Ainda assim haverá na hipótese de passarmos a HF algumas eventuais perdas de
alcance, já que as antenas disponíveis em ondas curtas não têm o rendimento
das que usámos em VHF. Temo que no uso da propagação de superfície esse
facto impeça certos contactos que de outra forma teriam lugar nos 2 metros.

4)O chamado canal de serviço funcionou apenas parcialmente.
Perante as dificuldades de alguns colegas houve necessidade de recurso ao
MSN. O problema é que nem todos nos escutávamos em FM na frequência directa
e pelo menos o Pedro ontem não dispunha de UHF para trabalhar via repetidor.
Com as duas frequências de operação na mesma faixa no meu caso ficava
incontactável se, por exemplo o Pedro, necessitasse de me avisar de algum
pormenor, de pedir a minha ajuda, de me dar certas indicações, de me ensinar
qualquer detalhe ou outra qualquer situação que surgisse durante as minhas
emissões em PSK.
O sistema MSN é de facto muito fiável e uma óptima ideia... para quem está
em simultâneo ligado à Internet, ( o que não será o meu caso pelos motivos
que tive oportunidade de explicar ao Jorge ).
Talvez uma boa ideia é a escolha de um repetidor acessível a todos, o qual
pode ser discutido por esta via.

5) Há que avaliar a legalidade deste tipo de experiências em FM.
Tecnicamente funcionou muito bem ontem em FSK, ( excepto pelo facto do
Salomão não se ter apercebido que o teste seria em FSK e não em BPSK ).
Quando escrevo que funcionou muito bem, não estou a afirmar que em FM se
continuasse a trabalhar em verdadeiro e " puro " SK, contudo as máquinas
descodificaram tão bem ou melhor as nossas transmissões do que em SSB.
Este é um excelente campo para estudar e só esta alínea dá muito assunto
para futuras mensagens e troca de ideias.

Para além destes pontos e dos agradecimentos que se impunham, uma nota breve
à invulgar preparação de todos os que se fizeram presentes.
Estava mais à espera de demorar algum tempo a explicar passo por passo o uso
do programa a alguns dos interessados, os quais afinal sabem hoje mais do
assunto do que eu saberei daqui a 10 anos.
Ainda bem porque dessa forma sou eu quem vai tirar o maior proveito destas
experiências ;-)
Como se viu anteriormente, ainda tenho algumas respostas para encontrar em
futuras iniciativas deste género.
De qualquer forma o que está previsto é na próxima oportunidade fazermos
mais algumas descobertas em SSTV e RTTY.
Se assim for, por certo iremos contar com a presença de outros aficcionados
dessas modalidades também. Quem sabe se os podemos entusiasmar para os
testes de PSK que espero voltar a fazer convosco ?
Por mm estaria de novo QRV já na próxima Sexta-feira, porém uma lista é
nomeadamente muito útil para nos permitir a organização destes eventos.
Como não se pode fazer uma comunicação sem pelo menos dois colegas ( senão
seria uma emissão de radiodifusão ), deixo desde já à vossa consideração a
marcação do dia que mais vos convier.

73's de CT1ETL - Miguel