[Resumo Noticioso Electrónico ARLA] Fwd: Repetidor em 145.650

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 17 de Fevereiro de 2006 - 13:22:09 WET

---------- Forwarded message ----------
From: Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>
Date: Feb 13, 2006 12:58 PM
Subject: Re: Repetidor em 145.650
To: ARAL <ct6arl.aral  sapo.pt>

Caro colega Paulo

Antes de mais os meus renovados cumprimentos.
Estou completamente de acordo consigo no que toca à montagem mais ou menos
caricata de repetidores. Sempre denfendi e defendo, que a instalação de
repetidores devia prioritariamente ser a cargo da associações que abrangem a
zona de uma hipotética instalação. Se essas associações não tivessem
capacidade técnica ou monetária para instalação, então outras associações
poderiam "concorrer" em igualdade de circunstancias para a instalação dos
sistemas. O caso que se passa em Coimbra, repete-se na Serra de Santa
Eufémia em Sintra. Neste local sempre esteve a funcionar um repetidor a
cargo da LARS, Liga de Amadores Radio Sintra. Desta vez a REP, Rede dos
emissores Portugueses, Dicidiu tambem instalar lá um outro em 145.675 KHz e
assim fez. Claro que só pode ser para fazer guerra à LARS que dicidiu
colocar lá um inutil repetidor de VHF na mesma serra, quando já lá existia o
antigo R4 da LARS à mais de 10 anos. Aliás. os repetidores que a repe
colocou, já praticamente no final do prazo, pautam-se por um funcionamento
muito dificiente, e são quase inuteis. Como exemplo dou este repetidor
instalado pela REP em Sintra que escuto com 59+20e que só lá entro com
50watts, ao passo que o da LARS está ao lado e escuto fundo de escala e
entro com 0,25 watts. É realmente uma grande diferença. Quero acreditar, que
a instalação de repetidores por parte da REP é um pouco como o "cão a mijar
para o poste", para marcar território. Este repetidor da REP em Sintra nem
estava com tons de proteção pelo que alertei a ANACOM de tal facto, pois as
regras acredito serem iguais para todos. Tambem o de Monsanto,
responsabilidade da REP, está uma miséria, e só se acciona com altas
potencias e ninguem o usa por que na realidade está uma porcaria. Isto para
não falar dos de UHF que nem escuto, apesar de outros repetidores de UHF da
zona de Lisboa, como sejam o da Serra da Amoreira, e o da LARS em Sintra eu
escutar fundo de escala. O mesmo se passa com a ARAS. Associação de
Radioamadores Amadora Sintra, que sendo uma associação moribunda, que esteve
à beira de acabar, e porque a Radio Renascença só autoriza uma associação na
Arrábida, e sabendo que nós ARLA tinhamos pedido autorização à RR para
instalação de repetidores de VHF, UHF, e reactivação do TVA na Arrábida,
apresou-se a pedir tambem autorização para instalação do rpt de VHF na
Arrábida alegando antiguidade, ao que a ARLA sabendo dessa antiguidade cedeu
a sua posição e desistiu da Arrábida. Até ao momento não está lá nada, e sei
que o repetidor está retido por falta de pagamento da modificação. Ao que
sei houve uma assembleia geral nesta associação e correram com a anterior
direcção que não fazia nem deixava fazer nada, inclusive a ARLA mostrou
disponibilidade para ajudar a ARAS a reactivar os repetidores, oferecendo
meios técnicos e materiais, ao que a ARAS respondeu com um "não" redondo,
pois disseram que não precisavam da nossa ajuda para nada. O tempo acabou
por mostrar a razão.
Quanto às interferencias da TV cabo, deve ser a TV cabo a resolver o
problema, pois as insatalações de TV por caboi não podem irradiar qualquer
sinal, pelo que a ARAL deve  denunciar prontamente esse facto à direcção de
Fiscalização da ANACOM.
Quanto ao problema do desvio de modulação ter sido alterado para 2,5KHz,
esse é um passo a dar, mas falta saber se no receptor tambem foram mudados
os filtros para espaçamento de canal de 12,5 KHz ou se pelo contrario ainda
está com filtros de 25KHz de espaçamento de canal. Se assim for terão que
mudar os filtros do receptor e não terão mais problemas com repetidores que
funcionem a 12,5KHz ao lado, mesmo que muito proximos. O facto de os colegas
que estão por exemplo a trabalhar através do vosso repetidor, em 145.6125 e
estão a escutar barbas da Serra da Estrela, não tem nada a ver com o vosso
repetidor. Existem 2 possibilidades para que tal aconteça, sendo uma delas,
o facto do RPT da ARBA poder estar a transmitir com mais de 2,5KHz de
desvio, e a outra que é a mais provável, é o facto de os utilizadores do
repetidor estarem a trabalhar com transceptores que não estão preparados
para espaçamentos de 12,5 KHz ou se estão, não activaram a função NBFM
(Narrow band FM), e aí o problema não é nem da ARAL nem da ARBA, mas sim dos
amadores que não teem as suas estações adequadas às novas regras, sendo que
tambem eles devem se adaptar. Lembre-se do que escrevi antes, que não são os
repetidores que tem que se adaptaràs estações, mas sim as estações aos
repetidores.
Aqui da parte da ARLA tenho feito esforços no sentido de esclarecer
tecnicamente aqueles amadores com menos conhecimentos, no sentido de
explicar como funcionam as coisas agora, e acho que devem tambem começar por
esclarecer os utilizadores dos vossos repetidores que a partir de agora as
regras são diferentes pelo que devem adaotar os transceptores ao espaçamento
de 2,5KHz. Posso desde já acrescentar que um transceptor com o desvio de
5KHz não entra em condições num repetidor de NBFM, parecendo estar
completamente fora da frequencia, e apresentando uma distorção tão elevada
que se torna quase incompreensivel. Se isso não acontecer no vosso
repetidor, provavelmente a recepção está para um espaçamento de 25KHz. Pelo
que eu já escutei no vosso repetidor, e por ter já lá estado a transmitir
com 5KHz de desvio, sem ser notada qualquer anomalia, não me parece que o RX
esteja alterado para NBFM.

Se necessitarem de alguma ajuda técnica que estiver ao meu alcance saibam
que estarei QRV para com os meus modestos préstimos puder ajudar no que me
for possivel

Com os meus cumprimentos
Carlos Mourato
CT4RK