[Resumo Noticioso Electrónico ARLA] Fwd: Repetidor em 145.650

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 17 de Fevereiro de 2006 - 13:21:43 WET

---------- Forwarded message ----------
From: ARAL <ct6arl.aral  sapo.pt>
Date: Feb 13, 2006 10:43 AM
Subject: Re: Repetidor em 145.650
To: Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>

Caro colega

Obrigado pelo seu email.

Continuo a acreditar que a forma como estavam antigamente distribuídos os
repetidores, fora alguns acertos, seria a mais correcta. Haveria só que
aplicar tons de protecção, e ficaríamos, pelo menos, muito melhor que na
nossa situação actual.

*Para além disso, pessoalmente entendo que a ANACOM cometeu mais um erro,
por boa vontade.*

Não respeitando os que cá existiam, permitiu que "toda a gente" instalasse
repetidores.

Dou-lhe um exemplo, *sem desabono para os colegas ou instituições em causa*,
em Coimbra no mesmo local há 2 repetidores de UHF de duas entidades
diferentes.

Em vez de se "arrumar" o que havia, criou-se o caos total.

Eu pessoalmente sou e sempre fui colaborante. Como temos problemas da TV
Cabo no nosso Distrito aceitei a frequência que a ANACOM me entendeu propor
em VHF, para a instalação dos nosso repetidor.

Aliás tinhamos outra frequência, para outro repetidor de VHF atribuída , a
autorização de instalação tinha nos sido dada há mais de 2 anos e
entendemoos que não devíamos montar o equipamento pois existiu um
licenciamento de um repetidor de UHF para a mesma àrea de cobertura.

É esta colaboração e sentido de senso comum que deveria existir.

Quanto ao repetidor de em 145.650 não vai acontecer a não ser por imposição
da ANACOM.
O nosso licenciamento é em 145.6125 e por lá iremos ficar.

O nosso repetidor é um equipamento novo da Motorola. Fui devidamente
preparado, testado e afinado num dos representantes, estamos seguros que o
desvio do emissor não é superior a 2,5khz.

Quanto a outros repetidores estamos certos que alguns estão com desvio de 5
ou mais khz.

Relembroo que sábado o repetidor esteve em testes em outra frequência que a
ANACOM nos autorizou, os 145.7625mhz e embora localizado a menos de 50km da
linha de vista do Montejunto, não houve o mínimo problema para os utentes
dos mesmos.

Outro problema, um pouco menos inportante, é o facto das potências PAR
autorizadas. Não existiu uniformidade nem tão pouco regra para a sua
autorização.

Recordo que a minha discordância com o colega foi em relação à potência a
utilizar (100w)e à defenição dos repetidores, agravada pelo facto de nesse
mês ter saído um mapa de repetidores na QSP aonde o antigo RU5 só aparecia
no Norte de Portugal.

Técnicamente não serei a pessoa mais avalizada para falar deste assunto, mas
entendo que se toda a gente se julga no direito de ter um repetidor a
funcionar nas devidas condições, porque é que a ARAL não há-de ter?

Porque é que no nosso distrito dentro da nossa célula o nosso repetidor não
é escutado devido " a barbas" de outros repetidores?

Colega Mourato, aguardemos melhores dias porque para piores para o
radioamadorismo bastam estes!

Pena é que por culpa de nós e com a ajuda de muitos, estes assuntos não
sejam discutidos entre as associações em sede própria de modo a existir uma
única proposta a ser transmitida à ANACOM, sobre os assuntos que a todos os
radioamadores dizem respeito.

Receba caro colega os meus sinceros agradecimentos e o reconhecimento que
lhe tenho pela sua participação e defesa das causas que a todos nós
radioamadores dizem respeito.

73's
CT1EWA
Paulo Santos