ARLA/CLUSTER : Re: Cumputador minimalista

Jorge Santos nobre.santos netvisao.pt
Sexta-Feira, 25 de Agosto de 2006 - 23:04:58 WEST

Caro Salomão

Este equipamento demonstra bem o que o "guloso" do sistema do sr. Bill
Gates pesa em qualquer máquina, no entanto e corrigindo para que não
haja uma corrida a aquisição de tal "máquina" este equipamento tem
instalado o Linux mas numa versão muito reduzida (é o Puppy) porque por
exemplo, qualquer aplicação Debian hoje em dia (casos da Gentoo, Ubunto
e outros) precisa de 1 Gb de espaço em disco e de 256 Mb de RAM para
trabalhar, o que não quer dizer que depois o operador não perca a
cabeça, o ideal seriam os 512 Mb da ordem. Escrevo isto porque sou um
dos defensores do software livre e portanto um utilizador de Linux,
tenho o Gentoo 2006 numa máquina P IV 3.0 Ghz com 2 Gb  (sim 2 Gb) de
memória, acontece que porque muitas das aplicações com que trabalho
serem em exclusivo Win32 tenho que ter um emulador de Windows ou uma
máquina virtual (VMWare) para assim poder tirar partido duma estação
Linux e dos programas necessários em Windows.
Mas é indiscutível a fiabilidade e a performance que uma estação Linux
dá e hoje em dia já não se pode dizer que o Linux é só para os
"engenheiros".
Um abraço e grato pela informação, curiosamente este equipamento (o
hardware) foi comercializado pela Solbi à uns 5 anos atrás e como será
de supor (Windows e afins) foi um fiasco pela falta de performance.

73's de Jorge Santos - CT2JIB