ARLA/CLUSTER : RE: [radiofarol_repetidores] Qual a melhores antenas para osrepetidores....?

Miguel Andrade ct1etl clix.pt

Olá a todos,

A melhor antena para um repetidor é uma monobanda com ângulo baixo, uma vez
que é impraticável o uso da inclinação ( " tilt " ) com uma só antena "
omnidireccional.
Quando participei nas reuniões marcadas pelo ICP-ANACOM sobre estações
repetidoras coloquei a questão das antenas direccionais para repetidores
junto à fronteira ou no Litoral.
Desde que se justificasse seriam autorizadas caso por caso todas as
propostas depois de devidamente avaliadas as circunstâncias, isto apesar do
que a Lei aplicável discrimina.
Assim sendo, eu sou acérrimo defensor de um conjunto de antenas direccionais
com pelo menos 4 elementos fazendo a cobertura mais eficaz do plano que se
pretende.
Já estou à espera das vossas reacções.
em função do que aí vier depois comento melhor a minha ideia e fundamento
devidamente com a fontes onde mais tarde descobri que a minha ideia não era
original.

73's de CT1ETL - Miguel