<div dir="auto"><div dir="auto"><p style="margin:0px 0px 25px;padding:0px;font-family:&quot;open sans&quot;,helvetica,arial;font-size:18px;line-height:26px;color:rgb(51,51,51);background-color:rgb(255,255,255)">Para não entrar em coisas complicadas como o Teorema<span style="font-family:sans-serif;font-size:large"> de Nyquist, vamos ao básico do básico do áudio digital.</span></p><p style="margin:0px 0px 25px;padding:0px;font-family:&quot;open sans&quot;,helvetica,arial;font-size:18px;line-height:26px;color:rgb(51,51,51);background-color:rgb(255,255,255)">Para ilustrar porque o Áudio Hi-Res deve soar melhor do que o velhinho MP3, por exemplo, vamos comparar as taxas de bits relativas. O MP3 da mais alta qualidade tem uma taxa de bits de 320kbps, enquanto um arquivo de 24bit / 192kHz tem uma taxa de dados de 9.216kbps. CDs de música são normalmente gravados a 1.411kbps.</p><p style="margin:0px 0px 25px;padding:0px;font-family:&quot;open sans&quot;,helvetica,arial;font-size:18px;line-height:26px;color:rgb(51,51,51);background-color:rgb(255,255,255)">Os arquivos de alta resolução de 24 bits / 96kHz ou 24 bits / 192kHz devem, portanto, replicar mais de perto a qualidade do som com a qual os músicos e engenheiros estavam trabalhando no estúdio. E eles podem ter o mesmo arquivo gravado também - esses arquivos são os chamados de &quot;Studio Masters&quot;.</p><p style="margin:0px 0px 25px;padding:0px;line-height:26px;background-color:rgb(255,255,255)"><font color="#333333" face="open sans, helvetica, arial"><span style="font-size:18px">Principais formatos de arquivos de áudio, não Hi-Res e que suportam Hi-Res:</span></font></p><p style="margin:0px 0px 25px;padding:0px;line-height:26px;background-color:rgb(255,255,255)"><font color="#333333" face="open sans, helvetica, arial"><span style="font-size:18px">MP3 (não Hi-Res): O formato compactado com perda de dados garante tamanho pequeno de arquivo, mas longe da melhor qualidade de som. Conveniente para armazenar música em smartphones e iPods, mas não suporta Hi-Res.</span></font></p><p style="margin:0px 0px 25px;padding:0px;line-height:26px;background-color:rgb(255,255,255)"><font color="#333333" face="open sans, helvetica, arial"><span style="font-size:18px">AAC (não Hi-Res): Uma alternativa aos MP3s, com perdas e compressão, mas de melhor qualidade. Usado para downloads do iTunes, streaming de música da Apple (a 256kbps) e streaming do YouTube.</span></font></p><p style="margin:0px 0px 25px;padding:0px;line-height:26px;background-color:rgb(255,255,255)"><font color="#333333" face="open sans, helvetica, arial"><span style="font-size:18px">WAV (Hi-Res): O formato padrão em que todos os CDs são codificados. Excelente qualidade de som, mas não compactada, o que significa grandes tamanhos de arquivo (especialmente para arquivos de alta resolução). Ele tem suporte a metadados insuficiente (isto é, nome do álbum, artista e informações do título da música).</span></font></p><p style="margin:0px 0px 25px;padding:0px;line-height:26px;background-color:rgb(255,255,255)"><font color="#333333" face="open sans, helvetica, arial"><span style="font-size:18px">AIFF (Hi-Res): Alternativa da Apple ao WAV, com melhor suporte a metadados. Sem perdas e descompactado (tamanhos de arquivo grandes), mas não muito populares.</span></font></p><p style="margin:0px 0px 25px;padding:0px;line-height:26px;background-color:rgb(255,255,255)"><font color="#333333" face="open sans, helvetica, arial"><span style="font-size:18px">FLAC (Hi-Res): Este formato de compressão sem perda suporta taxas de amostragem de alta resolução, ocupa cerca de metade do espaço do WAV e armazena metadados. É livre de royalties e amplamente suportado (embora não pela Apple) e é considerado o formato preferido para baixar e armazenar álbuns de alta resolução.</span></font></p><p style="margin:0px 0px 25px;padding:0px;line-height:26px;background-color:rgb(255,255,255)"><font color="#333333" face="open sans, helvetica, arial"><span style="font-size:18px">ALAC (Hi-Res): O formato de compactação sem perdas da própria Apple também é Hi-Res, armazena metadados e ocupa metade do espaço de WAV. Uma alternativa do iTunes e iOS.</span></font></p><p style="margin:0px 0px 25px;padding:0px;line-height:26px;background-color:rgb(255,255,255)"><font color="#333333" face="open sans, helvetica, arial"><span style="font-size:18px">DSD (Hi-Res): O formato de bit único usado para Super Audio CD (SACD). Vem em variedades de 2.8mHz, 5.6mHz e 11.2mHz, mas não é amplamente suportado.</span></font></p><p style="margin:0px 0px 25px;padding:0px;line-height:26px;background-color:rgb(255,255,255)"><font color="#333333" face="open sans, helvetica, arial"><span style="font-size:18px">MQA (Hi-Res): Um formato de compactação sem perdas que compacta arquivos de alta resolução, com ênfase no domínio do tempo. Usado para streaming de alta resolução do Tidal Masters, mas tem suporte limitado em todos os produtos.</span></font></p><p style="margin:0px 0px 25px;padding:0px;line-height:26px;background-color:rgb(255,255,255)"><font color="#333333" face="open sans, helvetica, arial"><span style="font-size:18px">***********************************</span></font></p></div><div dir="auto">Agora vamos há explicação do <span style="background-color:rgb(255,255,255);color:rgb(18,18,18);font-family:-apple-system,blinkmacsystemfont,&quot;segoe ui&quot;,roboto,helvetica,arial,sans-serif;font-size:17.928px">especialista em áudio Brian Fallon</span></div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Foi somente nos últimos dois anos que a indústria de áudio chegou a um consenso sobre o que deveria ser considerado áudio de alta resolução ou Hi-Res audio. Essencialmente, foi decidido que o Hi-Res deve ser definido como formatos de áudio que excedam o nível de qualidade de CD, com taxas de amostragem de pelo menos 96 kHz e uma taxa de bits de 24 ou superior. Então, o que isso tudo significa?</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Vamos começar com alguns conceitos básicos de formato de áudio. Na era da música digital, como o mp3 e o Spotify, a maioria das pessoas já ouviu a qualidade do áudio definida em bitrate (128, 192, 320 kbps). Esses valores informam quanta compactação de dados foi aplicada, com números mais altos significando menos compactação e, portanto, melhor qualidade de áudio. Mas valores de bitrate só se aplicam a formatos de compactação com perdas.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Aqui não estamos falando de bitrate porque o áudio de alta resolução ou Hi-Res, por sua definição, precisa ser sem perdas ou sem compactação. Em vez disso, definimos o áudio pela taxa de amostragem ou sampling e pela profundidade de bits ou bit depth.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Taxa de amostragem ou Sampling rate</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Assim como o vídeo digital é composto de uma série de imagens estáticas reproduzidas com rapidez suficiente para que você as veja como contínuas, o áudio digital é composto de muitos pontos de dados reproduzidos em uma velocidade extremamente rápida. Cada um desses instantes de áudio é chamado de amostra. A taxa de amostragem de áudio (em Hertz - Hz) informa quantas amostras por segundo são reproduzidas, portanto, quanto maior o número, maior a resolução. O áudio de Qualidade de CD (típico para a maioria dos padrões de músicas, jogos, filmes) por exemplo usa uma taxa de amostragem de 44.100 Hz, ou 44.100 amostras por segundo, ao passo que formatos de alta-resolução ou Hi-Res usam 96.000 Hz ou mais, então é mais que o dobro!</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Muito bom...certo?</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Bem, sim. Mais amostras por segundo significa que o áudio tem uma resolução maior. Isso também significa que o áudio pode conter freqüências mais altas. Devido a algo chamado Teorema de Nyquist (que eu não vou entrar aqui, vá em frente e faça o Google se você quiser pesquisar fora) sua maior frequência é sempre limitada à sua taxa de amostragem dividida por 2. Então o áudio de qualidade de CD é limitado para 22.050 Hz, enquanto que o áudio Hi-Res pode reproduzir 48.000 Hz ou mais.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Mas os ouvidos dos seres humanos não conseguem ouvir acima de 20.000 Hz?</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Sim, mas o uso de uma taxa de amostragem mais alta desloca a frequência de Nyquist para cima, o que, por sua vez, significa que havera corte também maior do filtro passa-baixa do sistema (a frequência máxima que pode ser reproduzida) . Mover o corte do filtro para fora da faixa audível tem um impacto positivo na qualidade do som. Há também um debate acalorado sobre se as freqüências ultra-sônicas podem ser &quot;percebidas&quot; mesmo se não forem ouvidas. Há muita pesquisa sobre o tema que você pode mergulhar se estiver interessado.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Profundidade de Bits ou Bit Depth</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Na minha opinião, muito mais importante do que a taxa de amostragem é a profundidade do bits de áudio. (Novamente, não estamos falando sobre taxa de bits ou bitrate aqui, a profundidade de bits é diferente). A profundidade de bits informa quantos bits são usados para definir cada uma dessas amostras de áudio. Quanto mais bits você tiver, maior serão os detalhes. É como mudar de vídeo padrão para HD, ter mais pixels para definir as imagens torna tudo mais claro e mais próximo do original. Mesma coisa com profundidade de bits, mais é definitivamente melhor.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">O áudio com qualidade de CD é de 16 bits, enquanto os formatos de alta resolução são de 24 bits ou superiores. Os bits extras adicionam muita profundidade e detalhes ao áudio. Ter uma profundidade de bits mais alta também cria um piso de ruído mais baixo, o que significa menos ruído no áudio para reduzir a qualidade. Em última análise, os formatos de áudio de alta resolução ou Hi-Res produzem uma maior fidelidade que deve ser experimentada para realmente apreciar. Como um aviso, uma vez que você segue o caminho do verdadeiro áudio de alta fidelidade, não há como voltar atrás!</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Parece incrível, então como ouço o Hi-Res?</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Existem muitos álbuns que foram masterizados ou remasterizados em formatos de alta resolução. Você pode encontrá-los para compra em sites como o <a href="http://hdtracks.com" target="_blank" rel="noreferrer">hdtracks.com</a> em FLAC, WAV e alguns outros formatos de arquivo. No lado do streaming, há também algumas opções de alta resolução, sendo a mais popular no momento é a <a href="http://tidal.com" target="_blank" rel="noreferrer">tidal.com</a>. Todo o seu conteúdo é sem perdas, e eles apresentam muitas faixas e álbuns que foram masterizados e são transmitidos por streaming em alta resolução.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">E sobre jogos?</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Os jogos ainda não deram o salto para o Hi-Res e ainda usam formatos de áudio padrão. Mas com o movimento em direção ao conteúdo 4K e HDR no lado gráfico, não é difícil pensar que o áudio de alta resolução possa chegar aos jogos em um futuro muito próximo. No entanto, mesmo que os jogos não suportem atualmente o sistema de alta resolução, ter um sistema de áudio de alta fidelidade que ofereça suporte a ele ainda proporcionará um benefício de qualidade de som significativo, mesmo com formatos de áudio padrão.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Como sei se um produto de áudio é capacitado para alta resolução Hi-Res?</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Para aproveitar o conteúdo de áudio de alta resolução, você precisa de hardware que possa lidar com esses formatos. É por isso que a Sociedade Japonesa de Áudio criou o programa de certificação de Áudio de Alta Resolução, para ajudar os consumidores a entender quais produtos têm capacidade comprovada de receber e reproduzir formatos de Hi-Res ou alta resolução com qualidade total. Isso significa que um DAC (conversor analógico digital) deve ser capaz de processar em 96 kHz, 24 bits e que um amplificador e headsets ou alto-falantes devem ter faixa de freqüência de até 40.000 Hz.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">A SteelSeries é a primeira marca de jogos a introduzir um sistema de áudio completo, DAC e amplificador, além de fone de ouvido, que é certificado em áudio de alta resolução: O Arctis Pro + GameDAC.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto"><br></div></div>