<html>
  <head>
    <meta content="text/html; charset=ISO-8859-1"
      http-equiv="Content-Type">
  </head>
  <body wsmode="reply" bgcolor="#FFFFFF" text="#000000">
    Ol&aacute; Filipe 73,<br>
    <br>
    Por essa mesma razao os CDOS foram apetrechados com uma esta&ccedil;&atilde;o HF e
    uma dualband de radioamador para em situa&ccedil;&atilde;o de "crise" estar um
    radioamador a operar essa esta&ccedil;&atilde;o<br>
    e servir de elo de liga&ccedil;&atilde;o entre as redes de cominica&ccedil;&otilde;es da ANPC e
    de radioamador, o ideal mesmo era haver um ou dois operadores da
    ANPC que fossem tamb&eacute;m radioamadores<br>
    assim tinham o "melhor2 de dois mundos. ;)<br>
    <br>
    <br>
    <div id="WISESTAMP_SIG_5072">
      <div style="font-size: 13.3px; font-family: Verdana, Arial,
        Helvetica, sans-serif;">
        <div style="margin: 0 0 8px 0">
          <p ws="true" style="margin:0; "><span style="font-size:
              small;">With kindly regards,</span></p>
          <p ws="true" style="margin:0; ">&nbsp;</p>
          <p ws="true" style="margin:0; "><span style="font-size:
              small;">Paulo Santos, CT4DK </span><span
              style="font-size: small;">- Board Member, IT manager for
              Europe and GEM Coordinator for Portugal and Spain</span></p>
          <p ws="true" style="margin:0; "><span style="font-size:
              small;">GEM Voip number: <a href="calto:50052">50052</a>
              GSM: <a href="calto:+351938487810">+351938487810</a></span></p>
          <p ws="true" style="margin:0; ">GEM e-mail: <a class="moz-txt-link-abbreviated" href="mailto:ct4dk@gem-int.org">ct4dk@gem-int.org</a></p>
          <p ws="true" style="margin:0; ">&nbsp;</p>
          <table border="0" height="104" width="548">
            <tbody>
              <tr>
                <td><img src="cid:part1.05020105.01050606@gmail.com"
                    alt="" height="76" width="105"><br>
                </td>
                <td>
                  <p ws="true" style="margin:0; "><strong>GEM</strong></p>
                  <p ws="true" style="margin:0; "><span
                      style="font-size: small; color: #ff9900;">Global
                      Emergency Communication</span></p>
                  <p ws="true" style="margin:0; "><span
                      style="font-size: small; color: #3366ff;">Providing
                      Global Emergency Communications during Disaster</span></p>
                  <span style="font-size: small;"> <a
                      href="http://www.gem-int.org/">www.gem-int.org </a>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</span></td>
              </tr>
            </tbody>
          </table>
        </div>
        <span style="color: gray;">My profiles: </span> <a
          href="http://www.facebook.com/paulovieites"
          style="text-decoration: underline"><img alt="Facebook"
            style="padding: 0px 0px 5px 0px; vertical-align: middle;"
            src="cid:part2.00070901.03020808@gmail.com" border="0"
            height="16" width="16"></a> <a
          href="http://www.twitter.com/CT4DK" style="text-decoration:
          underline"><img alt="Twitter" style="padding: 0px 0px 5px 0px;
            vertical-align: middle;"
            src="cid:part3.08070400.09070909@gmail.com" border="0"
            height="16" width="16"></a><br>
        <div xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" style="width: auto;
          padding-top: 2px; font-size: 70%; border-top: 1px solid
          #eeeeee; margin-top: 10px;"> <a style="color: #6F6F6F;
            text-decoration: none;"
href="http://r1.wisestamp.com/r/landing?promo=19&amp;dest=http%3A%2F%2Fwww.wisestamp.com%2Femail-install%3Futm_source%3Dextension%26utm_medium%3Demail%26utm_campaign%3Dpromo_19">
            <span style="color: #6F6F6F;">Get a signature like this.</span>
          </a> <span style="color: #3f48cc;"><a style="color: #3f48cc;"
href="http://r1.wisestamp.com/r/landing?promo=19&amp;dest=http%3A%2F%2Fwww.wisestamp.com%2Femail-install%3Futm_source%3Dextension%26utm_medium%3Demail%26utm_campaign%3Dpromo_19">CLICK
              HERE.</a></span> <img
            src="cid:part4.00090506.03070802@gmail.com" border="0"
            height="1" width="1"> &nbsp; </div>
        <img src="cid:part5.03050400.05060103@gmail.com" height="1"
          width="1"></div>
    </div>
    <br>
    <br>
    Em 27/12/2011 12:28, Filipe Ferreira escreveu:
    <blockquote cite="mid:DUB114-W63EC61A3DA19F568C410AE81AF0@phx.gbl"
      type="cite">
      <style><!--
.hmmessage P
{
margin:0px;
padding:0px
}
body.hmmessage
{
font-size: 10pt;
font-family:Tahoma
}
--></style>
      <div dir="ltr">
        Viva colega&nbsp;Mesquita<br>
        &nbsp;<br>
        Tem raz&atilde;o mais uma vez, para qu&ecirc; juntar mais pessoas nos CDOS!<br>
        Concordo que t&ecirc;m mais forma&ccedil;&atilde;o para&nbsp;responder a pedidos de
        socorro, mas discordo quanto &agrave; intercep&ccedil;&atilde;o, gest&atilde;o de rede e
        tr&aacute;fego de comunica&ccedil;&otilde;es - um exemplo pr&aacute;tico, sintonize os
        canais de VHF da Prote&ccedil;&atilde;o Civil na &eacute;poca estival com inc&ecirc;ndios a
        decorrer!<br>
        &nbsp;<br>
        Continuo a bater-me por uma rede pr&oacute;pria de Radioamadores, nada
        de con-fus&otilde;es com ANPC, isso n&atilde;o resulta porque existem
        estruturas de comando hierarquizadas e n&oacute;s somos estranhos e
        seremos&nbsp;sempre encarados como tal.<br>
        Que seja estabelecido em Lei que&nbsp;as redes de Radioamadores
        oficializadas podem&nbsp;aceder a uma Frequ&ecirc;ncia de&nbsp;socorro da rede
        ANPC onde os servi&ccedil;os recolhem/enviam informa&ccedil;&atilde;o, de resto &eacute; com
        os Radioamadores fazer chegar/enviar informa&ccedil;&atilde;o para esse canal
        unico a n&iacute;vel nacional, ou regional em caso de necessidade.<br>
        <br>
        Os&nbsp;Radioamadores americanos nas comunica&ccedil;&otilde;es de
        emerg&ecirc;ncia&nbsp;possuem redes organizadas que s&atilde;o escutadas pelos
        servi&ccedil;os FEMA, mas n&atilde;o h&aacute; misturas e &eacute; assim que as coisas
        funcionam.<br>
        Mas estou &agrave; escuta de outras opini&otilde;es, da discuss&atilde;o nasce a luz.<br>
        73s<br>
        &nbsp;<br>
        CT1DDW&nbsp;<br>
        <div>
          <hr id="stopSpelling">
          Date: Tue, 27 Dec 2011 12:13:02 +0000<br>
          Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Eu tambem acho que se devia fazer
          um exame pratico<br>
          From: <a class="moz-txt-link-abbreviated" href="mailto:filipesilva960@gmail.com">filipesilva960@gmail.com</a><br>
          To: <a class="moz-txt-link-abbreviated" href="mailto:cluster@radio-amador.net">cluster@radio-amador.net</a><br>
          <br>
          Bom dia Colega Filipe Ferreira,<br>
          <br>
          Para qu&ecirc; meter mais um elementos num CDOS s&oacute; para operar um
          r&aacute;dio se h&aacute; gente nesse CDOS mais capaz para intercetar
          pedidos de emerg&ecirc;ncia e com forma&ccedil;&atilde;o?<br>
          <br>
          Mas a minha opini&atilde;o vale o que vale, apenas exponho o que vejo
          e analiso j&aacute; &aacute; muitos anos mas nunca me debati por estes
          assuntos.<br>
          <br>
          <br>
          <br>
          73&acute;s Boas entradas para todos<br>
          <br>
          <div class="ecxgmail_quote">2011/12/27 Filipe Ferreira <span
              dir="ltr">&lt;<a moz-do-not-send="true"
                href="mailto:filipect1ddw@hotmail.com">filipect1ddw@hotmail.com</a>&gt;</span><br>
            <blockquote style="PADDING-LEFT: 1ex" class="ecxgmail_quote">
              <div>
                <div dir="ltr">O colega Mesquita - CT2JSF tem raz&atilde;o e
                  pertin&ecirc;ncia no que descreve.<br>
                  &nbsp;<br>
                  Os procedimentos de emerg&ecirc;ncia requerem um canal de
                  comunica&ccedil;&atilde;o dedicado para descri&ccedil;&atilde;o da situa&ccedil;&atilde;o
                  cl&iacute;nica para suporte b&aacute;sico de vida e envio de
                  socorro, o que existe actualmente de&nbsp;Frequ&ecirc;ncias e
                  equipamentos nos CDOS n&atilde;o funciona porque falta o
                  elemento chave - O Radioamador a operar.<br>
                  &nbsp;<br>
                  Peguem no assunto por onde quizerem, n&atilde;o existe&nbsp;a
                  cultura nem a&nbsp;organiza&ccedil;&atilde;o em Portugal para estas
                  coisas. Ou melhor, existem muitas redes, muitos
                  volunt&aacute;rios, muito boa vontade mas n&atilde;o
                  procedimentos/organiza&ccedil;&atilde;o!<br>
                  73s<br>
                  &nbsp;<br>
                  CT1DDW - Filipe Ferreira&nbsp;<br>
                  <div>
                    <hr>
                    Date: Tue, 27 Dec 2011 11:49:43 +0000<br>
                    From: <a moz-do-not-send="true"
                      href="mailto:ct4dk.santos@gmail.com">ct4dk.santos@gmail.com</a><br>
                    To: <a moz-do-not-send="true"
                      href="mailto:cluster@radio-amador.net">cluster@radio-amador.net</a><br>
                    Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Eu tambem acho que se
                    devia fazer um exame pratico
                    <div>
                      <div class="h5"><br>
                        <br>
                        Bom dia Colega Mesquita,<br>
                        <br>
                        Fa&ccedil;o comentarios a baixo:<br>
                        <br>
                        Em 26/12/2011 23:39, filipe mesquita escreveu:
                        <blockquote>
                          <p style="LINE-HEIGHT: 150%; MARGIN-BOTTOM:
                            0pt"><span>Boas noites,<br>
                              <br>
                              Respectivamente a esta tem&aacute;tica deixo umas
                              perguntas para reflectirem:</span></p>
                          <p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT:
                            150%; MARGIN-BOTTOM: 0pt"><span>&nbsp;</span></p>
                          <p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT:
                            150%; TEXT-INDENT: 0cm"><span
                              style="FONT-FAMILY: Symbol"><span>&middot;<span
                                  style="FONT: 7pt 'Times New Roman'">&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;
                                </span></span></span><span>Quantos
                              radioamadores sabem o que realmente &eacute; uma
                              cat&aacute;strofe e os grandes obst&aacute;culos que h&aacute;
                              via r&aacute;dio numa situa&ccedil;&atilde;o de emerg&ecirc;ncia?</span></p>
                          <p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT:
                            150%; TEXT-INDENT: 0cm"><span
                              style="FONT-FAMILY: Symbol"><span>&middot;<span
                                  style="FONT: 7pt 'Times New Roman'">&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;
                                </span></span></span><span>Que abertura
                              dos organismos oficiais existe para estas
                              situa&ccedil;&otilde;es?</span></p>
                          <p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT:
                            150%; TEXT-INDENT: 0cm"><span
                              style="FONT-FAMILY: Symbol"><span>&middot;<span
                                  style="FONT: 7pt 'Times New Roman'">&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;
                                </span></span></span><span>Que distritos
                              est&atilde;o sensibilizados para esta tem&aacute;tica e
                              as respectivas associa&ccedil;&otilde;es de radioamador
                              incentivam &agrave; nossa interven&ccedil;&atilde;o?</span></p>
                          <p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT:
                            150%; TEXT-INDENT: 0cm"><span
                              style="FONT-FAMILY: Symbol"><span>&middot;<span
                                  style="FONT: 7pt 'Times New Roman'">&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;
                                </span></span></span><span>Se nem o
                              Suporte B&aacute;sico de Vida &eacute; obrigat&oacute;rio nas
                              escolas porque ser&aacute; obrigat&oacute;rio um
                              radioamador saber se "comportar" em
                              cen&aacute;rios de emerg&ecirc;ncia que se calhar nem
                              uma emerg&ecirc;ncia sabe (tamb&eacute;m n&atilde;o tem de o
                              saber).</span></p>
                          <p style="LINE-HEIGHT: 150%"><span><br>
                              Lan&ccedil;o aqui um desafio &agrave;s associa&ccedil;&otilde;es de
                              radioamadores para que se criem equipas,
                              procedimentos e uma cadeia hier&aacute;rquica
                              devidamente oficializada com as
                              respectivas frequ&ecirc;ncias e seus indicativos
                              em caso de "emerg&ecirc;ncia".<br>
                              <br>
                              Vou dar um exemplo para reflectirem e
                              tentarem ir ao encontro do meu pensamento:<br>
                              <br>
                              Eu fui fazer uma caminhada pela montanha
                              no Ger&ecirc;s, levei os equipamentos de
                              seguran&ccedil;a necess&aacute;rios para a minha
                              caminhada, juntamente com o meu r&aacute;dio de
                              vhf.<br>
                              A meio do percurso um companheiro meu teve
                              uma queda e originou numa grande
                              hemorragia e precisa urgentemente de apoio
                              avan&ccedil;ado para reverter a situa&ccedil;&atilde;o. Tentei
                              fazer in&uacute;meras chamadas para o 112 mas n&atilde;o
                              tenho cobertura de rede apenas tenho como
                              meio de comunica&ccedil;&atilde;o o meu vhf e activo
                              repetidor a Serra de Arga.<br>
                              Fa&ccedil;o uma chamada de emerg&ecirc;ncia para que me
                              activem o 112 e me enviem o mais r&aacute;pido e
                              celebre uma equipa de resgate por estar em
                              zona de dif&iacute;ceis acessos.<br>
                              <br>
                              Eu at&eacute; nem tenho forma&ccedil;&atilde;o na &aacute;rea e quem
                              me intersecta na minha chamada de
                              emerg&ecirc;ncia tamb&eacute;m n&atilde;o o tem. Fico mais de
                              5 minutos a explicar ao colega 2 o que se
                              passa, onde estou e do que preciso, esse
                              colega 2 liga 112, o 112 vai fazer
                              perguntas as quais n&atilde;o sabe responder (e
                              que s&atilde;o importantes), o colega 2 vai
                              novamente chamar via r&aacute;dio ao pedido de
                              emerg&ecirc;ncia para responder &agrave;s perguntas do
                              112 (CODU), e por ai em diante.</span></p>
                          <p style="LINE-HEIGHT: 150%"><span>Traduzindo
                              na activa&ccedil;&atilde;o do meio diferenciado 15
                              minutos ap&oacute;s o primeiro contacto via r&aacute;dio
                              (isto se houver gente dispon&iacute;vel no
                              repetidor).<br>
                              <br>
                              Depois os meios de emerg&ecirc;ncia n&atilde;o tem como
                              contactar a v&iacute;tima, v&atilde;o precisar desse
                              repetido para os ajudar ou dar instru&ccedil;&otilde;es
                              ao contactante de uma frequ&ecirc;ncia para
                              comunica&ccedil;&atilde;o com o meio a&eacute;reo. </span></p>
                          <p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT:
                            150%"><span>Est&atilde;o a ver o cen&aacute;rio?</span></p>
                          <p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT:
                            150%"><span>A minha solu&ccedil;&atilde;o seria na cria&ccedil;&atilde;o
                              nos Centros Distritais de Opera&ccedil;&otilde;es de
                              Socorro uma frequ&ecirc;ncia de emerg&ecirc;ncia
                              destinada a pedidos de emerg&ecirc;ncia para
                              radioamadores, havendo assim mais
                              efici&ecirc;ncia na activa&ccedil;&atilde;o dos meios e
                              realmente haver a sensibiliza&ccedil;&atilde;o para o
                              que realmente &eacute; emerg&ecirc;ncia. Ap&oacute;s esta
                              cria&ccedil;&atilde;o ai sim haver os tais exames de uma
                              chamada MAYDAY.</span></p>
                        </blockquote>
                        <br>
                        todos os centros distritais de opera&ccedil;&otilde;es de
                        socorro tem uma esta&ccedil;&atilde;o de amador composta por
                        radio de HF e no m&iacute;nimo um dualband s&oacute; nao tem &eacute;
                        um radioamador em preman&ecirc;ncia para operar<br>
                        a referida esta&ccedil;&atilde;o.<br>
                        <br>
                        Quanto &aacute;s frequencias de emergencia em HF s&atilde;o as
                        estabelecidas pela IARU, pode consultar no site
                        da REP/SCERA <a moz-do-not-send="true"
                          href="https://sites.google.com/site/repscera/documentacao-scera"
                          target="_blank">https://sites.google.com/site/repscera/documentacao-scera</a><br>
                        <br>
                        <blockquote>
                          <p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT:
                            150%"><span>&nbsp;</span></p>
                          <p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT:
                            150%"><span>Isto tudo para uma vida salva
                              com qualidade e um menos tempo de espera
                              por um socorro diferenciado.</span></p>
                          <p style="LINE-HEIGHT: 150%"><span><br>
                              Estou disposto a colaborar neste sentido.<br>
                              <br>
                              73&acute;s Filipe Mesquita CT2JSF</span></p>
                        </blockquote>
                        <br>
                        <br>
                      </div>
                    </div>
                    <div class="ecxim">_______________________________________________
                      CLUSTER mailing list <a moz-do-not-send="true"
                        href="mailto:CLUSTER@radio-amador.net">CLUSTER@radio-amador.net</a>
                      <a moz-do-not-send="true"
                        href="http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster"
                        target="_blank">http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster</a></div>
                  </div>
                </div>
              </div>
              <br>
              _______________________________________________<br>
              CLUSTER mailing list<br>
              <a moz-do-not-send="true"
                href="mailto:CLUSTER@radio-amador.net">CLUSTER@radio-amador.net</a><br>
              <a moz-do-not-send="true"
                href="http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster"
                target="_blank">http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster</a><br>
              <br>
            </blockquote>
          </div>
          <br>
          <br clear="all">
          <br>
          -- <br>
          Com os meus respeitosos cumprimentos.<br>
          <style>
.ExternalClass #ecxavg_ls_inline_popup
{z-index:9999;padding:0px 0px;margin-left:0px;width:240px;overflow:hidden;word-wrap:break-word;color:black;font-size:10px;text-align:left;line-height:13px;}
</style><br>
          _______________________________________________ CLUSTER
          mailing list <a class="moz-txt-link-abbreviated" href="mailto:CLUSTER@radio-amador.net">CLUSTER@radio-amador.net</a>
          <a class="moz-txt-link-freetext" href="http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster">http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster</a></div>
      </div>
      <br>
      <fieldset class="mimeAttachmentHeader"></fieldset>
      <br>
      <pre wrap="">_______________________________________________
CLUSTER mailing list
<a class="moz-txt-link-abbreviated" href="mailto:CLUSTER@radio-amador.net">CLUSTER@radio-amador.net</a>
<a class="moz-txt-link-freetext" href="http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster">http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster</a>
</pre>
    </blockquote>
    <br>
    <br>
    <pre class="moz-signature" cols="72">-- 

 </pre>
  </body>
</html>