Amigos, hoje em dia os alunos não se preocupam com os erros porque os processadores de texto já possuem verificador ortográfico, como tal dá-se os erros todos e depois o software corrige...<br>Até o Google no Gmail tem essa ferramenta que não conhece o apelido &quot; Mourato &quot;.<br>
<br>73´s<br>Paulo Mendes - CT2HQT<br><br><br><br><div class="gmail_quote">2009/3/9 Carlos Mourato <span dir="ltr">&lt;<a href="mailto:radiofarol@gmail.com">radiofarol@gmail.com</a>&gt;</span><br><blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;">
Matias<div>Segundo vi, no &quot;bom português&quot; da RTP1, a palavra &quot;teem&quot; tinha uma cruz vermelha...A palavra &quot;têm&quot; tinha um &quot;C&quot; verde....Confesso que também eu tive duvidas sobre esta palavra, e por isso dei a devida atenção ao assunto.</div>

<div>Se houve disciplinas onde eu tive bom aproveitamento no ensino secundário, o português foi uma delas (media final de 16) Quero com isto dizer, que me interesso bastante por estes temas, e que considero muito saudável a discussão em curso, ao contrário do que possam pensar!  Não quero por outro lado  dizer que sou melhor ou pior que os outros. Cada um é como é e pronto.</div>

<div><br></div><div>73 de CT4RK</div><div><br></div><div><br></div><div><br><div class="gmail_quote"><div class="im">2009/3/9 antonio matias <span dir="ltr">&lt;<a href="mailto:ct1ffu@hotmail.com" target="_blank">ct1ffu@hotmail.com</a>&gt;</span><br>
</div><blockquote class="gmail_quote" style="border-left: 1px solid rgb(204, 204, 204); margin: 0pt 0pt 0pt 0.8ex; padding-left: 1ex;">




<div>
<br><div><div></div><div class="h5">Colega Rodrigo Nunes<div><br></div><div>Todos erramos é bem certo.</div><div>Mas olhe que não estou a entender o seu reparo, pois que eu saiba &quot;<span style="text-decoration: underline;">Têm</span> &quot;também pode ser escrito da forma  &quot; Têem&quot;</div>

<div>posso estar errado, mas acho que as duas formas estão correctas.</div><div><br></div><div><br></div><div><br></div><div>73&#39;s</div><div>Matias</div><div><br></div><div><br><hr>From: <a href="mailto:ct1foq@gmail.com" target="_blank">ct1foq@gmail.com</a><div>

<br>To: <a href="mailto:cluster@radio-amador.net" target="_blank">cluster@radio-amador.net</a><br></div>Subject: Re: ARLA/CLUSTER: O novo decreto (e a festa continua) &amp; Gramática<br>Date: Mon, 9 Mar 2009 18:49:49 +0000<br>

<br>








<div><font face="Arial">Já agora colega Matias:</font></div>
<div><font face="Arial">Teem=têm</font></div>
<div><font face="Arial">Quem tem telhados de vidro não deve atirar 
pedras!!</font></div>
<div><font face="Arial">73´s</font></div>
<div><font face="Arial"></font> </div>
<div><font face="Arial">Rodrigo Nunes - CT1FOQ</font></div>
<blockquote style="border-left: 2px solid rgb(0, 0, 0); padding-right: 0px; padding-left: 5px; margin-left: 5px; margin-right: 0px;"><div>
  <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none; font-stretch: normal;">----- Original Message ----- </div>
  <div style="background: rgb(228, 228, 228) none repeat scroll 0% 50%; -moz-background-clip: -moz-initial; -moz-background-origin: -moz-initial; -moz-background-inline-policy: -moz-initial; font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none; font-stretch: normal;">
<b>From:</b> 
  <a title="ct1ffu@hotmail.com" href="mailto:ct1ffu@hotmail.com" target="_blank">antonio 
  matias</a> </div>
  <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none; font-stretch: normal;"><b>To:</b> <a title="cluster@radio-amador.net" href="mailto:cluster@radio-amador.net" target="_blank">cluster@radio-amador.net</a> </div>

  </div><div><div></div><div><div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none; font-stretch: normal;"><b>Sent:</b> Monday, March 09, 2009 1:21 
PM</div>
  <div style="font-family: arial; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; font-size: 10pt; line-height: normal; font-size-adjust: none; font-stretch: normal;"><b>Subject:</b> RE: ARLA/CLUSTER: O novo decreto 
  (e a festa continua) &amp; Gramática</div>
  <div><br></div>
  <div>boas tardes</div>Quer o colega Zé dizer que os actuais CT2 (classe B) de 
  futuro apenas poderão utilizar VHF e UHF?
  <div>Acho que uma medida dessa iria ser um escalado e centenas de 
  colegas abandonariam a actividade.</div>
  <div>Não me parece que venha a acontecer.</div>
  <div>Mas pelo sim, pelo não, os colegas da Classe B ainda teem 80 e tal dias 
  para fazerem exame de CW.</div>
  <div>Assim acautelarão os seus actuais privilégios.</div>
  <div><br>Aguardemos, que é o melhor<br></div>
  <div><br></div>
  <div>Já agora colega Zé, leia também os e-mails trocados nesta 
  lista, intitulados &quot; Gramática &quot;</div>
  <div><br></div>
  <div><br></div>
  <div>&quot;Passaram = passado</div>
  <div>Passarão= Futuro&quot;</div>
  <div><br></div>
  <div><br></div>
  <div>73&#39;s</div>
  <div>Matias</div>
  <div><br>
  <hr>
  From: <a href="mailto:sm7gxe@hotmail.com" target="_blank">sm7gxe@hotmail.com</a><br>To: <a href="mailto:cluster@radio-amador.net" target="_blank">cluster@radio-amador.net</a><br>Subject: RE: 
  ARLA/CLUSTER: O novo decreto (e a festa continua)<br>Date: Mon, 9 Mar 2009 
  14:13:02 +0100<br><br>
  
  <font color="#c00000" size="3">Olá ons dias!</font><br><font color="#c00000" size="3">Parece que nao leiem ou nao querem ler o que diz a CEPT.As clases com 
  CW A e B  passam à classe 1  as outras classes passaram para classe 
  2 e só poderao usar VHF e seguintes QRG`s.</font><br><font color="#c00000" size="3">Os países que adoptaam a CEPT em 1994 assim o fizeram.</font><br><font color="#c00000" size="3"></font>Eu andei por toda a Europa com o radio no carro e 
  utilizando DL/ F/ EA/ EA/LA/OH /HB e mais sem nenhum 
  problema.<br>73,Zé <br> <br>
  <hr>
  From: <a href="mailto:ct2hwp@hotmail.com" target="_blank">ct2hwp@hotmail.com</a><br>To: <a href="mailto:cluster@radio-amador.net" target="_blank">cluster@radio-amador.net</a><br>Subject: RE: 
  ARLA/CLUSTER: O novo decreto (e a festa continua)<br>Date: Sun, 8 Mar 2009 
  19:19:27 +0000<br><br>
  
  <font face="Comic Sans MS" size="3"></font> <br><font face="Comic Sans MS" size="3">  Caro Colega esse assunto infelizmente não é para nós 
  entendermos.</font><br><font face="Comic Sans MS" size="3">  A listagem de 
  indicativos da Anacom contempla carradas de CT1´s e até CT4´s com B s/morse 
  mas ninguém diz nada a QSO´s de alguns desses indicativos  nos 20 
  Mts.</font><br><font face="Comic Sans MS" size="3">Eu possuo licença CEPT,o 
  que me permite quando passo a fronteira para o outro lado,utilizar os 20 mts 
  livremente como EA/CT2HWP/m.</font><br><font face="Comic Sans MS" size="3">Acontece que numa dessas vezes quase fui &quot; fuzilado &quot; via rádio por um 
  colega que me berrou que eu não poderia estar a utilizar 
  os 20mts.</font><br><font face="Comic Sans MS" size="3">Fiquei 
  indignado,envergonhado perante a minha família que me acompanhava e tive que 
  desligar o rádio para não ter que perder a razão!</font><br><font face="Comic Sans MS" size="3">O mais engraçado foi passados uns tempos esse 
  mesmo colega estar em amena cavaqueira nos 20mts com um desses colegas 
  CT1 B/sem morse no caso era CT1F?B e não se passava 
  nada!!!! </font><br><font face="Comic Sans MS" size="3">Com mentalidades e 
  ignorãncias destas não vale a pena.</font><br><font face="Comic Sans MS" size="3">Sou a favor do cw para quem gosta. Fui fazer exame uma vez e 
  reprovei.Cheguei a conclusão que o morse é para quem gosta.</font><br><font face="Comic Sans MS" size="3">Melhores 73´s</font><br><font face="Comic Sans MS" size="3"></font> <br><font face="Comic Sans MS" size="3">César Santos / 
  CT2(com muito gosto) HWP</font><br> <br>
  <hr>
  <br>Date: Sun, 8 Mar 2009 18:17:01 +0000<br>Subject: Re: ARLA/CLUSTER: O novo 
  decreto (e a festa continua)<br>From: <a href="mailto:ct2gsn@gmail.com" target="_blank">ct2gsn@gmail.com</a><br>To: 
  <a href="mailto:nobre.santos@netvisao.pt" target="_blank">nobre.santos@netvisao.pt</a>; <a href="mailto:cluster@radio-amador.net" target="_blank">cluster@radio-amador.net</a><br><br>Continuo a não 
  entender  o problema de certas pessoas relativamente ao CW.<br>Aí vou eu 
  bater na mesma tecla,porque é que mesmo não gostando de Morse e gostando de 
  fonia,e como CT2 classe B sem Morse não poder usufruir de determinadas 
  frequencias que não são especificas de morse ,mas até mais de 
  fonia   ,ter que fazer exame de Morse não entendo .<br>Sem exame sí 
  faria Morse que quer quer gosta e quem sabe quem não sabe ,procederia da mesma 
  forma estudava como estuda agora com os mesmos meios e quando chegar em 
  frequencia e se sentir capaz de escutar e transmitir ,força .<br>não é o exame 
  que atesta nada.<br>Por causa dessa lei do tempo dos Afonsinhos estão muitos 
  bons operadores impedidos de uzar os 20 metros os 15 e outras frequencias 
  muito interessantes em fonia.<br><br>MOSE SIM SEMPRE MAS PARA QUEM GOSTA 
  ,ACABAR COM O MORSE NUNCA.<br><br>CT2GSN    JOÃO 
  CUNHA<br><br><br><br><br>
  <div>2009/3/7 Jorge Santos <span dir="ltr">&lt;<a href="mailto:nobre.santos@netvisao.pt" target="_blank">nobre.santos@netvisao.pt</a>&gt;</span><br>
  <blockquote style="padding-left: 1ex;">Colega 
    Joel.<br><br>Uma das razões que leva colegas B a reclamarem direitos é 
    exactamente o facto de existirem CT1&#39;s sem morse, portanto a sua afirmação 
    está de todo errada, aliás existem tantos CT1&#39;s sem morse do que com, 
    consulte a lista publicada pela ANACOM e poderá ver que essa informação não 
    está correcta.<br><br><br>73’s 
    from:<br>***********************************<br>CT1JIB / Jorge 
    Santos<br>QTH-Locator : IM58mo<br>CQ Zone: 14 / ITU Zone: 37<br>Watch data 
    in <a href="http://www.qrz.com/" target="_blank">www.qrz.com</a><br>QSL Via: Bureau or Eqsl: 
    <a href="http://www.eqsl.cc/" target="_blank">www.eqsl.cc</a> &lt;<a href="http://www.eqsl.cc/" target="_blank">http://www.eqsl.cc/</a>&gt;<br><br>REP Member# 
    1748<br><br>ARLA Member# 070<br><br>ARRL/LoTW Member# 
    2000232451<br><br>AMSAT Member# 36900<br><br>EPC Member# 
    5302<br><br>*<br><br>Sysop of CQ0DSA, CQ0DAH, CQ0DCH<br><br>D-Star 
    System<br>************************************<br><br><br><br>Joel Lobão 
    escreveu:<br>
    <blockquote style="padding-left: 1ex;">Caro 
      colega,<br>Não vi em parte alguma do texto do CT1ENQ algo que sugerisse 
      uma luta de galões.<br>Quanto a CT1&#39;s sem morse não existe. Todos os CT1 
      estão habilitados a fazer morse, quer tenham feito o exame quer tenham 
      passado administrativamente. Além disso há poucos segmentos da banda de 
      amador que um CT1 não possa operar. Que me lembre só os 6m a faixa de 7100 
      a 7200 e 70Mhz, pois esses carecem de uma licença especial que só é 
      atribuida à classe A.<br>Acho que todos querem o bem do radioamadorismo. 
      Apenas cada um tem a sua visão do que é 
      melhor...<br>CT1HXB<br><br>2009/3/7 fernando seco &lt;<a href="mailto:fernando.seco@netvisao.pt" target="_blank">fernando.seco@netvisao.pt</a> 
      &lt;mailto:<a href="mailto:fernando.seco@netvisao.pt" target="_blank">fernando.seco@netvisao.pt</a>&gt;&gt;<br><br>  
       &quot; é normal escutar colegas CT2/CT5 (e talvez CT1s) fora 
      dos<br>   segmentos que lhes &quot;eram/são&quot; 
      permitidos&quot;<br><br>   Porque é que quando se refere aos CT2 não 
      refere classe B? Sim<br>   porque existe uma grande parte dos 
      CT1 classe B.<br>   &quot;Talvez CT1s ...&quot; tem duvidas que tambem os 
      haverá?<br><br>   Já agora qual a diferença em provas prestadas 
      entre um CT1 sem<br>   Morse e um CT2 ? O &quot;exame&quot; foi diferente? 
      As pessoas fizeram os<br>   exames que lhe foram exigidos para a 
      classe e foram aprovados ou<br>   não ponto final.<br><br>  
       Existem bons e maus em todas as classes e se for de mau 
      caracter<br>   ha-de ser em todas .<br><br>   Isto em 
      vez de puxarmos todos no mesmo sentido para o futuro do<br>  
       rádioamadorismo, parece uma luta de galões para ver quem é o o 
      melhor.<br>   CT2GAI<br><br>   ----- Original Message 
      ----- From: &quot;José Miguel Miranda Barroso da<br>   Fonte&quot; &lt;<a href="mailto:etjfonte@ua.pt" target="_blank">etjfonte@ua.pt</a> &lt;mailto:<a href="mailto:etjfonte@ua.pt" target="_blank">etjfonte@ua.pt</a>&gt;&gt;<br>

  
       To: &quot;&#39;Resumo Noticioso Electrónico ARLA&#39;&quot;<br>   &lt;<a href="mailto:cluster@radio-amador.net" target="_blank">cluster@radio-amador.net</a> 
      &lt;mailto:<a href="mailto:cluster@radio-amador.net" target="_blank">cluster@radio-amador.net</a>&gt;&gt;<br>  
       Sent: Saturday, March 07, 2009 2:33 AM<br>   Subject: RE: 
      ARLA/CLUSTER: O novo decreto (e a festa 
      continua)<br><br><br><br><br>   A prova que foi de uma 
      assentada, é a de que comecei por tentar<br>   fazer 
      uma<br>   comparação com os dois antigos decretos e a certa 
      altura o cansaço<br>   já era<br>   notório e acabei 
      por atirar alguns pensamentos. Eram quase três da<br>  
       manhã<br>   quando enviei a mensagem, isto depois de um 
      dia de trabalho cansativo.<br>   A reflexão que existiu foi a de 
      alguns pensamentos recorrentes,<br>   daí algumas<br>  
       ideias já estarem definidas.<br>   :)<br><br>  
       Quanto ao comentário do colega João Martins, o que posso dizer 
      é<br>   que se isto<br>   fosse uma utopia, até os CT5 
      podiam ser CT1, desde que respeitassem as<br>   imposições 
      legais. Infelizmente, mesmo podendo ser identificados,<br>   é 
      normal<br>   escutar colegas CT2/CT5 (e talvez CT1s) fora dos 
      segmentos que lhes<br>   &quot;eram/são&quot; permitidos. Eram, porque 
      agora não sabemos como vai ser.<br><br>   (Gostei da estória do 
      Inocêncio eheh)<br><br>   No entanto, em relação ao novo 
      decreto, houve uma questão que me<br>   suscitou<br>  
       curiosidade. Era, e continua a ser por mais 90 dias, comum 
      escutar<br>   colegas<br>   dizer que bastava pedir um 
      indicativo especial para operar todas<br>   as bandas,<br>  
       Isso, como já foi provado, é mentira. Mas existia outra 
      questão.<br>   No decreto<br>   de 1995, artigo 18º 
      ponto 2, diz:<br><br>   &quot;2 - O ICP pode, sempre que se realizem 
      concursos entre os amadores<br>   nacionais, ou entre estes e os 
      estrangeiros, mediante proposta<br>   fundamentada<br>  
       de amadores ou de associações de amadores, autorizar, durante 
      o<br>   período<br>   desses concursos e para essa 
      finalidade, a utilização sem restrição de<br>   distância, tipo 
      de emissão ou de categoria de amador, de qualquer<br>   das 
      faixas<br>   de frequência atribuídas ao serviço de 
      amador.&quot;<br><br>   Ora, este ponto era interessante e eu 
      concordava com ele, mas e agora?<br><br>   Agora é o Artigo 14º 
      (da Lei de 2009). Este diz:<br><br>   &quot; Autorizações 
      especiais<br>   1 - O ICP -ANACOM pode conceder 
      autorizações<br>   temporárias para o funcionamento de estações, 
      com localizações<br>   definidas, nos termos do n.º 1 do artigo 
      15.º, que<br>   não cumpram no todo ou em parte as disposições 
      técnicas<br>   definidas no presente decreto -lei, a titulares 
      de CAN,<br>   com excepção dos da categoria 3, bem como a 
      titulares<br>   de licenças de estação de uso comum ou de 
      documento<br>   habilitante válido emitido pela CEPT, UIT ou 
      país com o<br>   qual Portugal tenha um acordo de 
      reciprocidade.<br><br>   2 - O ICP -ANACOM pode autorizar, em 
      determinados<br>   eventos ou iniciativas, que indivíduos não 
      habilitados para<br>   o efeito utilizem estações de amador, sob 
      a supervisão de<br>   amadores das categorias 1, A ou 
      B.<br><br>   3 - As autorizações referidas nos n.os 1 e 2 são 
      atribuídas<br>   mediante requerimento dirigido à ANACOM 
      que<br>   invoque o objectivo exclusivamente de promoção e 
      divulgação<br>   do conhecimento tecnológico e científico ou 
      de<br>   desenvolvimento de actividades experimentais no 
      âmbito<br>   das comunicações electrónicas em geral e das 
      radiocomunicações<br>   em particular.<br><br>   4 - 
      No caso a que se refere o número anterior, os requerimentos<br>  
       devem ser apresentados ao ICP -ANACOM com<br>   uma 
      antecedência mínima de 10 dias úteis relativamente à<br>   data 
      pretendida para o início de vigência da autorização.<br>   5 - 
      Em casos excepcionais, devidamente justificados,<br>   o ICP 
      -ANACOM pode dispensar o cumprimento do prazo<br>   a que se 
      refere o número anterior. &quot;<br><br>   (A lei de 95 tem dois 
      pontos.)<br><br>   Ora, no ponto 1 refere o ponto 1 de artigo 
      seguinte (15º), que diz:<br><br>   &quot;1 - As faixas de frequências 
      atribuídas ao serviço de<br>   amador e ao serviço de amador por 
      satélite, bem como as<br>   condições de utilização para cada 
      uma das categorias a<br>   que se refere o n.º 1 do artigo 5.º, 
      incluindo as respectivas<br>   potências de emissão são fixadas 
      e publicitadas no Quadro<br>   Nacional de Atribuição de 
      Frequências (QNAF).&quot;<br><br>   Se não estou em erro, acabou-se a 
      cerveja...<br><br>   Autorizações especiais, de cariz 
      temporário, aplicam-se nos termos<br>   do ponto<br>  
       1 do artigo 15º. Este ponto refere que as categorias e suas 
      faixas<br>   serão<br>   publicitadas no QNAF. Das 
      duas uma, ou o QNAF vai ficar ainda maior ou<br>   alguém meteu 
      água (na cerveja). Será o fim das eventuais excepções<br>  
       consentidas pela ANACOM após requerimento 
      &quot;fundamentado&quot;.<br><br>   O texto além de mais extenso complica 
      o que era fácil.<br><br>   Comentários?<br><br>   Já 
      agora, alguém sabe as razões da divisão da banda dos 30m em 3<br>  
       parcelas?<br>   Não vi ninguém comentar isso. Já há algum 
      tempo que vi esta<br>   divisão aparecer<br>   no QNAF 
      mas não vi nenhuma reacção. O serviço de amador tem estatuto<br>  
       secundário nesta banda, mas e daí? Se nem nas bandas de 
      estatuto<br>   primário<br>   com protecção estamos à 
      vontade...)<br><br>   Enfim, alguém para a &quot;after-hours&quot; na Zé 
      Malhoa?<br><br>   73 de ct1enq<br><br><br>  
       -----Mensagem original-----<br>   De: <a href="mailto:cluster-bounces@radio-amador.net" target="_blank">cluster-bounces@radio-amador.net</a><br>  
       &lt;mailto:<a href="mailto:cluster-bounces@radio-amador.net" target="_blank">cluster-bounces@radio-amador.net</a>&gt;<br>  
       [mailto:<a href="mailto:cluster-bounces@radio-amador.net" target="_blank">cluster-bounces@radio-amador.net</a><br>  
       &lt;mailto:<a href="mailto:cluster-bounces@radio-amador.net" target="_blank">cluster-bounces@radio-amador.net</a>&gt;] 
      Em nome de João<br>   Gonçalves Costa<br>   Enviada: 
      sexta-feira, 6 de Março de 2009 10:14<br>   Para: &#39;Resumo 
      Noticioso Electrónico ARLA&#39;<br>   Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: O 
      novo decreto (e a festa continua)<br><br>   Muitos Parabéns 
      CT1ENQ,<br><br>   Pela sua bem elaborada e fundamentada analise 
      que vem recentrar e<br>   enriquecer a discussão em muito do que 
      é essencial se discutir no<br>   presente e<br>   para 
      o futuro.<br><br>   Discordando em alguns pontos por si 
      abordados, caso do morse, no geral<br>   concordo com muito do 
      que escreveu e do muito que existe para<br>   escrever 
      e<br>   debater.<br><br>   Infelizmente, muitas vezes 
      ficamo-nos pela &quot;espuma dos dias &quot; e<br>   não paramos<br>  
       para distinguir o joio no meio do campo de trigo.<br><br>  
       Discordo completamente desta sua frase &quot;...escrevi isto 
      duma<br>   assentada sem<br>   muita reflexão &quot; pois 
      não é de todo verdade.<br><br>   João Costa,CT1FBF<br><br>  
       ________________________________<br><br>   De: <a href="mailto:cluster-bounces@radio-amador.net" target="_blank">cluster-bounces@radio-amador.net</a><br>  
       &lt;mailto:<a href="mailto:cluster-bounces@radio-amador.net" target="_blank">cluster-bounces@radio-amador.net</a>&gt;<br>  
       [mailto:<a href="mailto:cluster-bounces@radio-amador.net" target="_blank">cluster-bounces@radio-amador.net</a><br>  
       &lt;mailto:<a href="mailto:cluster-bounces@radio-amador.net" target="_blank">cluster-bounces@radio-amador.net</a>&gt;] 
      Em nome de José Miguel<br>   Miranda<br>   Barroso da 
      Fonte<br>   Enviada: sexta-feira, 6 de Março de 2009 
      2:49<br>   Para: &#39;Resumo Noticioso Electrónico ARLA&#39;<br>  
       Assunto: ARLA/CLUSTER: O novo decreto (e a festa 
      continua)<br><br><br><br>   As notas introdutórias, do antigo e 
      novo decreto, diferem, como<br>   seria de<br>  
       esperar. O decreto antigo começa por se queixar da complexidade 
      e<br>   multiplicidade normativa do decreto de 1983. Também 
      afirma que<br>   ocorreram<br>   alterações normativas 
      que justificam as alterações que, entretanto,<br>   entrariam em 
      vigor. Modificaram-se as categorias, faixas de<br>  
       frequências,<br>   classes de emissão (mas nem todas 
      contempladas.) e dizem que a as<br>   práticas<br>  
       decorridas também ajudaram e reformular o &quot;novo&quot;, de 1995, 
      decreto.<br>   Acolhem-se princípios da WRC e CEPT (T/R 61-01 e 
      T/R 61-02). Dai a<br>   existência de apenas 3 
      classes.<br><br><br><br>   Ora, o novo decreto começa por 
      afirmar que o decreto anterior<br>   demonstra a<br>  
       necessidade de actualização (com atraso de 14 anos). Afirmam que 
      este<br>   decreto traduz esse esforço! (Bem, a começar com 6 
      categorias, parece<br>   simples!).<br><br><br><br>  
       A verdade é que alguns dos erros do decreto de 1995 foram<br>  
       corrigidos. Alguns<br>   pontos do novo decreto já 
      existiam no decreto de 1983.<br>   &quot;Desapareceram&quot; 
      desde<br>   1995 e voltam agora, como o caso de um operador de 
      classe inferior<br>   poder<br>   utilizar a estação 
      de um amador de classe superior desde que<br>   respeitando 
      as<br>   limitações da sua classe. Outro erro corrigido é a 
      frase que<br>   consta no CAN,<br>   actual, de cada 
      um, onde, no verso, diz:<br><br><br><br>   &quot;A instalação e 
      utilização de estação de amador própria carece de<br>  
       licença&quot;<br><br><br><br>   A incoerência deste frase é tal 
      que nem merece comentários, no<br>   entanto no<br>  
       novo decreto, o de 2009, Capítulo III artigo 9º ponto 1, é 
      dito:<br><br><br><br>   &quot;O funcionamento de estações individuais 
      de amador não carece de<br>   licença&quot;<br><br><br><br>  
       Contemplam-se normas, extensivamente, para as estações de 
      uso<br>   comum, algo<br>   que não estava contemplado 
      no decreto de 1995, o que é de salutar.<br><br><br><br>   A 
      renovação automática também me parece bem, contemplada na lei de<br>  
       2000 cuja<br>   aplicação excluía o serviço de Amador e 
      Amador por satélite.<br><br><br><br>   Depois surgem os erros, 
      tipo: Artigo 6º ponto 3:<br><br><br><br>   &quot; Os CAN são válidos 
      por um período de 10 anos, independentemente da<br>   alteração 
      de categoria durante esse período.&quot;<br><br><br><br>   Depois o 
      ponto 4 diz:<br><br><br><br>   &quot; O CAN deve ser alterados nos 
      seguintes casos:<br><br>   a) Por iniciativa do ICP-ANACOM, 
      sempre que se verifique uma alteração<br>   na categoria de 
      amador;&quot;<br><br><br><br>   Esta &quot;redundância&quot; parece 
      completamente desnecessária, do tipo,<br>   decreto de<br>  
       1995. Este é apenas um dos, alguns, casos. A verdade é que li 
      o<br>   decreto uma<br>   vezes mas sempre na 
      &quot;diagonal&quot; e foi o suficiente para perceber<br>   que os 
      14<br>   anos de espera não vislumbram nada de novo, apenas mais 
      do mesmo,<br>   isto,<br>   mesmo sem conhecer o 
      conteúdo das portarias que se avizinham.<br><br><br><br>   Um 
      dos pontos que me preocupa é o novo valor das taxas, tendo em<br>  
       conta que o<br>   serviço de amador NÃO É UM SERVIÇO 
      PÚBLICO mas sim de cariz cientifico<br>   apesar da &quot;CBização&quot; 
      que se tem verificado.<br><br><br><br>   Preocupa-me a questão 
      dos novos indicativos. Desde há uns anos que não<br>   entendo o 
      que a ANACOM anda a fazer. Todos sabem que a série<br>  
       atribuída a<br>   Portugal é CQ-CU, já para não falar da 
      série XX que se perdeu em<br>   2007 para a<br>  
       China sem que ninguém desse por ela (sem comentários).<br><br>  
       A sub-divisão interna é internacionalmente 
      conhecida:<br><br><br><br>   CQ-CT 0,1,2,4,5,6,7,8 
      PORTUGAL<br><br>   CQ-CT 3,9 MADEIRA<br><br>   CU 
      0,1,2,3,4,5,6,7,8,9 AÇORES<br><br><br><br>   Até aqui, e apesar 
      dos erros do passado, tudo bem, até que os<br>   iluminados 
      da<br>   Anacom se lembraram de começar a atribuir CQ0 para os 
      repetidores<br>   continentais, CQ1 e CQ2 para as ilhas, no 
      entanto uma estação<br>   continental<br>   &quot;pode&quot; 
      pedir um indicativo com CQ2 para um concurso. Os CR até à<br>  
       data foram<br>   reservados para os buracos negros. Enfim, 
      são estes os<br>   especialistas de<br>   trazer por 
      casa, que recebem bateladas de euros ao fim do mês, que<br>  
       andam a<br>   deliberar e a gerir o nosso 
      serviço.<br><br><br><br>   Hmm, eles sabem que podem ter 
      indicativos com sufixos de dimensão 4.<br><br><br><br>   Algo 
      que me preocupa profundamente são as novas classes. O decreto<br>  
       de 95 já<br>   era suposto aproximar-se do modelo da CEPT 
      dai terem desaparecido<br>   as cinco<br>   classes 
      que existiam (A, B, C, D e E - sim a E existia, era em<br>  
       norma para as<br>   XYL, e todas as operadoras tinham 
      sufixo do tipo CT1Yxx) e passarem a<br>   existir apenas 3. Já 
      era suposto serem só três mas agora, julgo,<br>   pela 
      razão<br>   de se evitarem passagens administrativas (os CT2 que 
      se queixaram<br>   tanto<br>   perderam a 
      oportunidade) serão 6. Seis para um universo de, menos<br>   de, 
      6000<br>   utentes dos quais metade deve estar inoperativa. Isto 
      é no mínimo<br>   um absurdo<br>   mas talvez sejam as 
      consequências do facilitismo verificado nos<br>  
       últimos<br>   anos, com exames de cruzinhas, e perguntas 
      cuja resposta já era<br>   domínio<br>   público mesmo 
      sem se saber o conteúdo dessa mesma resposta. Alias,<br>  
       basta<br>   ouvir as conversas no VHF (2m) hoje em dia, 
      para se ouvirem os<br>   &quot;macanudos&quot;<br>   que para 
      terem licença de amador deveriam saber coisas básicas como<br>  
       circuitos ressonantes série-paralelo, relação comprimento de onda 
      e<br>   frequência, etc, mas são os primeiros a admitir que não 
      percebem nada.<br>   Atenção estou a generalizar e não são 
      apenas CT2, também são CT1s<br>   que pelas<br>  
       passagens administrativas subiram de classe (mas aqui a idade é 
      um<br>   posto e<br>   não discordo). Mas também é 
      verdade que existem muitos<br>   radioamadores que o<br>  
       são e no entanto não são especialistas sobre rádio-electricidade, 
      mas<br>   procuram-no à sua maneira.<br><br><br><br>  
       Vão-me desculpar, mas para falar existem muitas outras formas 
      e<br>   algumas<br>   destas são hertzianas, que não o 
      serviço de amador.<br><br><br><br>   Quanto ao morse, continuo a 
      achar que deve ser um factor de<br>   distinção. Foi a<br>  
       única &quot;benesse&quot; que as passagens administrativas me deram mas 
      no<br>   entanto<br>   isso não me impediu de o 
      aprender e tentar, sempre, melhorar e ser<br>   mais<br>  
       rápido. Com este modo podemos escutar balizas de satélites, 
      cujo<br>   efeito de<br>   doppler, inviabiliza (ou 
      dificulta bastante) a descodificação com<br>   métodos<br>  
       não humanos. Em situações de emergência, quando muitas vezes 
      só<br>   temos acesso<br>   ao &quot;keying&quot; de um 
      transceptor, que por razões várias possa estar<br>  
       danificado<br>   impossibilitando transmissões noutro 
      modo. O &quot;meteor-scattering&quot;<br>   que recorre<br>   a 
      &quot;pings&quot; ultra rápidos de morse, que obrigam a uma perícia imensa<br>  
       para em<br>   tempo real, desacelerar esses mesmos 
      &quot;pings&quot;, escutar o morse e<br>   responder à<br>  
       chamada. Enfim, uma panóplia de situações que recorrem ao 
      ser<br>   humano e ao<br>   seu conhecimento 
      adquirido. Quanto à informática, a &quot;óptica do<br>  
       utilizador&quot;<br>   não me parece relevante, mas o 
      conhecimento dos modos digitais e<br>   sub-faixas<br>  
       alocadas e estes modos é importante.<br><br><br><br>   Em 
      relação às novas classes, não me parece que vá haver grandes<br>  
       alterações<br>   para as classes actuais, dai elas se 
      manterem.<br><br><br><br>   Enfim..<br><br><br><br>  
       É tarde e escrevi isto duma assentada sem muita reflexão. 
      Julgo<br>   que temos<br>   uns 85 dias, mais coisa 
      menos coisa para tentarmos minorar os efeitos<br>   nefastos que 
      esta lei possa trazer.<br><br><br><br>   Esta é uma das minhas 
      contribuições. para que a festa continue!<br><br><br><br>   73 
      de ct1enq<br><br><br><br><br><br><br>  
       _______________________________________________<br>  
       CLUSTER mailing list<br>   <a href="mailto:CLUSTER@radio-amador.net" target="_blank">CLUSTER@radio-amador.net</a> 
      &lt;mailto:<a href="mailto:CLUSTER@radio-amador.net" target="_blank">CLUSTER@radio-amador.net</a>&gt;<br>  
       <a href="http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster" target="_blank">http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster</a><br><br><br>  
       _______________________________________________<br>  
       CLUSTER mailing list<br>   <a href="mailto:CLUSTER@radio-amador.net" target="_blank">CLUSTER@radio-amador.net</a> 
      &lt;mailto:<a href="mailto:CLUSTER@radio-amador.net" target="_blank">CLUSTER@radio-amador.net</a>&gt;<br>  
       <a href="http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster" target="_blank">http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster</a><br><br><br>  
       _______________________________________________<br>  
       CLUSTER mailing list<br>   <a href="mailto:CLUSTER@radio-amador.net" target="_blank">CLUSTER@radio-amador.net</a> 
      &lt;mailto:<a href="mailto:CLUSTER@radio-amador.net" target="_blank">CLUSTER@radio-amador.net</a>&gt;<br>  
       <a href="http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster" target="_blank">http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster</a><br><br><br>------------------------------------------------------------------------<br>

<br>_______________________________________________<br>CLUSTER 
      mailing list<br><a href="mailto:CLUSTER@radio-amador.net" target="_blank">CLUSTER@radio-amador.net</a><br><a href="http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster" target="_blank">http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster</a><br>

 <br></blockquote><br><br><br><br><br>_______________________________________________<br>CLUSTER 
    mailing list<br><a href="mailto:CLUSTER@radio-amador.net" target="_blank">CLUSTER@radio-amador.net</a><br><a href="http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster" target="_blank">http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster</a><br>

<br></blockquote></div><br><br>
  <hr>
  Obtenha 30 Emoticons grátis para o seu Windows Live Messenger <a href="http://get.live.com/" target="_blank">Clica aqui!</a><br>
  <hr>
  Lägg till karta och vägbeskrivning för din fest. <a href="http://www.microsoft.com/windows/windowslive/products/events.aspx" target="_blank">Visa 
  vägen! </a></div><br>
  <hr>
  Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos 
  outros vídeos no MSN Videos! <a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-br" target="_blank">Confira já!</a> 
  
  <br></div></div><hr><div>

  <br>_______________________________________________<br>CLUSTER mailing 
  list<br><a href="mailto:CLUSTER@radio-amador.net" target="_blank">CLUSTER@radio-amador.net</a><br><a href="http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster" target="_blank">http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster</a><br>

</div></blockquote></div><br><hr>Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! <a href="http://www.livemaps.com.br/index.aspx?tr=true" target="_blank">Experimente já!</a></div></div>
</div><div><div></div><div class="h5">
<br>_______________________________________________<br>
CLUSTER mailing list<br>
<a href="mailto:CLUSTER@radio-amador.net" target="_blank">CLUSTER@radio-amador.net</a><br>
<a href="http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster" target="_blank">http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster</a><br>
<br></div></div></blockquote></div><br><br clear="all"><br>-- <br>Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal<br><br> Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não ao PLC. Proteja o ambiente<br>

----------------------------------------------------------- <br><br>Este e-mail destina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- no campo &quot;ASSUNTO&quot;, ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas<br>

configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a<br>legislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE do<br>Parlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).<br>
</div>
<br>_______________________________________________<br>
CLUSTER mailing list<br>
<a href="mailto:CLUSTER@radio-amador.net">CLUSTER@radio-amador.net</a><br>
<a href="http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster" target="_blank">http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster</a><br>
<br></blockquote></div><br>