ARLA/CLUSTER: Radioamadorismo e conflitos armados

Manuel Jesus mojesus pedradaciencia.com
Sexta-Feira, 18 de Maro de 2022 - 20:34:22 WET


Este texto é exemplar merece 5 estrelas. É o que tenho a dizer, nada mais correto.

Também lamento esta atitude  bastante incorreta e lamentável no seio do radioamadorismo mundial. no meu ponto de vista claro, esta é uma situação lamentável dos colegas Americanos e Ingleses. Não é de forma nenhuma correta nem democrática, esta atitude demonstrada  de tão negativa para o radioamadorismo, lançou as bases da corrosão que nunca deveria acontecer, lamento profundamente, o radioamadorismo mundial não merecia e os radioamadores só podem lamentar este péssimo exemplo demonstrado perante a comunidade mundial, sempre até hoje tínhamos demostrado ser um exemplo a seguir!

73.

CT1AXZ

Manuel Jesus 

 

De: cluster-bounces  radio-amador.net <cluster-bounces  radio-amador.net> Em Nome De José Luís Proença
Enviada: 18 de março de 2022 18:54
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER <cluster  radio-amador.net>
Assunto: ARLA/CLUSTER: Radioamadorismo e conflitos armados

 

A estupidez humana é tão infinita que há “humanos” que aprovam, vivem e têm lucro com as guerras. 

Mas, felizmente, a maioria dos humanos desaprova guerras. 

Nas guerras há inevitavelmente interesses, desses, é quase sempre o econômico porque algum país envolvido (ou invadido) tem recursos económicos valiosos, se assim não for, esses conflitos não estão no radar dos media. 

As grandes potências digladiam-se nas Nações (nada) Unidas num mar de hipocrisias e cinismo, já é assim há décadas.

Depois, no que toca a sanções por motivos de guerra e direitos humanos, temos países que deveriam estar calados e, quando chegasse a vez deles, deveriam estar calados.

Perguntarão: mas o que é que isso tem a ver com radioamadorismo?

Tudo e nada ao mesmo tempo.

Nesta invasão da Rússia à Ucrânia houve entidades ligadas ao radioamadorismo que se insurgiram e tomaram partido por uma das partes, neste conflito em especial, banindo colegas Russos e Bielorussos de participar em concursos e/ou actividades levadas a cabo por elas. 

Quando vi a notícia fiquei pasmado, ainda por cima essas “sanções” virem de entidades em que os seus países já entraram de forma directa ou indirecta em N conflitos. 

Exactamente pela infinita estupidez humana, já houve muitas guerras/bombardeamentos:

𝘾𝙤𝙧𝙚𝙞𝙖 - 1950-1953, 𝙂𝙪𝙖𝙩𝙚𝙢𝙖𝙡𝙖 – 1954, 𝙄𝙣𝙙𝙤𝙣é𝙨𝙞𝙖 – 1958, 𝘾𝙪𝙗𝙖 - 1959-1961, 𝙂𝙪𝙖𝙩𝙚𝙢𝙖𝙡𝙖 – 1960, 𝘾𝙤𝙣𝙜𝙤 – 1964, 𝙇𝙖𝙤𝙨 -1964 -1966, 𝙑𝙞𝙚𝙩𝙞𝙣am - 1961-1973, 𝘾𝙖𝙢𝙗𝙤𝙟𝙖 - 1969-1970, 𝙂𝙪𝙖𝙩𝙚𝙢𝙖𝙡𝙖 - 1967-1969, 𝙀𝙡 𝙎𝙖𝙡𝙫𝙖𝙙𝙤𝙧 – 1980, 𝙉𝙞𝙘𝙖𝙧á𝙜𝙪𝙖 - 1980-1981, 𝙂𝙧𝙖𝙣𝙖𝙙𝙖 – 1983, 𝙇í𝙗𝙖𝙣𝙤- 1983-1984, 𝙇í𝙗𝙞𝙖 – 1986, 𝙄𝙧ão – 1987, 𝙋𝙖𝙣𝙖𝙢á – 1989, 𝙄𝙧𝙖𝙦𝙪𝙚 – 1991, 𝙎𝙤𝙢á𝙡𝙞𝙖 – 1993, 𝘽ó𝙨𝙣𝙞𝙖 - 1994-1995, 𝙎𝙪𝙙ã𝙤 – 1998, 𝘼𝙛𝙚𝙜𝙖𝙣𝙞𝙨𝙩ã𝙤 – 1998, 𝙄𝙪𝙜𝙤𝙨𝙡á𝙫𝙞𝙖 – 1999, 𝙄ê𝙢𝙚𝙣 – 2002, 𝙎𝙤𝙢á𝙡𝙞𝙖 – 2007, 𝙋𝙖𝙦𝙪𝙞𝙨𝙩ã𝙤 – 2007, 𝙄ê𝙢𝙚𝙣 – 2009, 𝙇í𝙗𝙞𝙖 – 2011, 𝙎í𝙧𝙞𝙖 - 2014-2018, 𝘼𝙛𝙚𝙜𝙖𝙣𝙞𝙨𝙩ã𝙤 - 2001-2019 e 𝙄𝙧𝙖𝙦𝙪𝙚 - 2003- 2019. 

A estas todas poderíamos acrescentar as de África que ainda estão a decorrer neste momento. 

As “sanções” a Radioamadores têm algum peso para resolver conflitos armados?

Alguma entidade Oficial ou não, ligada directa ou indirectamente ao radioamadorismo, sancionou os colegas Radioamadores dos EUA ou da Inglaterra por estes estarem ou terem estado directa ou indirectamente envolvidos em conflitos? 

Alguma entidade Oficial ou não, ligada directa ou indirectamente ao radioamadorismo, sancionou os colegas Radioamadores Israelitas ou Palestinianos por estes estarem em conflito constante?

Os colegas Radioamadores Chineses já foram sancionados por alguma entidade Oficial ou não, ligada directa ou indirectamente ao radioamadorismo pelos atropelos aos direitos humanos na China e mais recentemente na opressão a Taiwan?

Os colegas Radioamadores Portugueses foram boicotados ou sancionados por alguma entidade ligada ao Radioamadorismo aquando das chamadas “guerra do Ultramar”?

Por falar em “Ultramar” os colegas Franceses, Belgas e Holandeses foram sancionados?

Obviamente que entre os colegas Russos e Bielorrussos há uma esmagadora maioria de colegas que não concordam com este conflito em particular, mas…o que é que a actividade do Radioamadorismo tem a ver com isso? 

Faz sentido sancionar pessoas que praticam um passatempo que, possivelmente, será de 1% da população desses países? 

Se isso não aconteceu com os atrás descritos, porque está a acontecer agora aos colegas Russos e Bielorrussos?

Não se abriu um grave precedente para situações futuras?

Já houve quem se questionasse o silêncio dos colegas Radioamadores Russos por não dizerem uma palavra contra esta invasão da Rússia à Ucrânia.

Mas os colegas Russos podem opinar?

Enquanto Radioamadores, deveriam opinar?

Nós, enquanto cidadãos, podemos e devemos nos unir e manifestarmo-nos contra qualquer tipo de guerra, seja ela onde for e qual for.

Uma coisa é o radioamador enquanto cidadão, outra diferente é enquanto Operador de uma Estação Emissora que tem o potencial de se comunicar com o mundo.

A Rádio que praticamos tem um alcance mundial e é um meio poderoso (em distância) de comunicação, usar esse meio que temos à disposição para fazer dela um qualquer tipo de "arma", vai contra todos os princípios da deontologia do Radioamador.

Assim, e na minha opinião, a Radio Society of Great Britain-RSGB e a Revista CQ abriram um grave precedente que em nada abona para a união dos Radioamadores ou para a resolução do conflito armado que temos actualmente na Europa. É certo que estas duas entidades são livres de fazerem o que bem entenderem, mas, a sua credibilidade e respeito, quase desaparece com este precedente.

No que a mim diz respeito, vou continuar a fazer QSOs com colegas Russos, Israelitas, Chineses, Cubanos, Americanos, Indonésios, Afegãos e todos aqueles que já estiveram ou estão em conflitos armados e/ou económicos.

Parafraseando a IARU:

“Os Radioamadores são apolíticos e focados na promoção e defesa do rádio amador e dos serviços de rádio amador. O serviço de rádio amador é sobre auto-instrução nas comunicações e amizade entre as pessoas”.

“A grande infecção da inteligência é o cinismo; a incapacidade - involuntária ou deliberada - de distinguir, por detrás da complexidade do mundo, a simplicidade sem adversativas que separa o certo do errado”.
@ricardomsantos

As sanções:

https://rsgb.org/main/blog/news/gb2rs/headlines/2022/03/04/rsgb-statement-the-russian-federation-and-belarus/

https://dxnews.com/forum/forum/contesting/41695-cq-to-limit-contest-participation-russia-belarus

 

Antes que me mandem fazer Rádio, estou nos 145.350 MHz.

 

73 de José Luís Proença, Operador do Posto Receptor/Emissor CT1GZB
ARVM #53, REP #1418, SKCC #8178, NRA PN#077, ARRLx #054, GPCW #007
http://ct1gzb.blogspot.com

-------------- prxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20220318/78dfb10e/attachment.html


Mais informaes acerca da lista CLUSTER