ARLA/CLUSTER: Partilha de experiência

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Sábado, 28 de Agosto de 2021 - 17:38:08 WEST

Caros colegas,

Por muito que me esforçasse para contribuir com tópicos para este fórum (ou para dar continuidade ao fantástico trabalho do nosso saudoso João Costa), cedo cheguei à conclusão que não é um objetivo realista para os meus atuais compromissos profissionais e familiares.

Hoje, porém, resolvi partilhar convosco a forma como me foi permitido ser surpreendido, há escassas semanas, quando o meu sinal em 144 MHz foi escutado nas Caraíbas, pela estação FG4ST, a aproximadamente 5.680 quilómetros.

Tal como escrevi a um colega que simpaticamente me contactou sobre este assunto (e penso que está entre os destinatários desta lista),  limitei-me a fazer algo que, aparentemente, mais ninguém se lembrou.

Após uns contactos com as ilhas Canárias, resolvi movimentar a antena um pouco mais para Leste.

Na verdade, a antena nem estava apontada para o azimute correto, mas sim para Trindade e Tobago e para as ilhas mais a Sul das Caraíbas.

Não recebi qualquer sinal da estação FG4ST, muito provavelmente por causa das interferências locais que me impedem de receber nalguns momentos no QTH rural.

A antena tem 8 elementos apenas e estava a emitir com 100 W. Polarização horizontal.

A lição aprendida foi não seguir apenas a experiência e os ensinamentos do óbvio, apontar, por vezes, a azimutes pouco prováveis (o que faço há muito tempo), ter paciência e consultar os mapas de previsão da propagação.

É simples 😊

Só tenho pena de não estar a habitar permanentemente lá em baixo na terra prometida.

Um abraço e...

73 de Miguel Andrade (CT1ETL)

IM58js  CQ Zone 14   ITU Zone 37

 <http://www.qrz.com/db/CT1ETL> www.qrz.com/db/CT1ETL