ARLA/CLUSTER: Radioastronomia

Miguel Pelicano miguel.pelicano gmail.com
Terça-Feira, 3 de Novembro de 2020 - 18:40:34 WET

Caros, boa tarde!

Inspirado pelo trabalho e exemplo do colega CT1TE, António Magalhães,
resolvi por mãos à obra e tenho feito algumas coisas na receção da Linha de
Hidrogénio, 1420.4MHz.
Ponho aqui a minha primeira tentativa de um time lapse de um trânsito da
galáxia. A parabólica ficou imóvel, aproveitei a boleia da rotação da
terra...
O software de tracking é o Radio Eyes em conjunto com o PSTRotator, o SDR é
o RSPdx da SDRplay.
Parabólica de 3m de diâmetro, LNA dos 23cm (à falta de melhor...), o feed é
uma helicoidal LHCP.
O sinal é afetado pelo Doppller, por isso se vê uma "bossa", por vezes até
mais do que uma.

https://youtu.be/O0O5OZFX5dI

73, Miguel
CT1BYM