ARLA/CLUSTER: Interessante discussão no Brasil sobre equipamentos e acessórios homologados para o serviço de amador. Será que ameaça o radioamadorismo.?

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Mensagem original-----
De: Araucaria <araucaria-bounces  araucariadx.com> Em Nome De py5vc  gevaerd.org
Enviada: 24 de maio de 2020 13:26
Para: py2ny  arrl.net; 'Grupo Araucaria de Radioamadorismo'
<araucaria  araucariadx.com>
Assunto: [Araucaria Dx] RES: Fadados a extinção

Vitor, bom dia

Em nenhum ponto da CP30 se fala em serviço de radioamador.

Antenas, Cabos, Conectores para serem comercializados no Brasil DESDE
SEMPRE tiveram a obrigação de serem homologados.

E isso é feito, para que não sejam colocados no mercado, produtos de
qualidade questionável, imagine a situação, gastamos U$ 3, 4.000,00 em
um rádio, U$ 5 7.000,00 em um linear, mais R$ 10.000,00 em torre, mais
R$ 10.000,00 em acessórios diversos... montamos as antenas e na hora
de utilizar, o conector que compramos, que veio de um fornecedor
conhecido, é uma porcaria, vazando RF, ou o cabo veio com a blindagem
insuficiente para nossas necessidades... vamos reclamar pra quem?
Então, insumos homologados, são para o nosso benefício, não contra nós
ou contra nosso hobby.

E, somos OUTORGADOS, PERMISSIONÁRIOS, quer dizer, temos a permissão do
Governo Federal, “proprietário” do espectro de frequência dentro do
território brasileiro, representado pela Agência Nacional de
Telecomunicações, para utilizarmos faixas desse espectro, para nosso
hobby, mas, para que haja efetivamente essa PERMISSÃO ou OUTORGA,
somos obrigados, por força de Lei, a cumprirmos regulamentos, normas e
Leis que regem o Serviço OUTORGADO, sob pena de cessação da outorga,
encerramento da permissão...

Nós não somos donos das frequências, não somos donos nem de nossos
indicativos, temos apenas a permissão para utilizá-los.

O nosso grande defeito é desconhecermos as Leis e Normas que regem as
telecomunicações no Brasil.

Temos que acabar com as teorias de conspiração, de que a Anatel quer
acabar com isso, acabar com aquilo, que é contra radioamador, Em
resumo, ninguém está, esteve ou estará obrigando radioamador a
homologar antenas.

73 de PY5VC