ARLA/CLUSTER: Tropo ?

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Bem gostaria meu querido Amigo Emmanuel.

Infelizmente o meu estado de saúde já não me permite ir para a Serra
da Arrábida fazer concursos da maneira que gostaria.

Já não consigo transportar uma bateria, quanto mais montar 3 antenas
direccionais. Hoje vivo das gratas recordações e dos momentos
fantásticos que lá passei. Aconteceu-me um pouco de tudo e tenho um
manancial invejável de historias para contar aos netos, passando por
fotos de casamento tendo por pano de fundo as minhas antenas, até a um
para-pente que na descolagem quase me levou toda a instalação com ele.

A nível de radio relembro-me uma vez que instalamos toda a
parafernália de equipamentos e no fim alguém se tinha esquecido do
microfone do radio em casa. Os contactos mais difíceis que mais gozo
me deram efectuar eram com o Jordi (EA3EZG) em VHF e o saudoso Paco
(EA3FTT) em UHF nos Pirenéus. O malogrado Paco faleceu poucos meses de
ele e o Jordi me terem vindo visitar a Portugal; e ainda com essa
figura ímpar das Muy Altas Frequências espanholas (ele não gostava de
que me referisse a Espanha, ele era um Catalão de gema) o Pau (EA3BB)
também já falecido e que sabendo que iria morrer antecipadamente,
deixo-nos uma das mais impressionantes mensagem para ser publicada
pelo Jordi no dia da sua morte. Ainda hoje me veem as lágrimas aos
olhos quando recordo essas palavras de um grande amigo e mestre que
operou "en portable" durante 33 anos.

Foram momentos verdadeiramente inesquecíveis em que se contavam
naquela altura pelos dedos o numero de estações portuguesas que
operavam nos concursos em VHF/UHF. Existiram muitos concursos em que
só estávamos duas estações portuguesas em concurso, eu na Serra da
Arrábida como CT1FBF/P e o José Carlos (CT1DHM) em Lamego.

Um forte abraço e muito obrigado pelo seu amável convite Emmanuel.

João Costa (CT1FBF)