ARLA/CLUSTER: O que é que se está a passar?

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Domingo, 22 de Março de 2020 - 13:31:24 WET

Caros colegas,

Estando em casa em regime de teletrabalho, desde a passada segunda-feira,
nunca operei tantas horas de rádio em emissão por dia, como agora.

Mesmo nos dias úteis, durante cerca de 4 horas por dia (raramente menos) uso
as radiocomunicações, porém dispersas por momentos diferentes.

Vou no entanto mantendo sempre em receção uma estação repetidora analógica
de VHF (CQ0VARB) e outra de DSTAR (CQ0DSA).

O que acabo de descrever é inédito, pelo menos nos últimos 30 anos, no meu
caso em particular.

Poucos são os QSO’s em 2 metros ponto-a-ponto que consegui na última semana,
geralmente todos eles com os mesmos colegas e após encontro prévio na
estação repetidora analógica de VHF. O que é pena, pois estivemos em risco
de perder esta banda recentemente.

Com outro colega fiz ainda uns testes de BLU em 70 cm e um outro teste,
tanto de FM como de BLU em 23 cm (este último com resultados francamente
dececionantes, diga-se em abono da verdade).

Talvez o tráfego de radiocomunicações esteja bem melhor em DMR, assim o
espero, mas confesso que não tenho feito escuta por apenas dispor de um
equipamento portátil, no entanto ligá-lo-ei também, a partir de amanhã, nos
TG 268 e 915, alternadamente.

Provavelmente as diferenças do o que acabo de descrever e o tráfego de
comunicações que acontecia nos “bons velhos tempos”, será apenas resultado
da coincidência de não ter escolhido as frequências certas onde estarão
todos vós, pelo que os vossos testemunhos também seriam importantes.

Nas que escolhi, estou a ser acompanhado por longos silêncios, alternados
pelas infelizmente ainda habituais utilizações da estação repetidora
analógica de VHF por pessoas não certificadas com o CAN, o que não é de todo
invulgar quando as estações repetidoras estão silenciosas por tanto tempo e
não é necessário comprovar-se a habilitação necessária quando da compra de
um equipamento barato para o serviço de amador, sobretudo se a encomenda for
efetuada via Internet ao estrangeiro.

Repito no entanto que esta pode ser apenas uma experiência unicamente
relacionada com o facto de estarmos todos ativos, mas dispersos.

Mas voltemos ao início.

Tenho feito muitas horas de emissão, a maioria em FT8, uma vez que os
restantes modos digitais que aprecio estão cada vez mais votados ao
abandono.

Tenho pena de não escutar mais tráfego nas estações repetidoras, em
particular naquelas que tenho seguido nos últimos dias.

Estou preocupado por não comunicar com colegas pelos quais tenho muita
estima, pois não sei nada deles, uma vez que não uso as redes sociais nem o
Telegram para comunicar, em particular com radioamadores. Aliás, vários
leitores deste tópico poderão testemunhar que já interrompi chamadas
telefónicas para os convidar a continuarmos a conversa via rádio.

Agora que se fala tanto das preocupações com o radioamadorismo, pensem nesta
minha experiência individual.

Um abraço e...

73 de Miguel Andrade (CT1ETL)

IM58js  CQ Zone 14   ITU Zone 37