ARLA/CLUSTER: Re: A Rádio Observador chegou à Finlândia em 98.4 FM

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sábado, 25 de Julho de 2020 - 13:28:20 WEST

Não posso estar mais de acordo com o Matias. Aliás, o radio-escuta
finlandês acho que era capaz de explicar muito melhor.

Efectivamente a Finlândia tem uma comunidade de radio-escutas das mais, se
não mesmo a mais, importante do Mundo; mas não só em VHF-FM como
especialmente em Ondas Longas e Médias e com locais específicos com antenas
para estas bandas tipo Beverage com km de comprimento.

Lemmenjoki na Finlândia, é um local mítico para os radio-escutas a nível
mundial, sendo considerado o paraíso para o DXismo de ondas longas e
médias, onde existe uma base para escuta numa cabana,  a 1100 quilômetros a
Norte de Helsínquia onde ao todo tem 15 antenas tipo Beverage e Long Wire
dispostas em estrela, cada uma com 800 a 1000 metros de extensão para
receberem especialmente emissões em onda media e onda longa de todo Mundo.

http://www.dxing.info/dxpeditions/lemmenjoki_pp.dx

João Costa (CT1FBF)