ARLA/CLUSTER: Filme clássico sobre radioamadorismo recebe nova tradução para português

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 6 de Julho de 2020 - 09:23:00 WEST

"Se todos os homens do mundo": Filme clássico sobre radioamadorismo recebe
nova tradução para português
<https://1.bp.blogspot.com/-LSwQfG6M_2I/Xtmps-Q6ItI/AAAAAAABz3g/70XsdlM7_noO4W-3ZNHjWIZ9nJseLdfXACK4BGAsYHg/s700/se-todos.jpg>
*Por Alisson, PR7GA <pr7gabi  gmail.com>*

*[LINK ATUALIZADO!]* Há algum tempo atrás, eu ouvi falar de um antigo filme
francês dos anos 1950 que tratava sobre o radioamadorismo. Em português, o
filme recebeu o título "Se todos os Homens do Mundo" (original: "Si tous
les gars du monde"). Na época, o então presidente Temer citou o filme por
ocasião da assinatura da autorização para migração das emissoras AM para
FM.

<https://1.bp.blogspot.com/-Ad5nX5KgNmw/XtmqH6LakpI/AAAAAAABz30/NY046djJPKAi9ufkhsqQzvgqLfbwR_FGwCK4BGAsYHg/s394/MV5BMTNiOTMzOTUtMWExNy00OTkzLWJmNjUtZGRiNjQ0ZjMwMDY0XkEyXkFqcGdeQX_zVZsJDx-1.jpg>

O enredo:

*Lutece, um barco de pesca, enquanto navegava pelo mar no Norte, viu a sua
tripulação de doze marujos ficar doente após comerem presunto estragado, o
que os contaminou com botulismo. Com o rádio da embarcação quebrado, o
capitão pediu ajuda na faixa dos 20 metros através de um transceptor de
radioamador. A chamada é captada por um jovem operador francês. Daí para
frente, uma corrente de solidariedade foi criada para enviar vacinas para o
barco em perigo em alto mar, enquanto os pescadores iam caindo doentes um
após o outro, à exceção de um deles que, por ser muçulmano, não comia carne
de porco e escapou. O filme retrata a tensão crescente no barco e as idas e
vindas com o objetivo de salvá-los, o que requereu a coordenação de várias
pessoas que não se conheciam antes, alguns até moradoras de países inimigos
entre si.*

O filme é especial sob vários aspectos. Teve a REF, uma espécie de "LABRE
francesa", como consultora, inclusive o presidente da entidade na época
emprestou sua própria estação para utilizar no filme, bem como corrigiu os
diálogos para que retratassem com mais fidelidade um contato real entre
radioamadores. Também contou com colaboração de vários radioamadores,
inclusive ao menos um dos indicativos utilizados no filme é real e
pertenceu a um radioamador que colaborou com a produção, também emprestando
equipamentos.

Desde então venho tentando encontrar este filme para assisti-lo, sem
sucesso. Porém, há cerca de um mês, encontrei o site
<https://ec1dj.wordpress.com/> do colega espanhol Miguel EC1DJ, no qual ele
disponibilizou uma versão restaurada e em alta definição do filme com
legendas em espanhol. Prontamente baixei o filme e tive a ideia de
traduzi-lo para o português, pois embora sejam muito semelhantes, certas
expressões e detalhes se perdem numa leitura "portunhola" de quem não
conhece bem o idioma de Cervantes - meu caso!... hi

<https://1.bp.blogspot.com/-NjcWXHSk-NA/XtmqPkOpcEI/AAAAAAABz4A/ihhwC0tbt6Q3bNnUUUmTFkwOPRcM-1mOwCK4BGAsYHg/s395/aff_tous_gars_monde-04.jpg>

Fiz contato com Miguel, que de pronto me respondeu e gentilmente me enviou
sua tradução, bem como uma cópia "limpa" do filme, sem as legendas. Daí,
passei ao trabalho de tradução, que me tomou um fim de semana inteiro entre
a tradução das expressões, pesquisa de termos náuticos e outros, consulta
aos "universitários", e muito mais.

Trabalho findo, eis que meu amigo PS7DX me envia uma cópia do áudio do
filme *dublado em português!* Foi uma dublagem feita, imagino eu, nos anos
de 1960, a julgar pelas vozes familiares de quem cresceu ouvindo séries
como *Jeannie é um Gênio, Jornada nas Estrelas*, e outras, bem como os
desenhos da *Hanna-Barbera (*eis a justificativa de meus cabelos brancos
hi).

Com esta maravilhosa fonte como referência, fui revisar toda a tradução.
Correções foram feitas, falas foram substituídas/reduzidas para maior
fluência e entendimento do enredo, inclusive observando a correta tradução
de termos conhecidos por nós, como o código ". Agora, agora tenho a alegria
de compartilhar com todos os amantes do hobby mais legal do mundo e adeptos
da mais antiga rede social deste planeta este excelente filme.

*O filme estava disponível no Youtube mas este bloqueou o filme. Mas já o
disponibilizei noutro site. Veja abaixo:*

*ATENÇÃO! *Tenho recebido alguns avisos que alguns colegas não estão
conseguindo reproduzir o vídeo, aparecendo uma mensagem de erro.
Aparentemente é um problema com o navegador Chrome. Fiz alguns testes e
aparentemente com outros navegadores o problema não ocorre. Caso isto
aconteça, tente com o Firefox ou outro navegador. Caso não consiga, como
último recurso, tente assistir ou baixar por este link:
https://archive.org/download/se-todos-os-homens-do-mundo/se%20todos%202.mp4

Se gostar, compartilhe. Vale a pena. O link direto para o filme é
https://archive.org/details/se-todos-os-homens-do-mundo e neste link é
possível fazer o download integral deste filme.

Viva o radioamadorismo!

*Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!*

*Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB <http://zap.ecra.club/>*
*Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
<http://telegram.ecra.club/>*
*Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA
<https://twitter.com/qtcecra>*