RE: ARLA/CLUSTER: Não façam aquilo que eu faço: EUA acusam Huawei de ter backdoors para espiar comunicações
Guiatel
amarques guiatel.net
Quinta-Feira, 13 de Fevereiro de 2020 - 11:51:11 WET
... Valha-nos que alguém põe as mãos no fogo pelas intenções e actuações dos chineses . Então se é possível preparar os equipamentos para acções de espionagem, porquê arriscar ? Porquê, ainda mais, alimentar a economia chinesa em detrimento da própria e dos países "não inimigos" ? Porquê querermos mandar na casa dos outros , em termos de impor de que mercearia deve gastar ?
CT1RH-Afonso Marques
-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces radio-amador.net <cluster-bounces radio-amador.net> Em Nome De João Costa > CT1FBF
Enviada: 13 de fevereiro de 2020 11:28
Para: Cluster-ARLA <cluster radio-amador.net>
Assunto: ARLA/CLUSTER: Não façam aquilo que eu faço: EUA acusam Huawei de ter backdoors para espiar comunicações
Os EUA continuam com a sua campanha anti-Huawei, agora reforçando as acusações de que a empresa chinesa tem backdoors que lhe permitem espiar as comunicações que passarem pelos seus equipamentos, mas sem avançar com provas concretas.
Continuando a passar ao lado da questão essencial - de que, independentemente do fabricante do equipamento, se deverão implementar as devidas medidas de segurança que permitam detectar comportamentos anómalos e impedir acessos indevidos - os EUA vão apenas repetindo insistentemente que a Huawei anda a espiar as comunicações mundiais.
Um alerta que não deixa de parecer uma simples campanha de desinformação, vinda de um país que durante décadas esteve a espiar praticamente todo o mundo (e que seguramente o continuará a fazer de todas as formas que puder).
Precisamente por isso, talvez não seja do seu interesse abordar a questão da segurança pela vertente de neutralizar esse tipo de acessos indevidos, e em vez disso continuar a pintar a imagem da Huawei como o inimigo a abater.
Aliás, torna-se ridículo que a "solução" que já vai sendo avançada pelos EUA é a de eventualmente comprarem em empresas como a Nokia e a Ericsson, para que garantissem que esses equipamentos seriam seguros - talvez esperando que todos os seus aliados sofram de amnésia colectiva e se esqueçam do que se passou com a Crypto AG.
É triste vivermos num mundo em que as escolhas se resumam a ser mais espiado por uns ou por outros, e onde a única solução será apostar cada vez mais em sistemas de encriptação open-source e end-to-end, que garantam a privacidade dos cidadãos e utilizadores independentemente de quem os puder estar a espiar. Mas infelizmente, parece ser essa a realidade, e a única parte positiva é que isso inevitavelmente irá fomentar o desenvolvimento e adopção dos ditos sistemas.
Fonte: Aberto Até de Madrugada
Mais informações acerca da lista CLUSTER