Re: ARLA/CLUSTER: O registo (quase que OBRIGATÓRIO) da sua morada e a actualização imediata destes dados no QRZ.COM

CT1FOQ - Rodrigo Nunes (Rod) ct1foq gmail.com
Terça-Feira, 11 de Fevereiro de 2020 - 16:19:51 WET

Boa tarde colega Bruno Afonso

Há vários sites.
Tem aqui o link para a página do F5UII
https://www.f5uii.net/en/qsl-cards-printers-in-world-imprimeurs/ onde pode
encontrar uma série de links para sites que "fazem" QSL´s.
Já mandei fazer 2 vezes 1000 QSL´s e o mais barato é mandar fazê-las na
Bulgária. (ex: http://www.qslprint.com/english/contacts.html e
http://www.lz1jz.com/). Para além de tratarem do aspecto gráfico, os preços
são imbatíveis e não paga despesas com a alfândega porque é um país da UE.
Em termos de qualidade tem o https://on5ur.be/ (Bélgica) e
https://www.ux5uoqsl.com/ (Rússia). São onde as principais Dx´Pedition
mandam fazer as QSL´s. Claro que a qualidade paga-se e os preços não têm
nada a ver com os da Bulgária.  A Rússia tem o inconveniente de não ser da
UE e ter que pagar despesas com a alfândega.
Em Portugal, salvo opinião contrária e não discutindo a qualidade, os
preços são muito elevados. Há tipografias que levam mais por 100 QSL´s que
nalguns sites por 1000. A vantagem é que pode acompanhar as provas até ao
resultado final, enquanto mandando fazer no estrangeiro só quando as
recebe, o que às vezes pode ser uma desilusão.
Como sistema "revolucionário" tem o http://www.globalqsl.com/ . O colega
cria o "desenho" da sua QSL, faz o upload do seu Log e o Global QSL imprime
automaticamente as QSL´s com os dados do QSO e envia-as para os diversos
Bureau. O inconveniente é que não tem acesso à sua QSL física e há queixas
de alguns colegas que algumas QSL´s não chegam aos Bureau.

73 de

*Rodrigo Mata Nunes (Rod) - CT1FOQ*
Tesoureiro da A.R.C. - Associação de Radioamadores de Coimbra

Bruno Afonso <brunomiguelvafonso  gmail.com> escreveu no dia terça,
11/02/2020 à(s) 00:50: