ARLA/CLUSTER: Quem é o radialista do Polo Norte que o Nuno Markl nos apresentou?

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 9 de Abril de 2020 - 08:43:24 WEST

Em Longyearbyen, no Ãrtico, uma cidade onde todos se conhecem, ninguém sabe
a verdadeira identidade de Lockhood, que saltou para a ribalta por causa de
um humorista português.
Paula Freitas Ferreira
08 Abril 2020 — 20:58
Cal Lockwood é o nome de estúdio do locutor da rádio Arctic Outpost.
 | foto Instagram
Longyearbyen, a cidade com pouco mais de 2000 habitantes, em Svalbard, no
Ãrtico, de onde é feita a emissão da Arctic Outpost. | foto DR

O título acima pode ser considerado *clickbait*, mas Cal Lockwood (este não
é o seu verdadeiro nome) quer permanecer um mistério. O homem que põe no
ar, sozinho, no distante arquipélago de Svalbard - o lugar habitado mais
próximo do Polo Norte - uma rádio que só passa música da primeira metade do
século XX, e que por culpa de Nuno Markl - e dos fãs portugueses -,
<https://www.dn.pt/cultura/alo-arctic-outpost-a-radio-no-polo-norte-que-nao-tinha-ouvintes-e-hoje-tem-40-mil-todos-portugueses-12016816.html>já
passou Mário Laginha, José Mário Branco, Amália e Carlos Paredes, merece o
nosso respeito.

A verdade é que também não respondeu às perguntas do DN, enviadas para a
sua caixa de mensagens no Instagram, por estes dias a abarrotar de pedidos
de entrevista.

Não sabemos nada de Cal Lockwood mas, mesmo assim, sabemos praticamente
tudo o que importa. Que nos dá música do período entre 1902-1958, "Big
Band, Jazz, Vintage Country e Blues", e que nos seus diretos na Arctic
Outpost <https://www.nordiclodgeradio.com/arctic-outpost> também dá conta
da meteorologia naquele lugar remoto que ainda pertence à Noruega.

*Sabemos também que talvez seja o diretor e locutor da única rádio no mundo
que faz alertas sobre avistamentos de ursos polares. *Entre uma faixa de
Sinatra e outra de Judy Garland, do Ãrtico para o mundo inteiro, também já
se ouviu o Pica do 7, de António Zambujo. A voz de Cal Lockwood faz lembrar
a de um qualquer locutor da era do Great Gatsby.

Desde o direto da semana passada no programa de Bruno Nogueira
<https://www.instagram.com/p/B-NH5zxBCXF/>, "Como é que o bicho mexe", onde
o radialista do Polo Norte nos foi apresentado, Cal passou de três
seguidores no Instagram <https://www.instagram.com/cal_lockwood/?hl=pt> (dois
deles eram o próprio Nuno Markl e Ana Galvão), para mais de 62 mil, a
maioria portugueses.

A primeira música portuguesa a estrear na Arctic Outpost
<https://www.nordiclodgeradio.com/arctic-outpost> foi ""Fuga em Fá Maior",
de Mário Laginha, e por sugestão do ator português Nuno Lopes
<https://www.instagram.com/p/B-blmk_jmXg/>.

*"Acho que foi uma escolha do Cal, essa música, nós só sugerimos o
artista", conta Markl ao DN*, ainda surpreendido com as repercussões da
história do radialista do Polo Norte.

Vera Fernandes, colega de Nuno Markl na Rádio Comercial, até lhe lhe disse
que *a história de Cal e da sua rádio parece "um conto de Natal" em tempos
de pandemia.*

Na terça-feira, espreitando o site -o servidor foi reforçado entretanto e
atualmente está alojado no site do Nordic Lodge Radio - tudo devido ao
*boom* de ouvintes trazidos à boleia do programa de Bruno Nogueira, foi
preciso olhar duas vezes para o separador aberto no computador. *Sim, é
mesmo a Arctic Outpost, e está a passar "Inquietação" de José Mário Branco.*

Markl anda extasiado com os últimos desenvolvimentos da sua sugestão no
direto do Instagram e explica como se lembrou da rádio que segue há quase
dois anos.

"Isto começou quando descobri uma app - a Radio Garden
<http://radio.garden/visit/amadora/W7bKDY4Q> - que mostra o globo terrestre
e cada pontinho verde no mapa é uma rádio, ou várias.* Fui pesquisar para
ver se havia alguma no Polo Norte e vejo um pontinho naquela ilha.
Carreguei e começo a ouvir aquelas músicas.* Durante muito tempo ouvia o
Cal, depois lembrei-me de o sugerir no direto do programa", recorda o
humorista, que confessa adorar a mística da Arctic Outpost e do seu
especial locutor.

"Nem sei se é norueguês ou norte-americano, também não sei a idade nem a
profissão", confessa Markl. Não sabemos em Portugal, como também não se
sabe em Longyearbyen, a cidade com pouco mais de 2000 habitantes de onde é
feita a emissão da rádio.

"Ao meio-dia - quando tocava "If I Had My Way", pelos The Harmonicats -
havia 209 ouvintes ativos em Portugal, seis em Espanha e no Reino Unido, e
dois (ou menos) em outros seis países", escreve o site icepeople.net
<http://icepeople.net/>, que se define como o "o jornal alternativo mais a
norte do mundo".

O site confirma o que Nuno Markl já nos tinha contado: a rádio AM de Cal
Lockwood tem ouvintes em Longyearbyen, *mas num sítio onde todos se
conhecem ninguém sabe quem é o radialista que saltou para a ribalta por
causa de um humorista português.*

Foram, por isso, ouvir a opinião de Nuno Cruz, um português residente na
cidade e ele próprio um ouvinte da rádio.
Longyearbyen, a cidade com pouco mais de 2000 habitantes, em Svalbard, no
Ãrtico, de onde é feita a emissão da Arctic Outpost.© DR

*"Este homem é um mistério para mim e para a maior parte da comunidade,
porque ele não está no Facebook, ele não está em lado algum",* disse o
português. Carl está agora no Twitter  <https://twitter.com/lockwood_cal>-
segue Bruno Nogueira e Nuno Markl, e anda a ver se ganha coragem para
entrar num direto do programa 'Como é que o bicho mexe´".

Tão desconhecido na cidade onde tem o estúdio da rádio, que houve quem
desconfiasse que realmente existisse. O site rastreou o IP de onde chegaram
as respostas de Lockhood, via email, e confirmou que de facto chegaram da
pequena cidade do Ãrtico. *Então, qual a razão para tanto mistério?*

"Existem muitas pessoas que querem conhecer-me e conhecer a rádio, mas eu
nunca ambicionei qualquer fama.* Sou uma pessoa MUITO privada.* Afirmei-o
várias vezes no ar: só quero passar música para pessoas que a queiram
ouvir, e essa é a minha prioridade.* Tenho tido vários convites para
fazer live streams e dar entrevistas desde há uma semana, mas ainda não dei
nenhuma*", explica Cal ao icepeople.net.
<http://icepeople.net/2020/04/06/feverishly-cool-arctic-outpost-radio-am1270-hosted-by-local-man-of-mystery-cal-lockwood-goes-from-three-followers-to-40000-in-hours-due-to-viral-reaction-fromportugal/>

Um dos convites partiu de Nuno Markl e de Bruno Nogueira.

"Na ultima mensagem que ele me mandou eu percebi que ele estava feliz mas
também assustado com tudo isto", conta Markl. "Eu estava a insistir para
ele entrar no direto que fazemos à noite - disse-lhe que é muito breve, não
é uma entrevista, que só lhe queremos dizer um 'olá' e dizer que estamos
ligados ao Polo Norte, mas ele disse ia pensar, porque é uma pessoa muito
privada".

"*Há um lado em mim que queria que ele aparecesse, mas depois há outro lado
que quase não deseja que ele o faça *- *porque acho que isto tem uma
mística muito especial*", confessa o humorista, para quem esta é a história
mais bonita da quarentena.

"É uma rádio do Polo Norte que está a tornar as vida das pessoas melhores,
mesmo à distancia", diz o humorista. Com uma grande ajuda dos portugueses