De: Hugo Silva [mailto:hugo.silva  paragrama.net]
Enviada: 1 de abril de 2020 00:01
Para: ct1etl  gmail.com; Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
<cluster  radio-amador.net>
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: SSTV 2m

Boa noite, e desde já agradeco-lhe a  ajuda.

On Tuesday, 31 March 2020 21:39:15 WEST you wrote:
> Caros colegas,
>
> A desvantagem de nem todos os dias dar atenção ao correio eletrónico é
> que por vezes chegamos tarde demais aos assuntos, nos dias que correm.
> A vantagem é de que outros já podem ter dado uma boa resposta antes,
> como é o caso.
> No próximo dia 11-04-2020, às 21:30, terá lugar a última sessão de
> SSTV na estação repetidora de VFH da Serra da Arrábida (CQ0VARB).

Ao ler as suas palavras lembro-me de uma vez ter lido algo sobre o assunto,
e até ter pensado em participal, apenas de uma forma passiva pois não tinha
como transmitir,mas calhou num fim de semana mau para mim. Tinha ficado com
a ideia que teria sido algo esporádico, mas admito que me possam ter
escapado algumas mensagens nesta lista. Fico com pena que o encontro
termine, mas lendo o resto da sua mensagem percebo o seu sentimento.

> Estas emissões tiveram lugar durante vários anos. No início aconteciam
> mesmo todos os meses e com a participação de muitas estações.
> Foram utilizados várias modalidades de televisão de varrimento lento e
> a maioria dos modos de varrimento.
> Há muitas mensagens com os anúncios e com resultados nos arquivos
> deste fórum. É só fazerem uma pesquisa.
> Infelizmente esta iniciativa perdeu interesse e em 2019 apenas numa
> das sessões aparecerem 2 estações para trocarem imagens, pelo que o
> pedido de licenciamento não vai ser renovado.

Os interesses mudam, talvez vão evoluindo? De vez em quando aparece alguém
novo como eu, com pouca experiência, que quer fazer umas brincadeiras para
se entreter... não chega para manter a actividade.

> [...]
> combinar uma sessão de testes.
> A minha quadrícula em isolamento forçado devido à COVID19 é IM58jr.
> Posso operar SSTV nas faixas dos 40, 30 (banda estreita), 20, 17, 12,
> 10 e 2 metros. Se estivermos muito próximos até pode ser nas faixas
> dos 70 e dos
> 23 centímetros, tanto em banda lateral única como em FM (nalgumas das
> modalidades).
> Sextas-feiras à noite é uma oportunidade ótima para mim, mas também
> pode ser em HF durante o fim-de-semana, exceto sábado à noite.

Dia 11 farei tudo para participal, vou aproveitar o tempo entretanto para
refinar a minha "estação", e desde já agradeço a sua disponibilidade para
testes, para já apenas em 2m FM (e 10m talvez), mesmo sem ter a certeza se
consigo chegar ao seu QTH (a minha antena é muito simple e está montada na
varanda).

Para já consegui o seguinte:
- fiz uma emissão em 144.500 FM que captei usando o SDR que está no ISEL, e
descodifiquei a imagem
- fiz uma emissão que foi recebida por um colega (mas entretanto tivemos de
interromper o teste e não sei o report)
- não consegui receber a transmissão do colega, e não sei exactamente o
porquê, há várias possibilidades

Amanhã devo fazer mais uns testes na hora de almoço e depois do expediente.
Vamos a ver como correm...

Obrigado pela disponibilidade, e 73
--
Hugo Silva