Re: Re.: ARLA/CLUSTER: As 5 melhores e mais simples antenas de fio para escuta e emissão em Ondas Curtas.

CT2FZI IM58kr ct2fzi gmail.com
Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2019 - 21:29:14 WEST

Boa noite,

Certo, cada um tem a sua experiencia, e possibilidades de instalacao, mas
como nenhum destes factores está referido na listagem, queria fazer as
seguintes questões:

Como é que a antena "bigodes de gato" é inferior a todas as outras?

Como é que uma antena que é usada como referência para medição do ganho de
todas as outras antenas (porque o ganho de um dipolo é de 1.64dB ou 2.15dBi
(para dipolos de meia onda) é inferior a uma antena que usa um adaptador de
impedâncias para o radio ficar feliz enquanto há perdas pelo calor?

"Uma excelente antena desde que trabalhe com um Sintonizador de Antena" -
como é que esta frase faz sentido?

Qual foi o critério para esta listagem?

Porque não foi incluída uma antena de traps tipo W3DZZ?

Há versões das Windom que variam o racio entre o elemento maior e menor e
que nao necessitam de tuner, porque usam o cabo coaxial como elemento
radiante [por isso a necessidade de um balun de corrente].

Convido-vos a visitar este site para uma antena de 4 (5) bandas sem
necessidade de adaptador de impedâncias (o tal sintonizador de antenas):
http://www.dj0ip.de/off-center-fed-dipole/40m-ocf/version-3/

A antena que uso actualmente, sem necessidade de adaptador de impedancias:
http://www.dxing.eu/w3dzz.html

Construí as duas antenas acima e claramente os resultados são excelentes,
dada a expectativa e as características isotropicas.

73 de Luis, CT2FZI

http://www.ct2fzi.net

<http://goog_717545661>