Re: ARLA/CLUSTER: Curiosidade americana pela matemática

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 22 de Maio de 2019 - 13:17:14 WEST

 Coube ao matemática italiano Leonardo de Piza (apelidado Fibonacci *)
a glória de ter trazido para a Europa a numeração indo-arábica que
veio substituir o complicado sistema inventado pelos romanos. No
entanto, a introdução dos numerais indo-árabes encontrou oposição do
público, visto que estes símbolos dificultavam a leitura dos livros
dos mercadores.

A introdução dos dez símbolos na Europa Ocidental foi lenta. O
primeiro manuscrito francês onde são encontrados data de 1275.

O sistema de numeração Árabe é o sistema de numeração da civilização
Europeia. Também é denominado por sistema hindu, indo-árabe ou
decimal. Teve a sua raiz nas línguas que estiveram na origem do latim
e do grego e dos povos primitivos que o habitaram. Foi introduzido na
Europa no final da Idade Média, contudo, o seu uso só foi generalizado
no séc. XIV.

O sistema de numeração árabe ou decimal, (ou de base 10), é o mais
utilizado nos dias de hoje.

Para representar todos os números, emprega apenas 10 símbolos
diferentes, os chamados algarismos árabes. Estes símbolos são: 1, 2,
3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e zero (ou cifra - 0).

O símbolo correspondente a um número qualquer compõe-se de vários
algarismos dispostos, uns a seguir aos outros, correspondendo, os seus
lugares, às diferentes ordens, a começar pela direita. Estes lugares
denominam-se por casas: casa das unidades, casa das dezenas, ...

Cada algarismo é, também, valorizado segundo a casa que ocupa,
indicando a ordem dessas unidades, segundo a casa em que está situado.
Não havendo unidades de certa ordem, a casa é ocupada por um zero.
Deste modo, um algarismo colocado à esquerda de outro indica unidades
da ordem imediatamente superior; colocado à direita, indica unidades
de ordem imediatamente inferior.

*Leonardo, também conhecido como Fibonacci («membro da casa dos
Bonacci»)  nasceu em 1180 e morreu em 1250. Viajou pelo oriente como
mercador e no regresso escreveu o seu Liber Abaci (1202), que estava
cheio de informações algébricas e aritméticas recolhidas nas suas
viagens. Em Practica Geometriae (1220), Leonardo descreveu de uma
forma semelhante aquilo que tinha descoberto na geometria e na
trigonometria.

O Liber Abaci foi um meio pelo qual o sistema de numeração indo-árabe
foi introduzido na Europa ocidental. O uso ocasional deste sistema
data de alguns séculos anteriores a Leonardo. O mais antigo manuscrito
europeu que contém numerais é o Codex Vigilanus, escrito em Espanha em
976.

João Costa > CT1FBF <ct1fbf  gmail.com> escreveu no dia terça,
21/05/2019 à(s) 22:39: