ARLA/CLUSTER: Perigos importantes para as bandas de amador dos 144 e 1240 MHz em 2023

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019 - 07:20:20 WEST

---------- Forwarded message ---------
De: Pedro Carvalho <pedro.fc.carvalho  gmail.com>
Date: quinta, 27/06/2019, 02:43
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] Perigos importantes para as
bandas de amador dos 144 e 1240 MHz em 2023
To: CT-Comunicações e Tecnologias <
ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com>

Olá Pedro e restantes colegas

Respeito todos os que tenham opinião divergente mas, na minha opinião, há
algumas "questões perigosas" na assunção de que estamos "protegidos" porque
supostamente outras entidades conseguirão o que querem junto dos
respectivos reguladores.

Tenhamos presente que este é o* ataque mais cerrado que já existiu contra o
espectro que ocupamos*. E que o espectro que ocupamos - na perspectiva da
indústria - é tudo menos pequeno e tem muito pouco aproveitamento.

Obviamente, o interesse colectivo – definido pelos decisores - pode estar
nos antípodas daquilo que *todos defendemos, sem excepção*, n*a nossa
qualidade de radioamadores*. Ou seja, que a banda dos 2m continue alocada
primariamente ao serviço de amador e serviço de amador por satélite!

De facto, há algumas circunstâncias que, na minha opinião, que concorrem
contra nós, radioamadores, e que deveremos ter presentes, para não sermos
apanhados de surpresa. Diria que é preciso lutar contra a proposta, no que
nos for possível fazer junto das nossas autoridades e já!

Para começar a proposta da França já passou da primeira fase!

Se for aceite na reunião da CPG, em finais de Agosto, será uma proposta
formal da CEPT. Só isto, por si só, é perigoso pois abre porta a outras
aventuras…
Logo, é preciso pressionar quem de direito para que Portugal venha a
manifestar-se (votar) contra esta proposta.

Lembrando que a ANACOM já mandou fechar, por exemplo, emissores de rádios
nacionais por estarem a interferir noutros serviços, torna-se necessário
enfatizar que a ANACOM é o *regulador *- o fiel da balança, se quisermos -
e não o protector dos radioamadores.
Compete-lhe obter a melhor eficiência e racionalidade do espectro, tendo em
atenção o superior interesse de Portugal, sejam quais forem os actores em
presença.

Portanto, a posição de Portugal não será, necessariamente, a nosso favor.

E ficar de braços caídos, esperando que outros façam por nós o que devemos
ser nós a fazer, não é solução!

Vy 73,
Pedro, CT1DBS/CU3HF

--