ARLA/CLUSTER: Wrc19 & DL53

José Luís Proença ct1gzb gmail.com
Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019 - 18:17:41 WEST

Relembro aqui um mail do nosso colega João-CT1FBF que, neste momento de
"solidariedade com os nossos colegas Franceses" e tendo em conta o
desagrado pela actual Legislação, precisando nós de uma só voz junto da
entidade reguladora, este mail está actualíssimo.

A FPR-Federação Portuguesa de Radioamadorismo existe, basta ser reactivada.
Por quem? Por um grupo de Associações que a queira reactivar, com todas as
obrigação que isso implica.

Date: Mon, 24 Dec 2012 12:54:35 +0000

From: ct1fbf  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net
Subject: ARLA/CLUSTER: Uma achega para a história do radioamadorismo em Portugal

A Federação Portuguesa de Radioamadorismo.

Decorria o ano de 1983 quando a 21 de Novembro foi constituída
legalmente a Federação Portuguesa de Radioamadorismo no 1º Cartório
Notarial de Lisboa, tendo sido publicitada na III Série – Numero 39 de
Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 1984, do Diário da Republica.

É uma associação sem fins lucrativos denominada de Federação
Portuguesa de Radioamadorismo tendo a sua sede provisoriamente na
freguesia da Venteira no concelho da Amadora, tendo como finalidades
principais:

a) Promover e incentivar o radioamadorismo e colaborar com as
entidades oficiais na regulamentação do seu exercício;

b) Zelar por que a legislação e os princípios éticos que regem a
pratica da modalidade sejam respeitados;

c) Representar oficialmente o radioamadorismo português dentro e fora
de Pais, nomeadamente perante os organismo internacionais que
superintendem na modalidade, onde se filiará e de que virá a ser o
respetivo representante nacional.

d) Manter relações estreitas de colaboração com as entidades
associativas suas filiadas e outras, com vista ao apoio e à melhor
coordenação das respetivas iniciativas, no interesse do
radioamadorismo nacional, em geral;

e) Promover, cultivar e dinamizar as relações com as entidades
estrangeiras congéneres.

A 1 de Fevereiro de 1988 foi notificada esta federação do processo n.º
82/84 a decorrer na Procuradoria da Republica da Comarca de Lisboa,
respeitante ao despacho do Exmo. Sr. Procurador da Republica, de todo
o conteúdo dos autos de processo administrativo relativos á recolha de
elementos para apreciação da legalidade da FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE
RADIOAMADORISMO.

Resumidamente a Rede dos Emissores Portugueses – REP tinha solicitado
a intervenção desta procuradoria em virtude da alínea c) dos estatutos
da “FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RADIOAMADORISMO “, constituída em
21.11.83, colidir com o artigo 2. b) dos seus estatutos.

Mais uma vez e resumidamente, o despacho do Exmo. Sr. Procurador da
Republica informou que os estatutos da “FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE
RADIOAMADORISMO “ não enfermam de qualquer irregularidade que
determinem a intervenção do Representante Publico conforme os artigos
n.º158 A e n.º 280 do Código Civil e 4º, n.º4 do Decreto-lei n.º
594/74. Também quanto à matéria solicitada pela  Rede dos Emissores
Portugueses – REP determinou que (textualmente do despacho);  “..,é
evidente que não compete ao Ministério Publico intervir de molde a que
fique definido qual das duas associações representam o radioamadorismo
português, no âmbito nacional e internacional “ sic.
 *Assim, como se constata a Federação Portuguesa de Radioamadorismo já
existe desde 1983, no entanto não está atualmente em atividade
encontrando-se  pronta a ser reativada por quem queira propor uma nova
Assembleia Geral e dar início à sua atividade.*  Os seus promotores
criaram  a «criança» com outras associações, tendo consciência que o
título é aquele que melhor serve os interesses gerais, daí não
querendo impedir, muito pelo contrário, que este seja o título da
futura organização representativa de todos os radioamadores nacionais.

João Costa (CT1FBF)

73 de José Luís Proença, Operador do Posto Receptor/Emissor CT1GZB
ARVM #53, REP #1418, SKCC #8178, CT-QRP #058, NRA PN#077, ARRLx #054, GPCW
http://ct1gzb.blogspot.com

Antonio Viegas <ct2ixq  gmail.com> escreveu no dia sábado, 15/06/2019 à(s)
23:21: