ARLA/CLUSTER: Possível rede ilegal criptografa em UHF livre nos USA com possibilidade de já estará operar na europa

Sábado, 12 de Janeiro de 2019 - 07:10:19 WET

 Bom dia.

Descobri este ilustre senhor a vender uma dongle em UHF para redes mesh de
emergência e para transacções de moeda electrónica.

E tudo com alta criptografia. Segundo sei, tanto a iaru como a FCC proíbem
criptografia neste tipo de cenários, a não ser que haja um licenciamento de
rede.

Sendo que após analisar e trocar informação com este indivíduo, fiquei com
a noção que a pen é de venda livre tipo PMR, mas a parte da rede
criptografada é completamente ilegal.

A ser legal então por uma questão de equidade nós tabem poderíamos ter
criptografia, e é ilegal para nós.

O que mais me irritou neste sujeito é que está a tentar inventar a roda das
comunicações por rádio de longa distancia " off grid"  às pessoas como
sendo algo absurdamente inovador e até lhe dá  um carácter de comunicações
de emergência quando o radioamadorismo está neste cenário à décadas.

O que me leva a concluir que é mesmo preciso trabalhar muito mais na
divulgação do radioamadorismo aos jovens.

O link do YouTube:

https://youtu.be/D_oMvgAMmNQ

Nota: deveríamos denunciar isto à FCC ?

73