ARLA/CLUSTER: Workshop Processamento de Imagem de Céu Profundo em Guimarães a 16 de Março.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 22 de Fevereiro de 2019 - 22:24:01 WET

Se gosta de Astronomia e de Poesia, então não pode perder esta atividade a
ter lugar no dia 16 de março (sábado), a partir das 14:30 horas, no Curtir
Ciência – Centro de Ciência Viva de Guimarães
<https://www.facebook.com/Curtir-Ci%C3%AAncia-Centro-Ci%C3%AAncia-Viva-de-Guimar%C3%A3es-1687394534852850/>
.

Como é que podemos fotografar Nebulosas e Galáxias através de telescópio?
Como se faz o seu processamento? São algumas das questões desta oficina a
que se associa o Curtir Ciência.
Objetivos:

Apresentar técnicas e desenvolver competências associadas ao processamento
de imagens de céu profundo (nebulosas e galáxias).

Programa:

14h30 – Breve apresentação do livro Astronomia com Poesia
14h45 – Técnicas de processamento de imagem
16h30 – Coffee break
17h00 – Caso prático: processamento da Nebulosa da Roseta
18h30 – Encerramento
Destinatários: todos os interessados, público em geral.

<https://www.facebook.com/Curtir-Ci%C3%AAncia-Centro-Ci%C3%AAncia-Viva-de-Guimar%C3%A3es-1687394534852850/>
.

Material necessário: computador portátil.
Formador: Ruben Barbosa
<https://www.astrobin.com/users/RRBBarbosa/collections/>.

Inscrição e informações: rubenbarbosa70  hotmail.com.

“*Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe
outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe
posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a
tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.*†Hermann Hesse