ARLA/CLUSTER: ATC Lisboa numa reportagem da antena 1

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 26 de Agosto de 2019 - 15:42:04 WEST

De todas as comunicações aeronáuticas que escutei até hoje, as mais
surreais em todos os aspectos eram por esta ordem as de N'djamena no Chade
as de Mogadishu na Somália e  Addis Ababa na Etiópia.

Alias, grande parte das comunicações sobre Ãfrica, em especial naquela
zona, são tão...vamos lhe chamar "criativas", que muitas companhias aéreas
acho que até desligam o radio só o voltando a ligar na aproximação. Durante
as infindáveis guerras, a alguns anos especialmente na Somália, o "controle
aéreo" quando funcionava informava num inglês na sua grande maioria
incompreensível, que iria fazer uma pausa para as refeições quando não
mesmo para as orações. Alias, alguns até difundiam a chamada do muezim para
as "salah" que são as 5 orações diárias que um muçulmano devoto está
obrigado, convínhamos que assim não sobrava muito tempo para "controlar" o
que quer que seja.

Certa vez um pobre piloto alemão teve a providencial ajuda de um piloto
árabe de outro avião na tradução pois os "controladores" só falavam
compreensivelmente em árabe e nunca em inglês. Acho que a única opção
segura era mesmo navegar à vista e nunca respeitando as indicações do
controle aéreo quando este funcionava.

João Costa (CT1FBF)

Pedro Ribeiro <ct7abp  gmail.com> escreveu no dia segunda, 26/08/2019 à(s)
14:14: