Re: ARLA/CLUSTER: Já é possível fazer Rebote Lunar usando unicamente como antena um "dipolo".

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 12 de Setembro de 2018 - 14:07:14 WEST

Não me recordo qual é a atenuação via rebote lunar em 70cm, mas se fôr
- 230dB´s  e ele tiver a emitir com 5W num dipolo, acho que estaremos
a falar de um sinal na recepção inferior a -35dB´s abaixo do
Sinal/Ruido.

Aqui estamos já quase no limiar superior da Deep Space Network, só que
eles usam pre-amplificadores de recepção refrigerados a hélio e
parábolas de mais de 30m de diâmetro.

João Costa (CT1FBF)