Re: ARLA/CLUSTER: Mudança da hora: Em Portugal no Inverno o Sol vai passar a nascer às 09:00 da manhã.

José Eduardo ct2gqn iol.pt
Sábado, 1 de Setembro de 2018 - 20:59:52 WEST

A propósito da não mudança de hora.

A hora em Portugal até 1912 era tirada pelo meridiano de Lisboa e até ai
tínhamos a Hora legal do País a coincidir com a hora real(tirada em
Lisboa,OAL), em 1912 adoptamos a convenção internacional de Washington e
passámos a usar a Hora UTC do meridiano de Greenwich adiantando o nosso
relógio 36 minutos e 44.68 segundos que é a distancia deste meridiano ao
meridiano de Lisboa, neste sentido ficamos com a nossa hora legal adiantada
à hora real 36 minutos e 44.68 segundos, mais tarde surge a chamada hora de
Verão em que nos meses de mais horas de sol o relógio é adiantado uma hora(
ou seja no Verão a nossa hora legal ainda se afasta mais da hora real 1 h
36 minutos 44.68 segundos, ou seja quando no Verão temos o relógio a marcar
13h36m44s na realidade são 12h00m)resumindo a hora utc que é a nossa hora
legal (Hora de Inverno) é a que mais se aproxima da nossa hora real.Deixo a
ligação para o Observatório Astronómico de Lisboa OAL onde conta a história
da hora legal do nosso País
http://oal.ul.pt/hora-legal/legislacao-sobre-a-hora-legal/

73 de
CT2GQN
José Eduardo

Joao Silva <joaoralheta  gmail.com> escreveu no dia sábado, 1/09/2018 à(s)
09:59: