ARLA/CLUSTER: Fim de semana nacional de AM

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 5 de Novembro de 2018 - 10:43:04 WET

Caros colegas
Terminou mais uma edição do fim de semana nacional de Amplitude Modulada,
em homenagem às transmissões em AM em Portugal, tanto de radiodifusão como
de amador. Este ano, e devido a que nos encontramos no "gap" do minimo
solar, a propagação em HF não ajudou em nada. Excepto nos 80m onde se
conseguiram fazer contactos em razoáveis condições, e em 10m onde as
comunicações por onda terrestre permitiram contactos até cerca de uma
centena de KM. os 40m estavam completamente OFF devido a NVIS não ter
passado dos 5,5MHz e dessa forma impedido contactos entre estações a menos
de cerca de 500Km. Os contactos efectuados foram entre estações proximas e
EA5IDD. Por outro lado, a já habitual confusão e ocupação da banda pelo
"concurseiros" espanhois. em 20m tambem havia "CQ contest"  por todo o lado
e aliado à falta de divulgação o evento não teve expressão nesta banda.
Foram os 2m a estrela do evento, aparecendo muitas estações e foi
gratificante escutar QSOs a desenvolverem-se em AM em 2m entre diversos
colegas. De salientar a prestação das estação CT1APU de Castelo Branco, que
com os seus limitados 10W de uma válvula QQE03/12, modulada em placa por
uma ELL800, que apresenta uma modulação soberba, conseguiu estar presente
bastante tempo num QSO comigo e com pessoal da zona de Lisboa. Tambem
CT1BYM/M a partir de Évora marcou presença em AM com bons sinais tanto em
Lisboa como no Litoral Alentejano. Tive a oportunidade de testar "em campo"
a minha mais recente construção, um transceptor de AM de  alto rendimento e
alta potência (mas neste momento limitado a 800W PEP) com modulação por
largura de impulsos (PWM). Portou-se bem e vai voltar para a bancada para
continuar o aperfeiçoamento.
A todos a ARLA agradece a colaboração. e até para o ano (se não for antes)

Pela ARLA
Carlos Mourato   CT4RK

Cumprimentos:  Carlos Mourato
Sines - Portugal

REP member nº2155
ARLA member nº 34
SAQ Grimeton member nº 1340

Best regards from:  Carlos Mourato
Sines - Portugal

Op. CT4RK    https://www.qrz.com/db/ct4rk

*Visite o meu canal Youtube em:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

*Visit my youtube channel at:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

Aos meus e-mails não se aplica o acordo ortográfico.