RE: ARLA/CLUSTER: Esclarecimento da ANACOM sobre as utilizações dos sistemas digitais WSPR e OPERA

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Sexta-Feira, 16 de Março de 2018 - 22:24:43 WET

Caro Sérgio,

Sinto-me elucidado e tranquilo com a sua resposta.
Sempre me senti excluído de ambas as situações e desta vez é evidente que
não se trata de uma excepção, no entanto cheguei a temer que o seu ataque me
fosse dirigido.
Além de nem sequer ter o número da ANACOM memorizado (tanto no telemóvel,
como na minha memória propriamente dita), o assunto foi trado por correio
electrónico e por via associativa.
Por outro lado, pelo tempo que a nossa entidade reguladora levou a responder
ao pedido de esclarecimento, mas sobretudo pela primeira resposta que deu
(sim, este esclarecimento não foi a única resposta), a ARLA também não está
entre os "autorizados", tendo eu chegado igualmente a temer que fosse sua
intenção incluir a nossa associação nessa designação.
Aceite as minhas desculpas por tê-lo interpretado mal.
Provavelmente a resposta recebida foi mais rápida devido à correcção na
abordagem e à utilização da forma mais indicada e honesta na exposição do
problema.
Quando assim é está comprovado que as respostas naturalmente surgem mais
rápidas e talvez seja essa a diferença.

Caros colegas (em geral),

Para terminar este tópico, uma vez que há outro em espera na esperança de se
tentar resolver o assunto e no qual relembro que ainda não houve
participação, deixo-vos alguns motivos para reflexão, além de mais adiante
ficar a resposta ao Pedro...

Há sempre uma decisão ou uma escolha na nossa vida que teima em ter 2 faces,
tal como uma moeda:

. Podemos permanecer estacionários apenas do lado do problema ou procurar
arrepiar caminho na busca da solução.
. Podemos aceitar outras opiniões e pontos de vista ou simplesmente
ignorá-las.
. Concordando ou não com opiniões divergentes, podemos reagir de forma
construtiva ou de forma destrutiva (violência gera violência).
. Mesmo não concordando com a totalidade dos pontos de vista das opiniões
divergentes, podemos concordar em parte ou nem sequer procurar, nos
argumentos do lado oposto, alguma razão para concordarmos com o que quer que
seja.
. Podemos ser construtivos no diálogo e tentando fazer valer os nossos
pontos de vista, ou simplesmente usar a ironia, a provocação e o escárnio
para destruir qualquer tentativa séria de diálogo.
. Podemos ainda respeitar o outro lado "da moeda", mesmo não concordando com
parte ou com a totalidade das suas ideias, mas também a podemos atacar e
agredir por não termos argumentos para defendermos a nossa causa com
dignidade, cortesia e elegância.

Cada um escolhe o caminho que entende.
Não tenho medo de errar, mas há medida que os anos passam por mim sinto cada
vez mais pavor se não aprender com os meus erros, que é algo que vejo
acontecer cada vez mais à minha volta.
Se é verdade que errar é humano, também é verdade que agir é diferente de
reagir.
Só tenho pena de, nas quase 3.000 horas de voo (leia-se de utilização) no
modo OPERA, nunca me ter cruzado com o indicativo de estação de alguns
colegas participativamente envolvidos neste tópico.
Mais ainda lamento que os meus apelos à participação em emissões no modo
OPERA (vide o arquivo sff.), não terem colhido qualquer interesse por parte
dos restantes, isto já para não falar na indiferença a que foram votados
várias contribuições minhas aqui a propósito destes modos de emissão.
Muito teria apreciado igualmente receber (ou simplesmente ter lido) os
vossos indicativos no WSPRnet (nem que estivessem só em escuta), em
particular durante a minha recente actividade no modo WSPR, a qual
continuará quase todos os fins-de-semana, mas por enquanto só em escuta (e o
prazer que isso também me dá).

Caro Pedro,

Quando adquiri o WSPRlite, a primeira resposta da ANACOM já tinha sido
recebida e eu já tinha tomado conhecimento da mesma. Não fui de todo
enganado, nem tão pouco me arrependo.
Se fosse hoje nem pensava 2 vezes e voltava a fazer negócio contigo, pois
ainda vou dar muito uso ao dispositivo, como se verá mais adiante.
Acredita que a resposta inicial da ANACOM não foi, nem de perto nem de
longe, tão favorável aos nossos anseios como o esclarecimento esta semana
divulgado.
Houve posteriormente algum trabalho dedicado, a pedido daquela mesma
entidade, para os informarmos convenientemente sobre como funcionavam estes
modos e em que consistiam, pelo que o assunto não estará encerrado,
encontrando-se em análise, algo que, pelo que aqui se pode ler, alguns
colegas não entendem nem querem admitir.

Qualquer metodologia de solução de problemas passa por etapas.
Variam um pouco, de acordo com a filosofia da corrente que estiver na sua
origem, mas há algumas etapas intransponíveis, como as que se seguem.
Na identificação do que é necessário mudar, alguns colegas interpretaram mal
a origem do problema e partem do pressuposto que o esclarecimento da ANACOM
significa a interdição total da operação em OPERA e WSPR.
Por outro lado, na análise do que está a necessitar de solução, não estão a
ser correctamente identificadas as causas fundamentais do problema.
Nota-se manifesto pouco interesse em aceitar-se o plano proposto para
contrariar as causas fundamentais do problema e inércia total para se
conceber um plano alternativo.
Quanto à acção (ao contrário das reacções), como praticamente ninguém está a
aceitar o plano para se atingir a solução do problema, nomeadamente através
da eliminação das suas causas fundamentais, há ainda quem se limite às
críticas e censura sem no entanto oferecer qualquer alternativa.
A tentativa de solução que está em marcha tem sido sobretudo reprovada ou
ignorada e poucos se dispõem a participar no que seja necessário produzir
para se chegar à resolução do problema... ou melhor, àquilo que dizem ser o
seu interesse.
Há alguma novidade nisto?
Infelizmente não.
É a nossa sociedade no seu melhor.

O drama é pelo que se lê por este fórum, há quem não tenha em boa conta
qualquer que venha a ser a forma de resolução deste assunto, ao que se
juntam ainda as habituais falhas graves na comunicação, as quais não são
corrigidas porque simplesmente não são reconhecidas ou admitidas.

De resto e na generalidade estou de acordo contigo nesta tua última
intervenção.

Um abraço e...

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W