Re: ARLA/CLUSTER: Esclarecimento da ANACOM sobre as utilizações dos sistemas digitais WSPR e OPERA

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com
Segunda-Feira, 12 de Março de 2018 - 18:01:47 WET

Desculpem, mas não concordo com esta reação... Analfabetos?

A abordagem de fingir que estava tudo segundo a lei/regulamentação
quando não o estava?

Que este tipo de estações (e outras) necessitam de adequado
enquadramento regulatório, que lhes proporcione a flexibilidade
necessária, concordo 100%

Dirijam os vossos esforços para a apresentação fundamentada de uma
proposta de regulamentação desta e de muitas outras outras situações que
têm aparecido nos últimos anos (como os hotspots e os repetidores digitais).
A legislação atual ainda está orientada para as comunicações de fonia
analógica e CW!

Em minha opinião a colisão com a regulamentação está essencialmente na
operação automática sem o operador presente, algo que outras legislações
contemplam (com mais flexibilidade, ou não!)
Os modos, não sendo a regulamentação estrita relativamente aos mesmos,
terão somente de se adequar às regras da IARU (incluídas nos Handbook HF
e VHF) que, por omissão servem de regulamentação nacional e aí, nos
segmentos "all mode" a única restrição que têm é de largura de banda e a
quase totalidade destes modos cumprem e excedem largamente os requisitos.
Esteja o rádio/pc a serem manualmente controlados ou a efetuarem
contactos de forma automatizada (ou semi), se o operador estiver na
estação assegurando que a operação está conforme as regras da atividade,
não vejo qualquer impedimento. (nem após esse esclarecimento)

73!

--
Callsign: CT7ABP