Re: ARLA/CLUSTER: Sabia que o seu relógio ligado á rede eléctrica está atrasado 6 minutos? A culpa é do Kosovo e da Sérvia

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 8 de Março de 2018 - 12:35:23 WET

 Problema eléctrico no Kosovo atrasa relógios em 25 países, incluindo
Portugal

Afectada rede eléctrica sincronizada que abrange 36 países. Tensão política
entre a Sérvia e o Kosovo está na origem do problema.
[image: Liliana Borges]LILIANA BORGES
<https://www.publico.pt/autor/liliana-pascoal-borges>
8 de Março de 2018, 0:00
Partilhar notícia

   - 311PARTILHAS
   - Partilhar no Facebook
   <https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.publico.pt%2F2018%2F03%2F08%2Feconomia%2Fnoticia%2Fproblema-electrico-no-kosovo-atrasa-relogios-em-25-paises-europeus-1805821>
   - Partilhar no Twitter
   <https://twitter.com/intent/tweet?url=https%3A%2F%2Fwww.publico.pt%2F2018%2F03%2F08%2Feconomia%2Fnoticia%2Fproblema-electrico-no-kosovo-atrasa-relogios-em-25-paises-europeus-1805821&text=Energia.+Problema+el%C3%A9ctrico+no+Kosovo+atrasa+rel%C3%B3gios+em+25+pa%C3%ADses%2C+incluindo+Portugal>
   -
      - Partilhar no LinkedIn
      <https://www.linkedin.com/shareArticle?mini=true&url=https%3A%2F%2Fwww.publico.pt%2F2018%2F03%2F08%2Feconomia%2Fnoticia%2Fproblema-electrico-no-kosovo-atrasa-relogios-em-25-paises-europeus-1805821&title=Energia.+Problema+el%C3%A9ctrico+no+Kosovo+atrasa+rel%C3%B3gios+em+25+pa%C3%ADses%2C+incluindo+Portugal>
      - Partilhar no Google+
      <https://plus.google.com/share?url=https%3A%2F%2Fwww.publico.pt%2F2018%2F03%2F08%2Feconomia%2Fnoticia%2Fproblema-electrico-no-kosovo-atrasa-relogios-em-25-paises-europeus-1805821>
      - Enviar por email
      <?Subject=Energia.%20Problema%20el%C3%A9ctrico%20no%20Kosovo%20atrasa%20rel%C3%B3gios%20em%2025%20pa%C3%ADses%2C%20incluindo%20Portugal&Body=http%3A%2F%2Fwww.publico.pt%2F2018%2F03%2F08%2Feconomia%2Fnoticia%2Fproblema-electrico-no-kosovo-atrasa-relogios-em-25-paises-europeus-1805821>
      -
      <https://www.publico.pt/2018/03/08/economia/noticia/problema-electrico-no-kosovo-atrasa-relogios-em-25-paises-europeus-1805821#comments>

[image: Reuters/CARLO ALLEGRI]
Foto
REUTERS/CARLO ALLEGRI
PUB

Uma falha de rede eléctrica no Kosovo está a afectar a distribuição de
energia em 25 países e a atrasar os relógios ligados à electricidade desde
Janeiro. Desde então, os relógios de aparelhos eléctricos, como é o caso
dos relógios de microondas, despertadores ou fornos, estão seis minutos
atrasados.
PUB

A confirmação foi dada pela ENTSO-E
<https://preview.entsoe.eu/news/2018/03/06/press-release-continuing-frequency-deviation-in-the-continental-european-power-system-originating-in-serbia-kosovo-political-solution-urgently-needed-in-addition-to-technical/>
 (sigla em inglês para a European Network of Transmission System
Operators), o organismo que representa gestores de transmissão de
electricidade de 36 países. O desvio da frequência eléctrica está a afectar
a rede “de Espanha à Turquia e da Polónia à Holandaâ€, informa o comunicado
da ENTSO-E, sendo que Portugal é um dos países incluídos.
*O que é uma rede sincronizada?*

Uma rede de energia sincronizada funciona através de uma área ampla de uma
rede que cobre diferentes países ou regiões e que opera através de uma
frequência sincronizada. Na Europa Continental, a frequência funciona
sincronizada nos 50 Hz. No entanto, desde Janeiro que a média tem sido
ligeiramente inferior, sintonizando-se nos 49 Hz, o suficiente para que
exista um efeito nos relógios.

Para que a frequência — que é medida na Suíça — não seja afectada e o
sistema funcione sem problemas, os valores devem manter-se acima de 47,6 Hz
e abaixo de 52,4 Hz, detalha o agregador.
Como é que os relógios são afectados

Alguns relógios funcionam com base na frequência do sistema eléctrico e por
isso atrasam-se quando a frequência diminui ou adiantam-se quando a
frequência aumenta. A correcção pode ser feita manualmente ou esperando que
a frequência seja normalizada, o que pode demorar algumas semanas.
*Kosovo não produziu energia suficiente*

Na base desta variação está um problema político entre o Kosovo e a Sérvia,
confessou à AFP a porta-voz da ENTSO-E, Claire Camus. “A dúvida de quem irá
compensar esta perda terá de ser respondidaâ€, assevera o organismo em
comunicado.

Uma vez que o Kosovo não conseguiu produzir energia suficiente, a Sérvia
estava legalmente obrigada a intervir, para que não houvesse uma variação
na frequência. No entanto, devido à tensão política entre os dois países —
que se prolonga desde a independência do Kosovo em 2008, que a Sérvia
recusa reconhecer — a ajuda não foi garantida, explica a BBC.

A entidade agregadora pede ainda uma intervenção dos órgãos europeus e
governos, uma vez que se trata de um problema com uma “dimensão política
que tem um impacto directo no funcionamento do sistema eléctricoâ€. A
ENTSO-E acrescenta ainda que só quando a questão política for resolvida é
que pode responder com uma solução técnica.

No dia 8 de março de 2018 às 12:32, João Costa > CT1FBF <ct1fbf  gmail.com>