Re: ARLA/CLUSTER: Emissão ROS e PSK em 144 MHz no Sábado

Domingo, 10 de Junho de 2018 - 00:15:37 WEST

Boas.

Infelizmente, sobremodulei muita vez o pessoal.

1- o teu rádio desviava muito Miguel, o software muitas vezes acusava ser
superior a  200hz de desvio, a interface cat ajuda porque tem 3
funcionalidades na configuração que ajudam a evitar isso. na configuração
do cat basta seleccionar as 3 opções disponíveis (COMPENSAÇÃO DE VFO, Lock
AO RÃDIO E SWR PROTECÇÃO)

2- Neste modo, ter o áudio / ganho de entrada que vem do rádio até atingir
ali mais ou menos o máximo do verde no medidor de "VU" não faz mal. Noutros
modos isto não é muito desejável, mas neste modo o manual diz que sim, até
faz bem, foi concebido assim

3- Medidor de viterbi e afc está relacionado com erros , correcção e
qualidade do sinal e desvio de freq

4-existe uma bola preta a meio que nos indica de onde vem o sinal (pontos
cardeais), e se o amador descodificado tem página, basta carregar no botão
da bandeira do pais que vai direito ao qrz

5- tem outra funcionalidade fantástica de usar a ferramenta do VOACAP, ou
seja, faz os mapas de propagação

6- Tem beacon e email para reporth de sinal

7- tem funcionalidade de qsl e reporth para o psk reporther

8- Tem lá em cima uma janela que por breves momentos, se a máquina estiver
ligada na net deixa ver quem recebeu o sinal, onde, intensidade e
quilómetros

8.5- Tem suporte de chat internet, que dantes era livre mas o criador
limitou para impedir que o pessoal só usa-se o chat na vez do rádio, agora
é algo limitado mas confesso que em fase de testes por vezes dava jeito que
o chat fosse de texto livre . É uma questão de falar com o criador, ele
sempre foi muito acessível , pelo menos para mim, aos pedidos que fui
fazendo ao longo destes anos.

9- Tem funcionalidade de controlo automático de potência (quando
configurado e ligado por CAT)

10- tem uma funcionalidade interessante, tem um botão que faz " lock " a
outro utitizador e desta forma só descodifica aquela pessoa, mesmo no meio
de vários sinais ROS na mesma frequência e QRM. Já fiz um teste com 4
colegas em simultâneo  na mesma frequência, e  cada um só descodificou o
parceiro "lockado". TEM É O GRAVE PROBLEMA QUE TIVE HOJE DE ME ESQUECER DE
TIRAR O LOCK AO MIGUEL E AO RICARDO E VICEVERSA, E NÃO DESCODIFICAR A
PESSOA QUE ESTAVA A  FAZER TX. ESTE MODO SÓ DESCODIFICA SE FOR SÓ DO
PRINCIPIO, SE FOR A MEIO Jà NÃO DESCOFICA NADA

11- FOI BASEADO NO PROTOCOLO USADO PELAS SONDAS VOYAGER 1 E 2, DAI A
ROBUSTEZ. Descodifico sinais vossos com -22 snr, nem sequer estão na coluna
de som do rádio. o JT65 FAZ MAIS BAIXO, MAS É sincronizado pelo tempo e não
tem conversação livre

12- o BAUD 4 É LENTO, MAS IMBATÃVEL !! :)

13- estive na actividade inteira de baixo de intenso qrn destabilizador
tipo pipocas de uma lampada da edp que entregou a alma ao criador nas
trovoadas de ultimamente, ainda não liguei á edp, mas isso não impediu que
vos descodifica-se quase sempre!!!

14- permite ver automaticamente a possibilidade o long path e sorth path do
VOACAP de uma estação que tenhamos colocado na janela de decode

15- Já fiz um contacto com o CS7ANE COM 10 km com uma carga ficticia

16- tenho  um contacto em ROS registado com a Austrália nos 2O METROS feito
com 2,5w

17- ESTA APLICAÇÃO EXIGE MUITA AFINAÇÃO POR PARTE DO UTILIZADOR E DO RÃDIO,
MAS DEVOLVE FELICIDADE :)

ATÉ BREVE :)

73

CT7AEL

Miguel Andrade (CT1ETL) <ct1etl  gmail.com> escreveu no dia quinta,
7/06/2018 à(s) 19:34: