ARLA/CLUSTER: Resultados da Noite digital PSK + ROS VHF (26 de Maio de 2018)

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Sábado, 2 de Junho de 2018 - 21:26:48 WEST

Caros colegas,

É com muito gosto que partilho com a comunidade deste fórum os resultados da
1.ª Edição dos eventos "2018 Anno Digitalae", neste caso a "Noite digital
PSK + ROS VHF", do passado dia 26 de Maio de 2018.
Infelizmente não foram muitas as estações a aderir, mas entre as que se
fizeram presentes ficou um unânime sentimento de mais uma noite de
radioamadorismo bem passada.
Se em termos de participação foi pena o evento não ter tido maior anuência,
talvez por alguns considerarem quiçá que não estão equipados para o efeito,
outros talvez por se situarem em regiões mais remotas e não confiarem na
cobertura da respectiva estação.
Tanto para uns, como para outros aqui fica uma nota de incentivo através da
listagem que irá ser publicada mais adiante com meios utilizados pelas
estações participantes, assim como o recorde de distância alcançado desta
vez.
Começo no entanto pelo que não correu bem e que precisamente comprometeu
melhores resultados entre as estações mais distantes, uma das quais a minha,
precisamente.
Entre as intermitências na recepção em BPSK-31, provavelmente causadas por
incúria da minha parte na escolha placa de som utilizada e no facto do
processador ser antigo, à falha no programa ROS por incúria minha e ausência
de um teste prévio no computador utilizado, o qual é o único onde tive
problemas com esta aplicação.
Para além da desagradável surpresa que não me permitiu emitir e receber mais
do que escassos minutos de cada vez em ROS, ainda assim me foi possível
receber todos na perfeição e fui bem recebido pelo Pedro e pelo Luis, o que
parece evidenciar à partida alguma vantagem em termos de eficiência
relativamente ao PSK.
Mais testes serão feitos em breve, pois estamos a combinar repetir estas
emissões para além do referido evento.

Aproveito para vos deixar algumas recomendações do nosso colega Luis a
propósito deste tipo de comunicações - «Notas: Da minha experiência ao longo
destes anos a trabalhar sempre com parcos recursos em termos de potência e
antenas, concluo que nas emissões digitais uma boa placa de som e um bom CPU
afectam francamente o desempenho.
Um CPU fraco vai lutar muito para descodificar o sinal e demorar tempo
demais pelo que se perde o "decode" (descodificação).
Bem como ao mudar de banda, faço sempre pequenos acertos ("tweaks") no ganho
de entrada de áudio que provem do rádio no PC e/ou pequenas alterações
também no ganho de RF/IF do rádio, bem como o volume de saída (ALC).
Ganho a mais estraga, a menos fica surdo. E também varia de modulação para
modulação. Em PSK-31 tenho o ganho de entrada abaixo de meio, em ROS nos
70%.
Nota 2: Ainda fiz alguns pequenos testes em ROS com o Pedro (CT7ABP), em que
ele desceu até 2W e eu até 500mW, e sempre a descodificar bem na modulação
menos robusta (mas mais rápida) que o software tem, a 16 baudios».

Apesar das ferramentas disponíveis apontarem para a praticamente total
ausência de propagação nos 144 MHz, durante o período em que decorreram as
emissões, aqui fica o prometido registo do contacto entre as estações mais
distantes e a composição técnica de cada uma das estações participantes:

Maior distância conseguida entre CT1ETL/P em IM58ob e CT7AEL em IM69fs a
sensivelmente 218 quilómetros em linha recta nos azimutes 29.3º e 209,3º.

Composição das estações:

CT1ETL/P (quadrícula IM58ob)
Radio - Kenwood TS-790E (50W);
Antena - Diamond X-5000N;
PC - AMD Athlon 64X2 Dual, sistema operativo Windows XP;
Software - Digipan 2.0 e ROS 7.4.0.

CT1EUW (quadrícula IM58jq)
Radio - Yaesu FT-991 (5W);
Antena - Diamond X510N;
PC - AMD Phenom 9750 Quad-Core com 6Gb RAM 1T de disco e Gráfica AMD Radeon
HD7870 com 2Gb, sistema operativo Windows 10 Pro 64 bits versão 1607;
Software - Digital Mater 780 versão 6.4.0.840.

CT7ABP (quadrícula IM58mr)
Radio - IC7100 com CAT/modulação por ligação USB nativa;
Antena - Diamond X300N;
PC - Core2 quad Q9400, sistema operativo Windows 8.1 x64 bits;
Software - Digipan (a que funcionou melhor) e FLdigi (encrava!) e ROS 7.4.0.

CT7AEL (quadrícula IM69fs)
Radio - Yaesu FT-817N (5W)
Antena - Lafayette 2000 (análoga à Diamond X200);
PC - Rysen 2600x, com 12 treads e overclook em cada CPU de 4.2 GHz, sistema
operativo Windows 10 64 bits;
Software - SIM31 e ROS 7.4.0.

Como se pode constatar são praticamente todos componentes de estação
triviais e ao alcance da maioria, a começar pelas antenas utilizadas.
Espero contar da próxima vez com muitos mais colegas nestas emissões, pelo
que anunciaremos os testes futuros por esta via.
Mesmo que se situem em quadrículas aparentemente fora do alcance destas
emissões, pelo menos tentem a escuta, pois as condições de propagação dos
sinais por vezes são surpreendentes em VHF nesta altura do ano.
A terminar, quero ainda deixar os meus públicos agradecimentos aos
participantes.

Um abraço e...

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W