ARLA/CLUSTER: AS NOITES DOS 160 METROS

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 26 de Julho de 2018 - 11:13:57 WEST

Não sei o que é feito do nosso prezado colega Jorge Nunes (CT2JWK / F1VNN)
que costumava estar bastante operativo em 160m, durante o seus períodos de
férias em Portugal, por esta altura do ano desde Pedrogão Grande, para
"experiências transcendentais" nessa banda. Devido aos trágicos
acontecimentos  nop ano passado , ainda não sei o que se passou.

A sua famosa "Loop Skywire" para 160m; era uma antena(zinha) em quadrado
com 42,5m de lado, 170m de perímetro, a cerca de 12m do solo e era
alimentada com uma linha aberta de 600 Ohm para uma potencia "normal" de
500 W, poderia chegar ao que parace aos 2,5 kW e emitia próximo dos 1840
kHz em LSB.

Aquilo era mais uma "broadcasting" que uma estação de amador. Eram famosos
os seus QSO´s em 160m noturnos com os colegas  franceses dos diferentes
gangs dos 160m lá existentes.

João Costa (CT1FBF)