ARLA/CLUSTER: Resultados da Festa FT8 VHF Portugal (o que correu bem e o que falhou)

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Sábado, 8 de Dezembro de 2018 - 18:57:08 WET

Caros colegas,

Como habitualmente, só passado algum tempo é que (finalmente) consigo
encontrar esta primeira oportunidade para me comunicar convosco, desde o
passado fim-de-semana. Antes assim do que como nalgumas actividades pelas
quais assumo alguma responsabilidade em termos de organização, mas em
relação às quais nem tenho conseguido dar-vos este retorno.
Em relação ao passado dia 01-12-2018 a que se reporta o convite apresentado
mais abaixo no histórico desta mensagem, tenho a apresentar-vos (apenas) 2
contactos conseguidos na minha estação CT1ETL/P em IM58ob, a saber:

. CT1EUW, Ricardo Cóias - sinal +14dB (!!!) para uma distância de (+/-) 78
Km, no azimute 152,5º.

. CT7ABA, Frederico Gaiaz da Cruz - sinal -14 dB (curiosa coincidência) para
uma distância de (+/-) 259 km, no azimute 206º.

E porque razão contactei apenas 2 estações?
Porque apesar de terem estado efectivamente mais estações em actividade,
estávamos a operar com versões diferentes do programa!?!
Arrependo-me seriamente por não ter respondido ao alerta do nosso colega
Pinto (CT1ANO), 2 dias antes, a quem muito agradeço. Errada e inocentemente
convenci-me de que todos os participantes iriam optar por usar a versão mais
recente (WSJT-X v2.0.0).
O que é incompreensível e absolutamente condenável é a implementação de uma
nova codificação que não respeita (recebe) as versões anteriores e os
programas implementados por outros programadores.
Enfim... controvérsias à parte, que já desabafei, foi ainda assim uma noite
bem passada e que só pecou por não ter sido mas produtiva pela ausência de
mais estações (fosse lá qual fosse a versão utilizada).
O mais importante não era ter conseguido mais contactos, mas sim termos
proporcionado um serão de rádio em que as estações nacionais quebrassem o
cada vez mais prevalecente silêncio às comunicações.
Era igualmente interessante termos quebrados alguns recordes, pois mais uma
vez havia condições para que tal acontecesse, como o provou o nosso colega
Miguel Pelicano (CT1BYM), que nos deu conhecimento através do tópico sobre o
contacto conseguido no dia seguinte, o qual desta forma resumiu: «D41CV em
144,174 FT8 neste momento, +2dB em IM68bn», e ao qual acrescento para os
mais distraídos a distância de (+/-) 2.820 Km!!!
Parabéns Miguel e muito provavelmente José Nunes (CT1BOH) em Cabo Verde.
As minhas felicitações e agradecimentos igualmente aos participantes, com
muitas desculpas aos que vi na minha cascata mas os quais não pude
identificar ou concluir contacto... por estarmos a trabalhar com versões
distintas de software.
Irei sugerir à Direcção da ARLA a reedição deste convite, mas desta vez com
a versão do programa bem definida.

Um abraço e...

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W