Re: ARLA/CLUSTER: Escutai CT2JWK nos 160m e julgai por vós mesmos

Agnus agnelo gmail.com
Quinta-Feira, 9 de Agosto de 2018 - 16:15:12 WEST

Ao colega Borges CU3EM
Caro colega,

Obrigado pelas suas simpáticas palavras.

Advirto-o que não sou um entendido destas matérias e muito menos sou um
técnico; sou é um experimentador incansável, aberto a todas as sugestões
que, sendo ajustáveis ao pouquíssimo espaço físico que por aqui tenho, vou
testando e tirando conclusões. Por isso não tenho "dicas" importantes para
dar; mas envio-lhe o link abaixo cujo tem 22 projectos de antenas de fios
para os 160 metros  visto que o colega tem algum espaço podendo, por isso,
aproveitar para experimentar aqueles projectos que lhe pareçam mais
exequíveis.

Se optar por antenas verticais, então terá que se dedicar às bobines de
carga (na base ou central, com carga central são melhores as antenas) e às
loops.

Aqui tem os links, entretenha-se; eu estive quatro meses inteirinhos
ferrado em pesquisas e testes, espero que tenha mais sorte do que eu:

https://topbandhams.com/tech-page/6-22-different-wire-antennas-for-the-160-meter-band

http://radioaficion.com/cms/adaptador-de-carga-lineal/

Esquema de uma loop:

http://www.ok1rr.com/index.php/ant/6-xfmr1

P.S. Eu dediquei-me às bobines e às loops visto que o meu QTH é um 13º
andar, na cidade, só com janelas ―  para as antenas verticais uso a
estrutura do edifício (os ferros que estão nos pilares, etc.) como
contra-antena (ou radiais, se preferir, embora não o sejam); havendo algum
espaço pode fazer carga linear que é melhor que as bobines de carga (google
por exemplo "linear antenna loading" e veja os resultados da pesquisa). As
loops não necessitam da terra para nada - são 'independentes'.

73

Agnelo CT1DVU