ARLA/CLUSTER: OS 160 METROS NA ORDEM DO DIA (na minha opinião)

Agnus agnelo gmail.com
Segunda-Feira, 6 de Agosto de 2018 - 20:10:56 WEST

Meus caros colegas,
Agora que estamos a entrar nos mínimos do actual ciclo solar, a despeito de
uma ou outra opinião de que o ciclo 25 terá começado em Abril passado,
creio que é tempo, mais do que nunca, de nos equiparmos para trabalhar a
banda dos 160 metros.

Apesar de alguns avisos por mim recebidos de que nem deveria sequer pensar,
quanto mais tentar operar nesta banda a partir de um andar de um prédio em
Lisboa (ou noutra zona qualquer); mas felizmente incentivado e ajudado por
muitos colegas a quem aproveito para agradecer do fundo do coração as suas
encorajadoras palavras, mas sobretudo as suas ajudas preciosas - tentando
uns e conseguindo fazer QSOs comigo, tentando outros e não o conseguindo
devido às minhas péssimas condições de escuta (ruído de 9+10) e por isso se
deram ao trabalho de me enviar por email o que não podiam fazer via rádio:
reports animadores de 59 - finalmente, dizia eu, depois de concentrar toda
a minha atenção, esforço e trabalho de pesquisa e experimentação de
antenas, posso dizer que é possível, sim senhor, trabalhar com conforto a
banda dos 160 metros a partir do espaço restrito de um andar na cidade.
Fiquei convencido que há soluções (no plural); uma solução é a minha:
utilizar uma boa, ou melhor: excelente loop activa para recepção e uma
razoável ou boa antena móvel vertical com carga central, para emissão.

Se me for permitido o desplante, darei algumas dicas em forma de sentença
aos colegas que ainda me estejam a ler e queiram ter a bondade de me aturar:
1) NUNCA DESISTIR
2) Ter humildade e fazer muito trabalho
3) Fazer experiências até à exautação, se necessário for
4) Ser persistente e tenaz, mas não teimoso
5) Sempre pedir conselhos e ajudas, sobretudo ajudas na experimentação pois
sem isso fica-se no escuro, sem se saber até onde se chega e em que
condições
6) Ter presente que há sempre alguém na banda e que podemos não escutar as
emissões devido às nossas mais que prováveis más condições de escuta
7)  Finalmente: Não dar ouvidos às cassandras que nos tentam desmobilizar -
em 40 anos de vida profissional científica já vi caírem por terra muitas
verdades e certezas, algumas com laivos de dogma, até!
8 NÃO Hà VERDADES ABSOLUTAS

*QUASE TODAS AS NOITES ESTAREI NOS 1.845 MHz SSB das 22:30 às 23:30 horas
locais* para tentar fazer QSOs com os colegas.

Ah, já me esquecia de vos dizer algo importante: se na antena vertical com
que emito tenho, como já disse, ruído S9+10, na loop de recepção o ruído
tem sido de S2 ou mesmo S0 copiando as emissões com S2 a S9+
O meu bem-haja a todos os colegas

73
Agnelo CT1DVU

P.S. Enviei um email há 7 horas e certamente não foi publicado devido a
fotos anexas que ocupavam muito espaço, espero que este seja publicado
ainda a tempo de hoje ser lido por quem esteja interessar em aparecer nos
1.845 MHz