RE: ARLA/CLUSTER: Transmissões SSTV desde a Estação Espacial Internacional a 31 de julho

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Sexta-Feira, 3 de Agosto de 2018 - 20:05:59 WEST

Saudações Bruno,

Como no nosso passatempo somos todos colegas, o vocativo "senhor" não é para
aqui chamado.
Como dizia um Director no meu serviço... «o Senhor está nos céus» :)
Vamos ao que interessa:

O problema está na ligação entre a placa de som e o rádio.
Tenho uma placa de som externa igual a essa (a qual é muito razoável), mas a
grande diferença está no que a separa dos equipamentos.
Hoje em dia já não é tão vulgar danificarmos as placas de som alimentando-as
directamente da tomada de saída de áudio de um equipamento para a entrada de
microfone ou externa de uma placa de som, por exemplo.
O problema porém não está só na adaptação de impedância e na eventual
saturação de áudio, mas no "casamento" (para usar termos simples) entre
essas 2 componentes que não foram concebidas para serem ligadas directamente
através de um simples cabo, isto é, sem as devidas filtragens, adaptações e
protecções (este último caso sobretudo válido para as placas de som mais
antigas).
Já aqui fiz várias sugestões, tanto na vertente da auto-construção como na
vertente comercial.
Se for só para recepção (mas correndo-se sempre alguns riscos - dependendo
da placa de som), não aconselho, mas há quem use um cabo simples com 2
terminais de áudio analógicos do tipo ponta-anel-capa machos de 3,5 mm (ou
Jack TRS áudio estéreo), um em cada ponta.
No entanto, à falta de cabo e se for só com o intuito de ajustar o programa
MMSSTV, pode-se usar o som do altifalante do receptor e um microfone ligado
à placa de som, o qual se aproxima do dito altifalante.
A melhor solução é sem dúvida fazermos as coisas de forma a não corremos
risco de avariar algum componente da estação, até porque a maioria dos modos
digitais não se compadece com a solução altifalante/microfone.
Quanto a solução implementada para a ligação entre a placa de som e o
equipamento estiver concluída e implementada desse lado, tratamos dos
ajustes no programa.
Vou terminar, repetindo novamente as soluções sugeridas por mim em Maio:

Artigos introdutórios:
https://www.ndblist.info/datamodes/interfacingv2.pdf (excelente leitura).
http://www.mds975.co.uk/Content/amateur_radio_data_modes.html.

Para quem gosta de “pôr a mão na massa” (e tem condições para isso):
http://www.radioaficion.com/HamNews/articles/1489-zs1i-soundcard-interface-i
i-project.html.
http://kv5r.com/ham-radio/icom-706mkiig/706-computer-control-and-soundcard-i
nterface/.
http://www.genebitsystems.com/david/UsbRadioInterface/index.htm.
http://www.g4dcv.co.uk/radio/interface.html.
http://www.echoireland.com/Int.
http://www.echoireland.com/Interface/PTT_to_Computer_Information.htm.

Para quem não tem tempo ou não possui de momento condições para “pôr a mão
na massa” (apenas alguns exemplos ilustrativos):
http://www.yaesu.com/jp/manuals/ol/SCU-17_OM_ENG_JPN_EAK21X700.pdf
http://www.tigertronics.com/
http://www.mfjenterprises.com/Categories.php?sub=0&ref=47
http://www.giga.co.za/ocart/index.php?route=product/product&product_id=154.
http://www.cgantenna.be/product_sb2000mk.html
http://www.microham.com/contents/en-us/d28.html
http://www.westmountainradio.com/rigblaster.php

Para além destas opções há uma quantidade de alternativas habitualmente
disponíveis nas “Feiras da Rádio”, muitas delas a preços extremamente
acessíveis e com uma qualidade igual ou superior aos projectos acima
sugeridos e destinados a quem gosta (e pode) usar o ferro de soldar.

Até breve e...

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37