ARLA/CLUSTER: DX-remoto: Há vinte e tal anos já eu, e um grupo restrito de amadores, fazia contactos com um robot.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Domingo, 1 de Abril de 2018 - 23:38:59 WEST

---------- Forwarded message ---------
From: Francisco Costa <ct1eat  gmail.com>
Date: dom, 1/04/2018, 23:18
Subject: Re: [CT-Com. & Tec.] DX-remoto
To: <ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com>

Boa noite a Todos

Depois de ler a vossa opinião, permitam-me dar também a minha. E, tal como
alguns o fizeram, acho que o assunto se divide em dois: QSO automáticos e
Estações Remotas.

QSO automáticos
Lamento desiludir-vos, mas ao contrário do que muitos pensam, isto não é
novidade nenhuma. Há vinte e tal anos já eu, e um grupo restrito de
amadores, fazia contactos com um robot.
E eu, que sou conservador no que toca a novas tecnologias, tenho muito
orgulho nos QSO que fiz, e desafio quem quer que seja a discutir os méritos
de tais contactos. Tenho inclusivamente as QSL dos mesmos e são,
porventura, as mais valiosas que possuo.
Os mais antigos já devem saber do que falo, mas para os mais novos, e para
os que não sabem, estou a falar do SAREX packet robot. No que consistia? Em
certas missões do Space Shuttle era autorizado operar o equipamento de
amador a bordo.
Quando os astronautas tinham tempo, operavam em fonia. No intervalo,
existia um TNC com um firmware especial, que atribuía um numero sequencial
a cada estação que completasse um QSO em packet. Mais info em
http://www.amsat.org/articles/houston-net/shuttle.html
Que me recorde, nunca ninguém criticou ou disputou a natureza e
autenticidade de ditos contactos. Porquê agora com o FT8? Talvez porque se
trata de entidades do DXCC, algo que mexe com muitos egos...
Bom, abstenho-me de fazer mais considerações. Digo apenas o que disse
noutra lista: tanto quanto julgo saber, ninguém é obrigado a operar em FT8.
Portanto, se você é como eu e não liga pevide a isso, não opere. Mas deixe
em paz quem o faz.

Estações Remotas
Gostava que algum douto colega, porventura Doutorado em Radioamadorismo, me
diga qual é a relevância para um contacto via radio, que o cabo do
microfone/chave de morse/altifalante/auscultadores tenha 1 ou 1000 ou
10.000m?
Gostava ainda que o mesmo colega, ou qualquer outro, me diga o que lhe
parece de mais fácil/simples operação: o cabo com 1 ou 1000 ou 10.000m?
Eu posso dar a minha resposta, mas suspeito que já sabem qual é... Alem do
mais, o que para uns é uma opção, para outros é a única alternativa para
continuar a "manter o vício"...
Também neste assunto, quem não concorda, está no seu direito. Mas "deixe"
operar quem necessita e quem gosta.
Tenho dito.

Boa Pascoa

73 FCosta, CT1EAT/M0HOJ

P.S. Li numa mensagem anterior que era para um QSO remoto ser válido é
necessário o OM estar no mesmo DXCC. Isto é falso para o DXCC e
parcialmente verdade para o IOTA. Para o DXCC não importa em que ponto do
universo o operador esteja, o que importa é de onde saí a RF. Para as
regras (absurdas e patéticas) do IOTA, o operador tem que estar no mesmo
DXCC e no máximo a 100Km (ou será milhas?.. não me recordo) do seu QTH.
Quem gosta de uma boa piada, leia a argumentação deles. Vale a pena. É
hilariante.

No dia 1 de abril de 2018 às 18:53, Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>