Re: ARLA/CLUSTER: Radiotelescópio canadense começa a 'rastrear energia escura' no Universo

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Terça-Feira, 19 de Setembro de 2017 - 13:15:15 WEST


Prezado colega Mário Osório

Os números são totalmente avassaladores, só a população brasileira foi
estimada em 260 milhões de habitantes em 2016  e com um aumento medio
de 10 milhões em 4 anos, isto é, toda a população portuguesa.

Outro grave problema, é que a população portuguesa está a diminuir,
prevendo-se que em 2050 seremos, os que lá chegarem, pouco mais que 9
milhões, enquanto nos outros países está e vai aumentar.

Portanto, com ou sem acordo ortográfico não vamos ter muitas hipóteses
no futuro de falar o "correcto português".

João Costa (CT1FBF)

No dia 19 de setembro de 2017 às 11:16, Mário Osório
<ct2htm  gmail.com> escreveu:
>
> Ai os canadenses...
>
> Esses caras devem ser de outro timi...
> Com esses telescópios os caras vão registrando mapas detalhados...
> Com tempo, o acordo ortográfico nos vai por falando o correto portugueis!
>
> No dia 19 de setembro de 2017 às 11:06, João Costa > CT1FBF <ct1fbf  gmail.com> escreveu:
>>
>> Por Leonardo Müller
>>
>> Um grupo de pesquisadores de várias universidades canadenses começou a operar neste mês o radiotelescópio CHIME - Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment. A grosso modo, o aparelho pode ser considerado uma antena gigantesca captando sinais de rádio do Universo a fim de ajudar a humanidade a entender a misteriosa “energia escura”.
>>
>> Isso só foi possível graças à tecnologia criada para compressão de dados desenvolvida para consolas de videojogos nos últimos anos
>>
>> A função do CHIME é basicamente registrar mapas detalhados do cosmos à nossa volta medindo as distâncias entre os astros a cada segundo. Falando nisso, o aparelho gera nada menos que 1 TB por segundo, o dia inteiro, todos os dias da semana. Isso tornaria o armazenamento e o processamento dessas informações um processo bastante desafiador até pouco tempo atrás. Para conseguir armazenar esses mapas, os computadores do CHIME comprimem esse 1 TB em um fator de 100.000, e, só então, o processamento ocorre. Isso só foi possível graças à tecnologia criada para compressão de dados desenvolvida para consolas de videojogos nos últimos anos.
>>
>> Este Radiotelescópio consiste essencialmente em quatro “metades de tubo” com cem metros de comprimento cada, o que é suficiente para captar os sinais de rádio mais fracos gerados pela expansão do cosmos. A maioria dos sinais é proveniente da própria Via Láctea, mas uma pequena fração deles já teve a origem identificada datando de quando o Universo tinha algo entre 6 e 11 biliões de anos. A estimativa mais aceita na comunidade científica é a de que o Universo teria hoje cerca de 13,7 ou 14 biliões de anos.
>>
>> Energia escura
>>
>> “Com o radiotelescópio CHIME, nós mediremos a história da expansão do Universo e esperamos ampliar nosso entendimento acerca da misteriosa energia escura que propala essa expansão cada vez mais rapidamente. Essa é uma parte fundamental da física que ainda não entendemos, um mistério profundo. A intenção é entender melhor como o Universo começou e compreender o que temos pela frente”, detalhou Dr. Mark Halpern, da University of British Columbia, um dos líderes do projeto.
>>
>> De acordo com Keith Vanderlinde, da University of Toronto, o CHIME é uma máquina de processamento de dados impressionante. “O CHIME ‘vê’ de uma maneira fundamentalmente diferente de outros radiotelescópios. Um supercomputador enorme é usado para processar as ondas de rádio e montar uma ‘imagem’ do céu”, comentou.
>>
>> Como faz poucos dias desde o início da operação, os pesquisadores responsáveis pelo radiotelescópio canadense ainda não divulgaram nenhum resultado das observações, mas a ideia é comparar os mapas cósmicos conforme eles vão se desenvolvendo para, com isso, ter uma ideia mais concreta de como a expansão do universo acontece.
>>
>> Fonte: TecMundo
>>
>>
>> _______________________________________________
>> CLUSTER mailing list
>> CLUSTER  radio-amador.net
>> http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
>>
>
>
>
> --
> Cumprimentos
>
> Mário
>
> CT2HTM
>
> _______________________________________________
> CLUSTER mailing list
> CLUSTER  radio-amador.net
> http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
>



Mais informações acerca da lista CLUSTER