ARLA/CLUSTER: Conselhos, pedem-se.

Rui Afonso rui.sa.afonso sapo.pt
Quinta-Feira, 14 de Setembro de 2017 - 22:20:47 WEST

Viva colega,

Tenho uma torre semelhante, triangular com cerca de 12 m de altura mas mais larga na base e mais estreita no topo, suportando mais um tubo com cerca de 5 m acima do topo da torre.
Já lá tive uma TH3 agora tem uma TH11dx, mais uma LFA para 50 MHz e no topo uma X7000 (V/U/1,2GHz), e ainda uma W8010 (dipolos com traps para 10, 15, 20, 40 e 80m). Também já lá estiveram as direccionais VHF e UHF! A torre chega para tudo. Pode ver uma pequena foto na minha página no QRZ.com. Dá para ficar com uma ideia.

Quanto a espias e respectivos acessórios, não tenho dúvidas... tudo em inox. Quando precisar de fazer qualquer alteração vai ser fácil de desmontar sem precisar de usar rebarbadeira! E vai reaproveitar todos os componentes sem gastar mais $$$.

Veja e minha foto e pense na solução que encontrei para trabalhar em segurança lá em cima...

Quanto à sapata da torre parece-me bem mas, atenção... é necessário ter em conta a consistência e natureza do terreno onde vai ficar implantada. As torres por vezes tombam ser partir... basta que o terreno ceda e são literalmente arrancadas do solo.

Por último: pense bem no que quer mudar no futuro. É fácil trocar as antenas, mas a torre... às vezes é mais difícil.

Bom trabalho

73

Rui – CT1DMC

From: Salomao Fresco
Sent: Thursday, September 14, 2017 3:58 PM
To: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Subject: ARLA/CLUSTER: Conselhos, pedem-se.

Boa tarde à digníssima audiência do ARLA-Cluster.

Gostaria de pedir a vossa opinião/conselhos/recomendações acerca dos aspectos técnicos e práticos para a montagem de uma torre de/para antenas.

A torre em questão é triangular e tem 30cm de lado.
É composta por 5 tramos de 3m, perfazendo um total de 15m.

É minha intenção instalá-la numa sapata em betão armado com 0.90m*0.90m*1m
Serão instalados eléctrodos para ligação à terra.
Além disso vai ser espiada, e neste capítulo surge uma dúvida:
A partir de que tramo aconselham a espiar?

Cabos, cerra-cabos e esticadores em inox?
Ou não julgam necessário?
O ambiente é rural e não é muito húmido.

A torre irá suportar:
1 - Hy-Gain TH3Mk2 - já em stock
1 - Long-wire 160m - a construir
1 - dipolo 80m / 40m - *

* - Ainda em estudo - possibilidade de 1 dipolo por banda ou um outro que já possuo para 80 e 40.

Considero a possibilidade de uma direccional para 50MHz,
mas como do local do Shack até à torre serão necessários mais de 50m de coaxial, poderei equacionar a hipótese de instalar um mastro num local mais próximo, para as bandas de V/U/SHF.

Caros Colegas, digam de Vossa justiça.

Salomão Fresco

Callsign: CT2IRJ

GRID Locator: IM59sl -- CQ Zone 14 / ITU Zone 37

QTH: Entroncamento, Portugal