Re: ARLA/CLUSTER: Antenas resistentes a furacões, há?

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 11 de Setembro de 2017 - 06:05:46 WEST

Bom Dia,

Efectivamente como escreveu e muito bem o Emanuel, o problema não é a
velocidade do vento, mas tudo o resto e que não é pouco, associado a um
furacão.

Impressionante não é ver as inundações, mas sim a falta de água nas zonas
alagadas das Caraíbas depois da passagem por lá a caminho da Florida.
Aquilo até parecia que se aproximava um tsunami. São biliões de litros de
água do mar que estavam a ser sugados pelo furacão mais á frente.

Outro bom exemplo, são as antenas de amadores instaladas em torres nas
montanhas acima de 3000m de altitude; o problema normalmente não é o frio
ou o vento ou mesmo a chuva a que estão sujeitas, mas antes e a essas
altitudes o grande inimigo é o gelo que se forma á sua volta e quando este
se desprende em blocos com alguns, muitos, quilos na primavera. Obviamente
ciclos repetitivos e variados de vários elementos e especialmente variações
de temperatura, também ajudam a destruir esses equipamentos com o passar do
tempo.

Vi antenas nos EUA que até parecia que tinham sido cortadas como manteiga á
faca no verão.

Obviamente que estes sítios não são locais para se instalarem as famosas
 X50, X300 ou X510. Durante anos escrevi que em Portugal há Associações que
deviam ser nomeadas acionistas beneméritas da Diamond.!

Por mim, uma antena J por exemplo, dura lá muito mais que essas
preciosidades e até pode ser feita artesanalmente em tubo de aço
galvanizada de 3/4 ou mais de polegadas e por um custo menor que 10% .

João Costa (CT1FBF)