ARLA/CLUSTER: Qual o nosso papel na Sociedade enquanto Radioamdores?

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017 - 16:34:05 WEST

Haja paciência!! qualquer dia vamos presos porque alguém acha que o decreto
lei que acabou de proferir se tornou real!

Sobre
«.. decretos de lei em que o Radioamador não poderá dizer não se for
requisitado em caso de catástrofe tens que ajudar caso não queiras dá
prisão está legislado....», explique-me por favor em que parte e em que
decreto lei se baseia a prisão???

Isto só demonstra que os decretos saem mas é só para decorar o Diário da
Republica

Artigo 12.º
 Obrigações dos utilizadores das estações de amador

1 - Constituem obrigações do utilizador de estações de amador:

*a)* ....

*b)* ....

*c)* ...

*d)* ...

*e)* ...

*f)* ...

*g)* ...

*h)* ...

*i)* Abster-se de transmitir mensagens de terceiros ou destinadas a
terceiros, obtidas por intercepção, excepto quando as transmissões sejam
relativas a casos de emergência, designadamente quando esteja em causa a
segurança da vida humana ou quando tal for *expressamente autorizado pelo
ICP-ANACOM*;

*j)* ...

l) ...

Artigo 18.º
 Situações de emergência

1 -* As entidades competentes* podem recorrer às suas próprias estações de
amador, bem como aos amadores e às respectivas estações se e nos termos em
que tal esteja definido nos sistemas nacional e regionais de planeamento
civil de emergência.

2 - Nas situações de emergência, se tal for considerado necessário pelas
entidades competentes (*entenda-se como entidade competente a ANACOM*) , as
estações de amador podem estabelecer ligação a estações de outros serviços
de radiocomunicações, com recurso à transmissão em frequências distintas
das destinadas ao serviço de amador e ao serviço de amador por satélite.

3 - Nas situações mencionadas no número anterior o ICP-ANACOM pode, a
pedido das entidades competentes no âmbito do sistema nacional de
planeamento civil de emergência, determinar a suspensão, no todo ou em
parte, da utilização das faixas de frequências atribuídas aos serviços de
amador e de amador por satélite.

4 - *Em situações de emergência, bem como no caso de ocorrência ou perigo
de ocorrência de acidente grave, catástrofe ou calamidade, as estações de
amador podem ser utilizadas para o envio de pedidos de socorro,
designadamente para a transmissão de mensagens relativas à salvaguarda da
vida humana, devendo ser utilizadas as faixas de frequências dos serviços
de amador e de amador por satélite*.

Preso onde???