Re: ARLA/CLUSTER: Recuperar o espírito das piratas: reflexões sobre rádios comunitárias em Portugal, do vazio legal a uma proposta concreta

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 10 de Novembro de 2017 - 00:40:44 WET

Para quem, como alguns de nós, esteve ligado ao surgimento de tantas radio
piratas em FM em Portugal, este estudo fez-me recordar o espirito que se
vivia na época e nas interminaveis discussões sobre as opções, a todos
níveis, a tomar, especialmente na área da programação.

Depois da repressão a que se assistiu no Reino Unido e no encerramento e
aplicação de pesadas coimas, até à pouco, é sem a menor duvida de louvar
esta nova atitude.

Neste aspecto o Brasil, é, como várias vezes refere o autor um caso
paradigmatico desse poderoso movimento e da sua implementação comunitária.

Por seu turno,  é com muitissimo interesse que vejo surgir na Internet
muitos e bem interessantes projectos. Então ao nível do podcast ouve
literalmente uma enorme explosão em Portugal.

Um dos projectos no podcast que mais me tem chamado a atenção é o "Vidro
Azul" do Ricardo Mariano.

Em boa verdade, o Ricardo é um filho pródigo que vem desse importante
alfobre que é a RUC - Radio Universidade de Coimbra e passou do eter para o
podcast e vice-versa.

Hoje e infelizmente, os chamados programas de autor, só se conseguem
afirmar e consolidar a nivel nacional no podcast; e nós, eu em particular,
mas não fui certamente o único, que cresci a ouvir o Luis Filipe Barros no
"Em Órbita" e o João Chaves no "Oceano Pacífico", antes das aberrantes
playlists impostas chegarem.

Mas as coisas, isto é, as malditas playlists que na minha opinião deram
totalmente cabo da radio, estão a mudar, e a Radio SBSR.FM em 90,4 MHz em
Lisboa e 91,0 MHz no Porto é disso um bom exemplo, graças a Deus que
voltamos a ter musica autêntica pela mão do Luís Montez.

João Costa (CT1FBF)