Re: ARLA/CLUSTER: Solução "pronta" (ou quase) para actualização de software e DBs nos DMR TYT e Revetis

CS7AGH cs7agh sapo.pt
Segunda-Feira, 20 de Março de 2017 - 17:52:48 WET

Ora boa tarde a todos.

E mantenho a minha opinião Pedro :)
A solução do KD4Z continua a ser mais leve (menos recursos ocupados,
tanto de ram como de disco) e mais "simples" (MUITO menos comandos e
dependências), a tal que foi mostrada no workshop que a ARLA deu:

https://geekbasement.blogspot.pt/2017/01/gestao-do-firmware-do-md380390rt3rt8_27.html

Esta solução é boa para quem quer mexer mais um pouco na "massa" ou até
usar a máquina virtual para outras funcionalidades (já tem suporte por
scripts para coisas como MMDVM e DV4Mini).
Para o processo de atualização em si apenas, dado que parece-me que este
vai buscar os dados à fonte e a do KD4Z vem do repositório dele
(habitualmente com alguns bugfixes aplicados primeiro aqui que no
repositório do Travis), parece-me que a solução do KD4Z é a melhor
escolha. Esta não deixa de ser uma opção perfeitamente válida, até para
aqueles que por alguma razão já têm VMware Workstation Pro/Player
instalado. Se não têm nada instalado e pouco know-how de TIs, parece-me
que não é de todo tão user friendly.
Não lhe tiro o mérito, está muito completa e bem desenhada, até a parte
do recover factory image (que não testei) até ao comando 22, enable
autoupdate on login (o que pode ser mau e bom, pois parece-me que este
não gere versões anteriores, a do KD4Z gere).

Ponto extra para as funcionalidades Reboot Raspberry PI e Shutdown
Raspberry PI dado que claramente a imagem foi feita para esta plataforma
mas aparece-me na VM hihi :-)

73,
Paulo
CS7AGH

A.R.L.A. #100 / A.R.L.C. #100 / DMC #08386 / EPC #25379 / Field Radio Operator #IFR212 / Portuguese QRP Radio Club #079 / QRP Respect #295 / SKCC #12615