Re: ARLA/CLUSTER: As falhas no SIRESP e as três perguntas do primeiro-ministro sobre o incêndio de Pedrógão

Rui Oliveira [CS7ALW] oliveiracr7alw gmail.com
Domingo, 25 de Junho de 2017 - 21:02:11 WEST

Eu não ouvi foi ninguém falar das duas estações moveis que, existindo
apenas duas, nenhuma delas estava operacional. Isso sim foi a idiotice
no meio disto tudo.
E o quão ridículo é todo o sistema TETRA não suportar comunicações
ponto-a-ponto.

Num país como a Finlândia, eu tenho informação de amigos lá que o
sistema TETRA deles é triplamente redundante no que toca à quantidade de
estações base. Repito, TRIPLAMENTE. E é um país grande, e com uma
densidade populacional que é a que é, com imensas áreas desertas de
população.

E se calhar foi mais barato. Aqui é sempre sempre sempre para o que mais
rouba. Até morrerem 64 pessoas e haver uma "investigação". O consórcio
do SIRESP (MEO/PT, Motorola e mais não sei quem) lavarão as mãos. E os
milhões desaparecem para os bolsos de alguém. Que pese na consciência
dos corruptos estas 64 mortes nesta instalação de [inserir palavrão
grande aqui]. Porque no fim, é sempre disso que se trata. Corrupção.

É a corrupção que em grande parte torna um sistema caro que nem tem
links RF de redundância. É a corrupção que duplica o preço de instalação
de uma torre com uma estação base.

Sobre os radioamadores e emergências: Questiono-me o mesmo. A ANPC sabe
que associações contactar? As associações tem equipas de radioamadores?
Esses radioamadores sabem o que fazer e como fazer? Esses radioamadores
tem sequer equipamento para o fazer? Tem baterias? Tem antenas
portateis? Testam o equipamento de vez em quando?
Sinceramente, eu duvido imenso da nossa capacidade de resposta enquanto
coletivo de radioamadores.
Se não for mais, numa situação de emergência deste tipo, em que o
objetivo é substituir uma rede em baixo, um radioamador em primeiro
lugar deve saber que é apenas um papagaio, um pombo correio, do que a
ANPC ou outra autoridade lhe disser para transmitir.
Estaremos preparados para manter a cabeça fria?
Estamos preparados, de todo? As histórias que eu ouço...
E nos exercícios é tudo bonito, porque o pessoal pode ir-se preparando
na semana antes.

[Pôr o dedo na ferida? Eu? Nunca fiz isso!]

assinatura_radio

*Rui Oliveira - CS7ALW *Radioamador
Amateur radio operator

**REP *#2097 Grid Square: *IN51ub