ARLA/CLUSTER: REP instala repetidor 6 metros com o indicativo CQ0FMC

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 22 de Junho de 2017 - 00:01:39 WEST

Faltou acrescentar que normalmente em 6m e ao contrario dos 10m, onde os
filtros de isolamento entre o emissor e receptor são quase incomportaveis
estarem no mesmo local, conheço um caso de um repetidor de 10m nos E.U.A.
onde ambos estão no mesmo sitio (uma loucura tipicamente americana), em 6m
estão no mesmo local, sendo que na maioria das vezes as antenas estão em
polarização vertical.

Existem uma serie de repetidores comerciais e principalmente utilizados
pelos Bombeiros Voluntários em Portugal (Banda baixa dos BV) que podem ser
facilmente reaproveitados para a banda de amadores nos 6m em FM. Alias, já
tiveram a trabalhar em Portugal alguns repetidores na banda de amadores nos
6m em experiencias, mas que se saiba, não estavam sequer autorizados pela
ANACOM, sendo este provavelmente o primeiro a ser devidamente autorizado
para o efeito.

João Costa (CT1FBF)