ARLA/CLUSTER: Imagens recebidas e actividade SSTV deste fim-de-semana

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Sexta-Feira, 9 de Junho de 2017 - 22:24:20 WEST

Caros colegas,

Começo por vos alertar ou lembrar que a emissão via CQ0VARB deste
fim-de-semana é no Domingo, dia 11 de Junho e não amanhã, Sábado, como é
habitual.
A hora é a mesma - às 21:30.
Esta ligeira mudança na rotina deve-se ao intuito de não perturbar a
participação dos colegas no concurso nacional.

E como é que decorreu a emissão no passado fim-de-semana?

A primeira edição das 2 emissões SSTV dedicadas à "Corrida Espacial" foi um
sucesso.
Vejam a fidelidade das imagens e a possibilidade de trocarmos imagens em
formatos maiores, sem a contingência da temporização da estação repetidora.
Partilho convosco as imagens recebidas dos 2 únicos participantes em
emissão, os meus prezados amigos Bruno (CT7AHQ) e Cardoso (CT1EDP).
A primeira contrariedade foi o trânsito no trajecto e uma quantidade de
carros em "modo de passeio dos tristes" à minha frente, já nas estradas da
Serra, a apreciaram as largas dezenas e quilómetros até ao cume, numa
"descontraída" velocidade compreendida entre os 20 e os 30 quilómetros à
hora. As vistas eram de facto de suster a respiração e procurar lugar para
parar nos restaurantes à saída de Setúbal assim o exigem... mas para quem já
levava 15 minutos de atraso fui uma "carga de nervos".
Em resultado desse imprevisto passeio, a actividade começou 20 minutos
depois da hora prevista - e por pouco nem tinha havido lugar a emissão da
minha parte.
Ao bom estilo de um principiante, esqueci-me da única ficha que fazia a
diferença.
Felizmente a frequência de 144,525 MHz situa-se na faixa dos 2 metros e lá
foi possível ligar directamente a antena ao rádio, sem cabo coaxial nem
suporte no exterior do veículo.
A segunda contrariedade foram as "portadoras" intencionais que tentaram
prejudicar ou perturbar a emissão, apesar dos vários apelos e informação
espaçada a explicar que estavam no ar estações licenciadas para o Serviço de
Amador, sendo o ruído escutado a transmissão de imagens.
Nem assim funcionou.
Quero querer que se tratavam de estações não licenciadas e felizmente de
potência reduzida (5 watts), pois a maioria pouco ou nada foram escutadas
pelos restantes colegas.
Ainda assim, pouco perturbaram, como se pode verificar pelas imagens
enviadas em anexo.
Até Domingo e votos de um excelente fim-de-semana para todos.

Um abraço e...

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37